Fausto: Faust
Rússia , 2011 - 140 min
Drama / Fantasia
Direção:
Aleksandr Sokurov
Roteiro:
Aleksandr Sokurov, Marina Koreneva
Elenco:
Johannes
Zeiler, Anton Adasinsky, Isolda Dychauk, Georg Friedrich, Antje Lewald, Florian
Brückner, Sigurður Skúlason
A lenda começa na Alemanha, aproximadamente entre os anos
1470 e 1540. O Dr. Johann Georg Faust empenha seus esforços na busca por
conhecimento, aplicando-se aos estudos da filosofia, da medicina e da alquimia.
Insatisfeito com os resultados, limitado por sua condição humana, o excêntrico
personagem acaba enveredando pelo charlatanismo e dá origem à história de um
diabólico acordo assinado com sangue, trocando sua alma pela compreensão dos
mistérios do universo.
O motivo faustiano desde então tem servido à arte. Versões
de Christopher Marlowe, Thomas Mann e Johann Wolfgang von Goethe, esta última a
mais famosa, perpetuaram o mito e inspiraram por sua vez uma outra série de
adaptações, a última pelas mãos de Aleksandr Sokurov. O cineasta russo recria
em Fausto (Faust, 2011) o famoso pacto entre o intelectual insatisfeito e o
demônio agiota, transformando a lenda em um espetáculo visual de trevas, luz,
agonia e poder.
Livremente baseado no poema épico de Goethe, o filme mostra
um Fausto (Johannes Zeiler) desiludido, dilacerando cadáveres em busca da alma
humana, e faminto por conta dos parcos retornos financeiros da sua busca por
conhecimento. Sem dinheiro para comer ou transportar até o cemitério a
matéria-prima dos seus estudos, o intelectual, depois de ser desprezado pelo
pai, acaba por recorrer à ajuda do dono de uma casa de penhores (Anton
Adasinsky), a versão de Sokurov para o diabo Mefistófeles.
O demônio recusa o empréstimo em troca de um anel, o que
Fausto julgava ser seu bem mais valioso, e dá início ao processo de sedução que
levará ao famoso pacto assinado com sangue. A estranha criatura de aparência
frágil se apresenta ao médico como um ser evoluído, um retrato do Übermensch de
Nietzsche – o super-homem, aquele que supera os limites da condição humana pela
transvaloração (onde não existe certo e errado, apenas desejo) e pela busca por
poder. Conceito de evolução que será posto em prática por meio da lavadeira
Margarete (Isolda Dychauk), personagem que desencadeia o processo de corrupção
de Fausto – ele vê na jovem a luz para sua insatisfação, enquanto o diabo a
descobre como objeto de barganha.
No desenvolvimento da sua versão da lenda, o filme consegue
ser ao mesmo tempo elegante e óbvio nas metáforas que cria para seus
personagens. Passagens estreitas, lugares apertados e lotados representam a
agonia de Fausto, seu desencaixe e descontentamento com a realidade que o
cerca. Por meio da fotografia primorosa de Bruno Delbonnel (indicado ao Oscar
por seus trabalhos em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Eterno Amor e Harry
Potter e o Enigma do Príncipe), o filme reflete a essência de Margarete, que
surge como uma figura iluminada, capaz de tomar a tela antes dominada pelas
trevas. Figuras estranhas pontuam a narrativa, assumindo em formas concretas as
dúvidas, os arrependimentos e a ganância do seu personagem principal.
Fausto encerra o estudo de Sokurov sobre os efeitos do poder
iniciado em Moloch (1999), sobre Adolf Hitler, seguido por Taurus (2001), sobre
Lênin, e O Sol (2005), sobre o imperador japonês Michinomiya Hiroito. A
conclusão toma para si a lenda em uma tentativa de compreender as motivações
humanas, criando uma alegoria da corrupção, onde certo e errado não se opõem,
mas são superados pelo desejo. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza - o primeiro
prêmio principal em um grande festival europeu do diretor de Arca Russa (antes
Sokurov levara melhor roteiro e o prêmio da crítica em Cannes por Moloch e Pai
e Filho, respectivamente) - o Fausto de
Sokurov não é um filme fácil, com seus longos diálogos em alemão e sua mistura
de sonho e realidade. Sua beleza e força visual, contudo, o transformam em uma
versão única da secular história, que não abandona o espectador após o rolar
dos créditos e o leva a avaliar seu preço. Quanto vale a sua alma?
Fonte: Omelete Uol
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