terça-feira, abril 19, 2011

'SEI ALGUNS SEGREDINHOS DELE," DIZ A CABELEIREIRA DE ROBERTO CARLOS

A carioca Adriana Carlos da Silva, a cabeleireira que
cuida do visual de Roberto Carlos há quatro anos.
(Foto: Arquivo pessoal)


A cada 15 dias ela tem um encontro marcado com o Rei. A carioca Adriana Carlos da Silva é a cabeleireira responsável pelo visual de Roberto Carlos e quem convenceu o cantor a adotar o corte que lhe garantiu chegar aos 70 anos, nesta terça (19), rejuvenescido.
“Quando conheci o Roberto ele tinha o cabelo comprido, no ombro. Propus cortar mais curto, em camadas. Também faço um desfiado leve nas laterais para que mostre um pouquinho da orelha”, explica Adriana, de 30 anos.
A cabeleireira foi apresentada ao artista há quatro anos pela empresária Mércia Lages, esposa de Eduardo Lages - o maestro da banda que acompanha o Rei em seus shows. Dona de um salão de beleza no Rio, Mércia recomendou Adriana quando a secretária de Roberto Carlos, Carminha, lhe pediu indicação de uma boa cabeleireira.
“Levei Adriana ao estúdio do Roberto na Urca e eles se entenderam na hora”, conta Mércia. “Ela sempre foi uma ótima profissional, sabia que poderia indicá-la com total confiança”.

No entanto a cabeleireira acredita que não foi apenas seu profissionalismo que contabilizou pontos ao ser eleita pelo Rei. “Quando você cuida do cabelo de alguém a troca de energia é muito forte. Você coloca as mãos na cabeça da pessoa. E a minha energia bateu com a do Roberto”, teoriza Adriana. “Ele é humilde, bondoso, carinhoso. Nunca imaginei que ele pudesse ser essa pessoa tão incrível. Nós temos um astral bem parecido”, derrete-se.
Escova, hidratação, coloração
Quem é fã sabe: o Rei continua o mesmo, mas os seus cabelos... Do visual comportadinho da década de 60 aos megamullets dos anos 80, foram várias mudanças na cabeleira originalmente cacheada (veja infográfico abaixo).


Se no passado Roberto nunca havia se prendido a nenhum profissional, desde 2007 se mantém fiel aos cuidados de Adriana. “Há algum tempo era ele mesmo quem cuidava do próprio cabelo. Mas bateu uma vontade de rejuvenescer. Ele é um homem muito vaidoso.”
Acho que toda fã vai concordar comigo: Roberto fica um charme com um leve grisalho."
Adriana Carlos da Silva, cabeleireira
Além da manutenção do corte, nos encontros quinzenais Adriana também faz hidratações e, quando necessário, sessões de reconstrução capilar. “Em ocasiões mais especiais, como nos shows, também faço uma escova à base de aminoácidos. Deixa o cabelo brilhante e macio em menos de uma hora.”
Coloração, garante Adriana, nem pensar. Para afastar os fios brancos, o Rei prefere algo mais suave. “Uso uma técnica desenvolvida especialmente para ele, retocando somente onde há necessidade, dando um efeito de grisalho natural. Acho que toda fã vai concordar comigo: Roberto fica um charme com um leve grisalho”.
Presente de aniversário
Moradora da comunidade do Vidigal, empregada em um salão em Ipanema, a cabeleireira costuma ser bombardeada de perguntas sobre o maior ídolo popular do Brasil. “As pessoas querem saber que produtos ele usa, se está namorando alguém, esse tipo de coisa. Sei alguns segredinhos dele, mas nunca contei nada para ninguém”, assegura.


Detalhes do rei: corte mais curto, em camadas foi proposta da cabeleireira Adriana. (Foto: Alexandre Durão/G1)

“O Roberto sabe que sou muito discreta. Nunca saí falando por aí que faço o cabelo dele. A iniciativa de revelar meu nome partiu dele”, conta a cabeleireira. “Foi em uma entrevista coletiva. Um jornalista perguntou quem tinha feito esse novo corte e ele me apresentou para a imprensa. Para mim, foi mais que uma homenagem”, emociona-se.
No aniversário do Rei nesta terça, Adriana planeja presentear o mais querido de seus clientes com um tratamento capilar especial. Até para retribuir o regalo que recebeu em ocasião recente.
“Fui pedida em casamento e o Roberto nos deu uma lua-de-mel adiantada. Viajamos no cruzeiro de shows dele”, conta Adriana, que ainda não definiu a data da cerimônia com o noivo – que também é cabeleireiro. “Gostaria muito de ver o Roberto no meu casório, mas sei que seria muito complicado... Um monte de fã ia querer invadir a igreja. Já imaginou a loucura?”


Dolores Orosco
Do G1, em São Paulo

EBOOK " PARA ENTENDER AS MÍDIAS SOCIAIS" SERÁ LANÇADO NO DIA 25 DE ABRIL


Obra reúne 36 autores e terá download gratuito

Nos últimos dois meses, pesquisadores e profissionais de mídias sociais de diversas áreas reuniram-se, de modo voluntário, para a produção do ebook “Para Entender as Mídias Sociais”. O lançamento acontece no dia 25 de abril, segunda, às 17h, com a divulgação do link para download gratuito da obra nos sites:
http://paraentenderasmidiassociais.tumblr.com
http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com
Com o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros.
A publicação está dividida em 5 núcleos: Bases, sobre plataformas, linguagens, tecnologias e ambientes por onde as redes acontecem; Mercado, enfatizando assuntos ligados à comunicação e empresas; Redação, com foco ao uso das mídias sociais pelo jornalismo e seus desdobramentos; Persona, dedicado à cultura pop e seus sub-produtos e, por fim, Social, tocando em temas fundamentais para a sociedade que estão presentes de modo significativo nas redes de relacionamento.

O PROJETO
A iniciativa do projeto é da jornalista e mestre em comunicação Ana Brambilla, que assina a organização da obra. A publicação terá licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição do ebook, desde que para fins não comerciais e com citação da fonte.
A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin que, assim como os autores e a organizadora, fez todo o trabalho sem qualquer remuneração.
O modelo, conhecido como “flashbook”, é original do livro eletrônico “Para Entender a Internet”, promovido pelo pesquisador de mídias digitais Juliano Spyer, durante a Campus Party de 2009.
É o próprio Juliano Spyer quem assina o prefácio do livro, que conta, ainda, com apresentações de Edney Souza, sócio-fundador da agência Pólvora e da pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais”.

PRÓXIMOS PASSOS
Mais do que um ebook, “Para Entender a Internet” deve se tornar um projeto em constante progresso. Em compatibilidade ao modelo aberto das redes sociais, a iniciativa também deve dar espaço para outros profissionais e pesquisadores que tenham as mídias sociais como foco. Para isso, basta submeter uma proposta de artigo em um dos blogs acima citados. Os temas e textos serão avaliados com vistas à publicação de um segundo volume.

 

Informações recebidas via email do jornalista J. Ninos

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