sexta-feira, junho 22, 2007

SANTARENO BRASILEIRO E AMAZONIDA.


Um dia desses um europeu me perguntou:
· Você é de onde? Onde você nasceu?
Respondi:
· Sou de Santarém. Nasci em Santarém.
Ele disse:
· Hum... Então você é português, nasceu em Santarém!!!?
Repliquei:
· Não.. Não senhor. Não sou português. Sou Brasileiro!
· Como? Mas Santarém... - Ia continuando ele.
Subitamente eu respondi:
· Bem, eu sou de Santarém, Pérola do Tapajós, no Brasil, na Amazônia...
Você Percebeu???
Tem gente aqui em Roma que não sabe que os portugueses invadiram e ocuparam regiões especiais na Amazônia cunhando seus nomes citadinos nas nossas aldeias. Que não respeitaram nossa pre-identidade e dizimaram nossos primeiros conterrâneos.

Menos mal, pelo menos, um deles deixou e traçou o sinal da Fé na experiência de vida terrena e divina de Nossa Senhora da Conceição no seguimento a Jesus Cristo vivo e histórico. Obrigado Padre João
Sim... Na verdade, hoje é o aniversario da Aldeia dos Tapajós, Terra de Nurandaluguaburabara.

Aniversário da Cidade dos Tapajós. A sua cidade, a minha cidade.

Celebrar 346 anos desta linda cidade é retomar atitudes dos nossos ancestrais que aqui viveram a muitos anos...

Não poluir os igarapés, não jogar lixo nas ruas e nem acabar com nossas serras.
Cuidar das arvores preservando os bosques e florestas.
Relacionar-se com afeição a todos sem violência, roubos ou discriminações.
Agir com solidariedade, partilha carinho e amor entre os habitantes locais e de fora.
Repartir os encargos, a comida, o lazer, os transportes, a renda, a colheita, a caça...
Administrar os bens públicos com ética e transparência na promoção do bem estar de todos.
Cultuar um único Deus e a Ele amar sobre todas as coisas assim como ao próximo.

Enfim....
A lista não termina.... Acrescente você mesmo......

Quero, do fundo do meu coração, e do amor que tenho por esta terra, desejar a você um feliz Aniversario a...

SANTAREM TAPAJÓS DO BRASIL NO CORACAO DA AMAZONIA.

Receba meus afetos ternos e fraternos.

Pe. Auricélio Paulino
ROMA - ITALIA