segunda-feira, fevereiro 07, 2011

AMANHÃ, 08 DE FEVEREIRO, DIA DA INTERNET SEGURA TERÁ ATIVIDADES POR TODO O PAÍS

O uso responsável da internet é o tema de diversas atividades que acontecem pelo mundo no dia 8 de fevereiro, data em que é promovido o Dia da Internet Segura. Neste ano, 65 países estão participando da mobilização que tem como tema “Estar online é mais que um jogo. É sua vida”. Aqui no Brasil, as atividades acontecem em cerca de 12 estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Acre.

Escolas no Paraná, Bahia e Rio de Janeiro realizarão debates, discussões e gincanas. No Acre, de 7 a 11 de fevereiro, o programa governamental de inclusão social Floresta Digital realiza a Oficina de Navegação Segura nos telecentros do estado. “O enfoque serão as redes sociais”, afirma Fábio Carvalho, que trabalha no programa.

Em São Paulo, no próprio dia 08 será realizado um debate sobre o tema, voltado a um grupo de jovens da Viração. “O perigo é muito pouco discutido. Queremos ampliar esse debate. Afinal, a Internet não é um mundo fechado, mas sim uma praça pública”, explica Elisangela Nunes, a educomunicadora da revista Viração. O bate-papo, que contará com a presença da SaferNet Brasil, organização que lidera a mobilização no Brasil, educadores, blogueiros, donos de lan houses e autoridades da justiça, será retransmitido pelo Portal Pró-Menino a partir das 14h. “A idéia é fazer um debate informal e os internautas poderão enviar perguntas por meio do Twitter (@SID_BR)”, disse Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet Brasil.

Além do debate, no mesmo dia será lançado o concurso InternÉtica, promovido pela SaferNet Brasil e pela Childhood Brasil para estimular educadores e estudantes a refletirem sobre o uso ético e responsável da internet. “O que seria uma aula ideal sobre o tema? Que plataformas de comunicação você utilizaria nesta aula? Enfim, há múltiplas possibilidades. A intenção é despertar a atenção para que as pessoas se respeitem dentro deste ambiente e nos ajudem a transmitir suas percepções de forma clara e objetiva. Dessa forma, fica mais fácil informar, atingir e conscientizar outras pessoas”, explica a Coordenadora de Programas da Childhood Brasil, Erika Kobayachi.Mais informações sobre o concurso estarão disponíveis a partir do dia 08 em www.safernet.org.br/concurso.

O Dia da Internet Segura (www.safernet.org.br/site/dia-internet-segura) é uma idéia proveniente da INSAFE, uma rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia (EU). No Brasil a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil (https://www.safernet.org.br/) , do Ministério Público (http://www.prsp.mpf.gov.br/) e do Comitê Gestor da Internet (http://www.cgi.br/). Qualquer pessoa pode participar dessa mobilização, divulgando, por exemplo, os vídeos e materiais educativos da campanha por meio do e-mail e das redes sociais.


do Portal Pró-Menino
Com informações da Andi


PARA O SEXO A EXPIRAR

Para o sexo a expirar, eu me volto, expirante.
Raiz de minha vida, em ti me enredo e afundo.
Amor, amor, amor — o braseiro radiante
que me dá, pelo orgasmo, a explicação do mundo.


Pobre carne senil, vibrando insatisfeita,
a minha se rebela ante a morte anunciada.
Quero sempre invadir essa vereda estreita
onde o gozo maior me propicia a amada.


Amanhã, nunca mais. Hoje mesmo, quem sabe?
enregela-se o nervo, esvai-se-me o prazer
antes que, deliciosa, a exploração acabe.


Pois que o espasmo coroe o instante do meu termo,
e assim possa eu partir, em plenitude o ser,
de sêmen aljofrando o irreparável ermo.

 
Carlos Drummond(Extraído de O AMOR NATURAL. Rio de Janeiro: Record, 1992)