quinta-feira, fevereiro 07, 2013

FILME 'FAUSTO' É UMA ADAPTAÇÃO DO CLÁSSICO DE GOETHE



"Fausto", obra-prima do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, publicada em 1808, não é um livro fácil. O diretor russo Aleksandr Sokurov tentou captar o ambiente de decadência moral e financeira que permeou a Europa no século 18, onde é ambientado o livro, para criar sua versão cinematográfica. O longa "Fausto", assim como o livro, também não é um trabalho fácil de assistir. O filme, de 2h15 de duração, no entanto, prima por excelentes fotografia e direção de arte, que deverão agradar a quem busca um cinema mais autoral.

No ano passado, o longa ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e, no Brasil, encerrou a Mostra de Cinema de São Paulo.

O filme narra a história do estudioso Fausto, ávido pelos saberes do mundo, porém desiludido com a limitação dos conhecimentos de seu tempo. Com a promessa de ganhar dinheiro, sabedoria e a mulher que ama, Fausto vende sua alma para Mefistófeles. Mas o demônio não é retratado como um ser chifrudo e assustador. Ele se assemelha muito a um humano, mas é deformado fisicamente, assexuado e com uma proeminente corcunda. Em uma das cenas mais fortes do filme, podemos vê-lo nu, entrando em uma terma repleto de mulheres. Nenhuma delas, no entanto, parece se incomodar com o jeito repulsivo de Mefistófeles.

Para criar o cenário de época, o diretor e sua equipe pesquisaram imagens em galerias de arte, além de obras de artistas plásticos alemães, como Caspar David Friedrich (1774-1840). O resultado é um ambiente que imediatamente remete ao espectador uma sensação de repulsa e estranhamento, assim como na leitura de "Fausto". Ao público que está acostumado com o cinema de Hollywood, o longa poderá ser considerado chato e cansativo. As informações são do Jornal da Tarde.

                                                                                                                       Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com