sábado, setembro 28, 2013

DIOCESE DE SANTARÉM: NOTÍCIAS PASTORAIS

Reunião do Conselho de Pastoral Urbana de Santarém

## Neste sábado, 28, o Conselho de Pastoral Urbana da cidade de Santarém realiza sua última reunião do ano. Na pauta serão tratados assuntos como: Projeto do dia de Finados; 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral; Festa de Nossa Senhora da Conceição; Semana do Dízimo, entre outros.

Devem participar os representantes das quatro regiões pastorais de Santarém, das equipes de serviço, dos movimentos eclesiais, religiosos e os padres.

A reunião inicia às 08h, no centro de evangelização da paróquia de São Sebastião.

  
Festa de São Cosme e São Damião

## A Paróquia de Belterra realiza a 3ª. Festividade religiosa de São Cosme e São Damião. A programação iniciou na última quarta-feira, 25 e prossegue até este domingo,29, na Vila Jurubeba no centro da cidade de Belterra. Todas as noites acontecem celebração da Santa Missa e arraial com vendas de iguarias e atrações culturais.

Neste sábado, 28, às 18hs os comunitários realizam a procissão de encerramento da parte religiosa com celebração preparada pela Juventude.

Já no domingo dia 29, pela manhã, recreação com as crianças e à tarde o tradicional Bingão de Cosme e Damião. A Festa marca a pré-inauguração do novo templo católico em Belterra.


Monitores recebem formação para Escolas Bíblicas

## A Paróquia de Belterra continua formando suas lideranças para as Escolas Bíblicas. Já aconteceu em agosto o Tríduo Bíblico na cidade. Neste final de semana, o estudo é para as lideranças da miniárea do Tapajós na comunidade Santa Cruz. Começou na última quinta-feira e encerra neste sábado,28. Já nos dias 03, 04 e 05 de outubro a formação será para as mini- áreas da BR, na comunidade Cristo Rei no Km 115 da Santarém-Cuiabá.



Encontro da Pastoral Familiar Diocesana

## Desde a última sexta-feira, 27, a Pastoral Familiar da Diocese de Santarém está reunida no salão paroquial do Santíssimo Sacramento. O encontro envolve as equipes da Pastoral que atuam nas comunidades e paróquias. Participa ainda, o casal coordenador da Pastoral Familiar no Estado do Pará, Fátima e Airton Barros. O encontro encerra neste domingo, 29, ao meio dia.   



Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita Santarém

## No sábado dia 05 e no domingo dia 06 de outubro, estará em Santarém, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé. Ela vem para participar do encontro comemorativo dos 30 anos de vida e missão da Pastoral. É a primeira vez que Irmã Vera vem oficialmente a Santarém. Ela assumiu a coordenação nacional da Pastoral da Criança depois que a coordenadora anterior, Dra. Zilda Arns morreu em um terremoto no Haiti, em janeiro de 2010 quando visitava aquele país para levar a experiência missionária da Pastoral da Criança: fortalecimento da vida cotidiana, das famílias, crianças e gestantes.  

O encontro será no dia 06, no colégio Santa Clara, das 08h às 16h, e deve reunir todos os líderes voluntários da Pastoral da Criança que atuem nos sete municípios da Diocese de Santarém.

Contatos: Irmã Maria das Graças – coordenadora diocesana da Pastoral da Criança: 9112-4156
  

N. Sra. do Perpétuo Socorro é celebrada no Ituqui

## A comunidade Fé em Deus, no rio Ituqui, celebra a festa de sua padroeira, N. Sra. do Perpétuo Socorro. Celebração Eucarística, novenas, procissão são desenvolvidas a partir da temática: “Eis-me aqui Senhor diante de Vós”. Os festejam iniciaram no último dia 26 e prosseguem até este domingo, dia 29. Na programação social, ocorrem vendas de iguarias, apresentações culturais, almoço de confraternização e a tradicional cerimônia do mastro festivo.  



Comunitários celebram N. Sra. Do Rosário

## Os comunitários do bairro do Santarenzinho homenageiam sua padroeira, N. Sra. Do Rosário. A partir do dia 30 até o dia 4 de outubro, a imagem peregrina visita as CEBs do bairro através de celebrações e novenas.

No sábado dia 05, a imagem da Padroeira será levada em procissão luminosa para Comunidade de São Sebastião no bairro Maracanã, com saída às 18h00 da Igreja do Rosário. Na chegada haverá um momento de acolhida pela comunidade de S. Sebastião.

Já no domingo dia 06, acontece o círio de abertura oficial da festa. A programação está voltada para a temática: “Mãe do Rosário, modelo de fé e missão para os jovens”, e prossegue até o dia 13.



Gincana Bíblica envolve Jovens do Santarenzinho

## A Paróquia N. Sra. do Rosário desenvolve neste sábado, dia 28 uma Gincana Bíblica para os jovens e adolescentes que estão na catequese da paróquia. Seis equipes foram organizadas e o conteúdo das tarefas é baseado no tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas”.

A gincana inicia às 14h30, no centro de formação paróquial. 



N. Sra. das Graças  oferece formação catequética

A paróquia N. Sra. das Graças, da cidade de Prainha promove a segunda etapa de formação catequética Iniciação à Vida Cristã. É neste final de semana, de sexta a domingo, em Prainha. O encontro é destinado aos catequistas que desenvolvem o trabalho pastoral naquela cidade. Discipulado, Comunhão, Missão e metodologia Catequética são os assuntos do estudo que tem a assessoria da equipe catequética de Santarém.

De acordo com a coordenação pastoral da Paróquia, o estudo pretende ajudar os catequistas a terem uma experiência renovada da própria fé.

A formação é coordenada pelo padre Rui Barbosa.


Caranazal inicia festa de São Francisco de Assis

## Os comunitários do bairro do Caranazal iniciam os festejos de seu padroeiro, São Francisco de Assis, neste sábado, 28. A imagem do padroeiro da ecologia será transladada, em procissão luminosa, para a igreja N. Sra. de Fátima. No domingo, 29, o Círio tem início às 18h30, com saída de Fátima até à igreja de São Francisco, onde será celebrada a missa de abertura.

As homenagens irão prosseguir até o dia 4 de outubro, dia de São Francisco. A festa terá ainda a participação de outras comunidades, escolas, clubes de futebol e associação de moradores. 



Paróquia São José celebra São Francisco

## “São Francisco e a Juventude”. Essa é a temática das festividades de São Francisco de Assis, padroeiro da Paróquia São José na BR 163. As homenagens iniciam neste domingo, 29, com o Círio que sai da casa de acolhida São José para à matriz. Na chegada celebração Eucarística.

Durante os festejos, outras comunidades que formam a paróquia partilham suas experiências. As reflexões vão destacar o ano da juventude.

Já na programação social, haverá apresentações culturais, jantar de confraternização, leilões, show de louvor, atrações artísticas e venda de iguarias. Também será inaugurado o novo salão paroquial.

As homenagens a São Francisco vão até o dia 06 de outubro. 



São Francisco é homenageado em Monte Alegre

## A cidade de Monte Alegre festeja seu padroeiro, São Francisco de Assis, a partir deste sábado, dia 28. Às 03h da manhã a imagem é transladada da matriz para o bairro Surubejú. Às 18h, acontece o Círio Fluvial e em seguida o Círio terrestre. Na chegada à matriz, será realizada a missa de abertura oficial das homenagens.

Durante a programação, haverá carreata, círio dos idosos, das crianças e  participação de várias comunidades do interior e da cidade. Haverá ainda a corrida de São Francisco como atração esportiva.

Já na programação social, estão confirmadas apresentações culturais e religiosas nas noites da festa e o tradicional jantar de São Francisco. As homenagens ao padroeiro de Monte Alegre vão até dia 05 de outubro. Este ano, as reflexões tem como base o ano da juventude, através do tema: “São Francisco, jovem de fé”. 



Jardim Santarém celebra Santa Teresinha

## Desde a última quinta-feira, dia 26, comunitários do bairro Jardim Santarém, celebram sua padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus. carreata, procissão, celebrações, oficio divino da Juventude marcam a programação religiosa que conta ainda com a participação de outras comunidades.

Na parte social, os comunitários organizaram jantar dançante, roda de carimbó, vendas de iguarias e o tradicional bingo.

Os festejos estão relacionados ao ano da juventude, através do tema: “Com Santa Teresinha, a Juventude é fonte de renovação”. A programação encerra nesta terça-feira dia 1º de outubro.



Jantar dançante em São João Batista

## A área pastoral São João Batista, no bairro Jardim Santarém, promove um jantar dançante, neste sábado dia 28, a partir das 21h. No cardápio, deliciosos pratos regionais e música ao vivo. Além de arrecadar recursos para ajudar nas atividades pastorais, o evento objetiva promover um momento de confraternização da comunidade.



Nossa Senhora de Fátima comemora 12 anos de paróquia

## A partir deste domingo, 29, os comunitários de Nossa Senhora de Fátima desenvolvem uma programação para comemorar os 66 anos da comunidade e 12 anos de criação da Paróquia. A programação inicia neste domingo, dia 29, com uma celebração Eucarística, às 06h30, e logo após, uma procissão segue para a pequena comunidade de base chamada Jesus Cristo Nossa Esperança.

Neste mesmo dia, das 9h às 12h, as lideranças participam de um encontro sobre Espiritualidade, no Salão Paroquial de Fátima. O encontro é uma preparação para as lideranças que irão renovar e assumir trabalhos pastorais na paróquia.

A partir do dia 5 de outubro, haverá celebrações nas CEBs, apresentação de recital jovem e do coral infantil. A programação segue até o dia 13 de outubro, data de criação da comunidade.



Festa de N. Sra. de Nazaré em Monte Dourado

 ## “Maria de Nazaré, luz para a juventude”. É com esse tema que os comunitários do Distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, celebram a festa de sua padroeira, N. Sra. de Nazaré. As homenagens ocorrem a partir do dia 4 de outubro, com uma celebração Eucarística, e logo após sorteio das imagens peregrinas. No dia 5 de outubro está confirmada a 9ª caminhada de fé com Maria. No domingo dia 6, o Círio Fluvial. No dia 12, o Círio das Crianças, às 07h. Às Cinco da tarde, a imagem será transladada para Laranjal do Jari, no Amapá. E no domingo, 13 de outubro, a grande Romaria, às 08h.

Ainda na programação, haverá passeio ciclístico, carreata, apresentações culturais até o dia 20 de outubro.  

  
Alto Jari festeja N. Sra. Aparecida

## A partir do dia 6 de outubro, a comunidade Alto Jari, região do Arapixuna, vai homenagear a padroeira do Brasil, N. Senhora Aparecida. Este ano, a liturgia está voltada para a juventude através do tema: “Com a Mãe Aparecida, a juventude se sente chamada ao Projeto do Pai”.  O Círio está marcado para às 17h do dia 6 da comunidade Laranjal. A partir do dia 7, as celebrações litúrgicas vão acontecer às 20h, com a participação de outras comunidades, entidades sociais e filhos e amigos de Alto Jari e Laranjal radicados em Santarém. O encerramento será dia 13 de outubro, com a santa Missa às 08h30 da manhã.


 Diocese prepara 15 ª Semana do Dízimo

## Com o tema “Dízimo: doação e compromisso de Fé”, a Diocese de Santarém, através da Pastoral Diocesana do Dízimo, realizará no período de 1º a 10 de Novembro de 2013, a Décima Quinta Semana do Dízimo.

# O objetivo é despertar e motivar nas famílias católicas a opção consciente pelo Dízimo como importante dimensão de fé e partilha para o auto sustento das comunidades e fortalecimento do trabalho pastoral.

## Os cartazes de divulgação e a cartilha com temas reflexivos já estão sendo encaminhados para as comunidades nas diferentes áreas e regiões pastorais.

# A Coordenação de Pastoral, solicita aos vigários e coordenações paroquiais que ainda não receberam o material de divulgação e reflexão da Décima Quinta Semana do Dízimo, que entrem em contato com a coordenação no Centro Diocesano de Pastoral.



Abaixo assinado para criação de lei das eleições limpas

## O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está organizando um abaixo assinado para transformar o projeto nº 6.316/2013 na Lei das eleições limpas. A lei propõe o fim das doações de empresas nas campanhas eleitorais; menos candidatos para os cargos; que os candidatos sejam eleitos pelo voto e não puxados por um candidato muito votado na mesma chapa; reforma política transparente entre outros artigos.

Na Diocese de Santarém, o lançamento do abaixo assinado está previsto para acontecer por toda esta semana e é organizado pela Pastoral Social. Qualquer comunidade, paróquia, associação, sindicato, escola e demais organização social pode realizar a coleta de assinaturas. Qualquer brasileiro que tenha título de eleitor poder assinar o documento.

Para maiores informações, os interessados podem ligar para 3522-1777 ou 9145-2605, falar com a coordenadora da Pastoral Social, Valda Oliveira.


Festa de N. Sra. da Salvação – comunidade Guajará

## Os comunitários Guajará irão celebrar a festa de sua padroeira, N. Sra. da Salvação, a partir do dia 12 de outubro. Antes, porém, a imagem é transladada para a comunidade Membeca, neste domingo dia 29 pela manhã. Ficará até o dia 12. Nesse período, os comunitários de Membeca fazem homenagem à padroeira, através de novenas com a participação das famílias. No dia 12 vai acontecer o Círio fluvial, às 17h, até Guajará. Depois o círio terrestre, e logo após, a celebração de abertura. As reflexões estão voltadas para a realidade da juventude. A festa vai prosseguir até o dia 20 de outubro.



Pastoral Social aplica questionário sobre violência no campo e na cidade

## A Diocese de Santarém está fazendo um diagnóstico sobre a violência no campo e na cidade. Organizado pela Pastoral Social, um questionário está sendo aplicado em comunidades, associações, escolas, sindicatos, instituições públicas que trabalham com a juventude e demais entidades que acompanham essa realidade. O resultado da pesquisa será apresentado em fórum marcado para o mês de outubro, de onde serão apresentadas ações de combate à violência no campo e na cidade.

Esta ação é parte do Plano Diocesano de Pastoral que tem como prioridade a defesa da Amazônia, seus povos e sua biodiversidade.


Informações : Pascom  Santarém - Ercio Santos e Everaldo Cordeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com