quarta-feira, setembro 19, 2012

BENTO XVI AUTORIZA NOVO BISPO DA DIOCESE DE SANTARÉM

Dom Flávio Giovenale

Hoje no Jornal da Manhã, da Rádio Rural de Santarém  tivemos uma notícia maravilhosa . Padre Luiz Pinto,Administrador  Diocesano fez o anuncio da nomeação do novo  Bispo da Diocese de Santarém.


O novo Bispo  de Santarém nomeado pelo Papa Bento XVI  é  Dom Flávio Giovenale ,   era o Bispo do Município de Abaetetuba.


O  novo Bispo de Santarém  é originário da cidade de Murello, Itália, nascido no dia 06 de maio de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo, entre os anos de 1975 e 1976 e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo, entre 1978 e 1981. Pós graduou-se na Universitá Pontificia Salesiana (Fac. Spiritualitá) em Roma (1984-1985). Foi ordenado Bispo em 8 de dezembro de 1997 assumindo a Diocese de Abaetetuba.

Antes, Dom Flávio Giovenale trabalhou na Pastoral Vocacional no estado do Pará, de 1982 a 1983, foi reitor do Seminário Menor em Manaus (AM) entre os anos de 1986 a 1989, retornando novamente ao cargo de reitor do Seminário Maior em Manaus durante um ano (1990-1991); foi ecônomo da Província de 1992 a 1997 e procurador Missionário para o Brasil nos anos de 1994 a 1997.


Como bispo exerceu o cargo de Secretário Executivo nos anos de 1999 a 2003 e presidente de 2004 e 2007 do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará). Este ano Dom Flávio foi eleito a assumir, pela segunda vez, o cargo de Secretário Executivo do Regional Norte 2.


Este mês Dom Flávio Giovenale  foi nomeado Bispo  Diocesano de Santarém  e anunciado hoje à  sociedade santarena.

Daqui a alguns minutos, às 9h o  Administrador Diocesano Pe. Luiz Pinto Administrador  reúne com a imprensa santarena para anunciar oficialmente  a nomeação do novo Bispo da Diocese de Santarém, autorizada pelo Papa Bento XVI. 

O anúncio será feito através de uma entrevista coletiva, às 09h desta quarta, na Cúria Diocesana (situada atrás da Catedral de Santarém). Na ocasião será informada a data da posse mais detalhes sobre o novo Bispo.

Informações e foto: Blog do Ademir Rocha e Pascom/ Santarém

2 comentários:

  1. Anônimo9:27 AM

    ESpero que o nosso novo Bispo saiba valorizar o que a nossa diosecer tem de bom no meio da comunicação com a rádio rural e principalmente a tv encontro um a ferramenta importante no meio da religião santarena que foi esquecido pelo bispo passado

    ResponderExcluir
  2. Elizia9:47 AM

    Mana que surpresa nosso Bispo em Santarém! Nossa diocese cresceu muito na evagelização com o trabalho de nosso Pastor ele é um iluminado de Deus. Que a evagelização de nossa Santarém cresça cada vez com o trabalho do povo orientado pelo nosso querido Dom Flávio Diovenale.
    A diocese de Abaetetuba vai sentir sua falta!!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com