segunda-feira, junho 06, 2011

PARA EDDI LOPES

Eddi Lopes

O brotar das flores era encanto para teu olhar, o verde da floresta era teu aconchego, o barulho do rio era música em teus ouvidos...

O carimbó era magia,  ritmo  que te inebriava e te fazia viajar na alegria sempre a abrilhantar teus passos e teu semblante...
Por coincidência ou obra do destino se despede da tua amada Santarém, as vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente e justamente no mês de junho teu mês preferido das festas, das danças e da celebração de aniversário da tua encantada Santarém. Terra  que amavas de coração e a qual defendias com ações e cuidados  de um jeito todo  especial.

As tradições de tua terra pareciam navegar em teu sangue e extravasavas essa emoção em forma de teus desenhos e narrações. Assim expressavas tua arte recebida por Dom de Deus. Inteligente e muitas vezes até  engraçado tinhas um jeito só teu de lidar com as coisas que estavam ao teu redor e dessa forma sempre jorrava brilho e alegria por onde passavas.

Talvez seja essa a explicação...
Vai ver  Deus te chamou por que estava precisando de ti para falar de meio ambiente lá no céu; quem sabe  te chamou, simplesmente ,  para  animar a quermesse ou festa junina de  Antonio, Pedro e João. Ou de repente quem sabe apresentar um pouco da tua alegria junto a musica de mestre Isoca ou mesmo contar um conto a Dom Tiago outro apaixonado pela Amazônia. De repente fostes chamado com exclusividade para participar de um especial de 350 anos de Santarém promovido no céu junto com Wilde Fonseca, Edil Salomão, Dom Lino e Pedro Rocha  todos amantes de Santarém esse nosso lindo torrão.
Mesmo que não consigamos entender os desígnios de Deus, ainda assim nos sentimos envolvidos  em meio a tantas perguntas sem explicações. Apenas  sabemos que você se foi no silencio da madrugada  deixando uma lacuna em nossos corações e nesse espaço uma grande  saudade. Saudade que vai te eternizar dentro de nós, em cada semana do meio ambiente, em cada rodada de carimbó, em cada ato de teatro encenado diante de nós, em cada aniversário de Santarém que vier a se realizar e em cada encontro do Rádio Pela Educação onde sempre que podias nos dava uma mão .
Valeu  Eddi e que tua lembrança seja sempre motivo de boas histórias, de muita diversão e alegria da mesma forma que você se fez presente em tantos momentos de nossas vidas.
 Descanse em paz!!!

Obrigada por tudo!!

Um abraço da Socorro Carvalho junto com a Equipe Técnica do Projeto Rádio Pela Educação