quarta-feira, junho 06, 2007

O HOMEM DA ESQUINA


Todo dia passo lá
Na esquina ele está
Sentado a cochilar
Ou de óculos escuros a disfarçar.
È o homem da esquina
A vender bombons ele está
Rosto sofrido, testa franzida
Marcado pelo cansaço
Está na labuta
É a luta da vida
Da lida
Da sobrevivência.
O nome dele?
Não sei
Nunca tive a curiosidade de perguntar.
Talvez seja José, Antonio, João... Sei lá.
Não sei dizer
Sei apenas que ele está lá
Um homem humilde, trabalhador.


Todo dia passo lá
Na esquina ele está
É mais um cidadão
Batalhando com dignidade
De 10 em 10 centavos
Vai ganhando a vida
Defendendo o pão
O homem da esquina
Lá está todos os dias
Faça chuva ou faça sol
A cumprir como cidadão
Sua humilde e árdua missão.

Todo dia passo lá
Na esquina ele está
Persistente, pé no chão.
É o homem da esquina
A ganhar seu tostão
De longe posso ver
Ele está lá
Sentado, de sorriso simplório.
Em seu carrinho colorido de bombom
É ele mais um trabalhador
Anônimo, incansável
A somar-se aos homens de bem desse País.




Socorro Carvalho




* Todos os dias, entre 12:30 e 13:00h, quando venho para o trabalho. Desço do ônibus a umas duas quadras da emissora. Em meu caminho tem um senhor na esquina vendendo bombons. Um sujeito simples, mas um guerreiro que lá está todos os dias. Ganhando a vida com dignidade. Sempre que posso compro dele alguns centavos também. E ele me inspirou esse texto ai. O qual dedico a ele. Que pela simplicidade tem no trabalho, um pouco do meu velho pai.

Um comentário:

  1. Essa poesia mexeu muito comigo...
    Pela humildade desse vendedor de bombons,também me fez lembrar de um herói chamado PEDRO 20... Meu PAI,um homem simples, carregador do cais das docas como ele chamava...mais que me ensinou o que é caráter , dignidade, honestidade..
    Oh! pai me lembro do senhor todos os dias, sinto falta das tuas benção...mais lembro de você entrando na igreja comigo.
    E abençoando meu casamento.
    É por isso que deu certo pela sua benção..
    Meu pai não é o homem da esquina, mais foi o HOMEM DO CAIS , DOS NÁVIOS,DOS BARCOS E Também dos apapas...
    Porque enquanto esperava a chegada das embarcações pescava..
    Olha! parabéns pela bela poesia..
    Você merece vários prêmios..
    Etenha certeza você é orgulho da família...
    Um beijo pro HOMEM DA ESQUINA...
    E PRA VC Tbm mana...
    Conce Lima Mota - Altamira-pá

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com