segunda-feira, abril 23, 2007

NÓ AFETIVO


Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes também que se fizessem presentes o máximo de tempo possível...

Ela entendia que, embora a maioria dos paise mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.


Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque, quando ele saía para trabalhar, era muito cedo, e o filho ainda estava dormindo...


Quando voltava do serviço, já era muito tarde,e o garoto não estava mais acordado.Explicou, ainda, que tinha de trabalharassim para prover o sustento da família,mas também contou que isso o deixava angustiadopor não ter tempo para o filho e que tentava se redimir,indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.


E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.O nó era o meio de comunicação entre eles.


A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola. O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de as pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros.

Aquele pai encontrou a sua, que era simples, mas eficiente.E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo,o que o pai estava lhe dizendo.


Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento; simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou desculpas vazias.


É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso. Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas "ouçam"a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.

É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro. As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor.

Mesmo que esse gesto seja apenas um nó...

Um nó cheio de afeto e carinho.

E VOCÊ...

JÁ DEU ALGUM NÓ AFETIVO HOJE?


Autoria Desconhecida

*Ainda bem que, sempre faço questão de deixar no coração das pessoas que amo a certeza do quanto elas me são especiais. Penso que a vida é muito breve, às vezes, só temos a chance e a coragem de demonstrar nosso amor quando estamos a beira de um caixão diante de um ser inerte... Ai então, sem dúvidas, já é tarde demais!! (Socorro Carvalho)

APAIXONANTE!!! DANIELLE DISSE... (SOBRE O POEMA DESEJO VORAZ)


Tia linda poesia!

Lindaaaaaaaaaaaa de +++!

Amei!

Bjos!!

Danielle Katrine

ISSO É QUE ME IMPORTA... ROBSON DISSE:



OI VC E SUPER 10!
PENA QUE, ÀS VEZES,
NA CORRERIA NEM SEMPRE POSSO ACOMPANHAR SEU BLOG.
MAS ELE TA "MAGAVILHOSO" SEMPRE ILUSTRANDO SEUS PENSAMENTOS MUITO ORIGINAIS.
MUITO BOM MESMO!!!