quarta-feira, dezembro 28, 2011

MAIS UM ANO CHEGA AO FIM...



Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Mais um ano está chegando ao final!! Conforme é tradição de cada um e cada uma é um  momento de aproveitar para avaliar o que fizemos ao longo desse tempo.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


Muito bem. Durante esse ano pude construir muitas coisas legais. Entrei na Universidade Federal do Oeste do Pará e estou a caminho da realização de um dos meus sonhos, a formação superior. Em decorrência da entrada na  Universidade  aprendi outra forma de olhar o  Mundo,   criei novas concepções, adquiri novos aprendizados, fiz novas amizades   e  tive ainda  a  graça e a  alegria de poder estar junto da minha família ( graças  a Deus). Ah, também  vale lembrar  que tive a graça de estar trabalhando e realizando algo que gosto de fazer a produção do Para Ouvir e Aprender.    

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


Enfim, foi um ano  Ótimo. Ótimo porque estou viva e tenho a satisfação de desfrutar  da vida que é tão maravilhosa. No entanto, não posso esquecer que foi um ano de escolhas  e decisões difíceis  de serem tomadas. Porém, a certeza dos sentimentos verdadeiros que sempre nutri dentro do meu coração, me encoraja a cada dia a  acreditar que dei o melhor que havia em mim. Isso é o mais importante. Quanto a decisão penso que optei pelo mais sensato.  Não posso me condenar. Afinal dei todas as chances para que  tudo fosse diferente, mas muitas vezes nem sempre as coisas são exatamente como sonhamos. É a lei da vida.

 Claro que tudo isso deixa lacunas a serem preenchidas, tristezas a serem superadas e torna-se uma espécie de  desafio ao coração. Prefiro crer que são apenas acertos  de contas ou mesmo  carmas de outras vidas. Acredito na filosofia de Alan Kardec. E para determinadas  histórias e desfechos só tenho essa explicação.Muito embora meu coração ainda não tenha se acostumado com a decisão.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br



 No Rádio pela Educação tivemos desafios e  conquistas. Recebemos diversas visitas e  com isso o reconhecimento pelo trabalho que ajudei a desenvolver. Não acumulei valores monetários, mas ganhei  novos aprendizados com a luta diária. Em minha auto análise creio que cresci bastante enquanto profissional e  isso é muito bom.

 Além de escrever os roteiros dos programas Para Ouvir e Aprender, fiz uma série de coisas  dentro da produção:  sonhos,  entrevistas, reportagens, papo 10, sessão pedagógicas, correio do aluno, correio do professor etc.Um aprendizado continuo que só nos damos conta da intensidade a partir do instante que colocamos em prática. O  resultado desse aprendizado  não tem preço , mas tem um sabor  todo especial. O Rádio pela Educação é uma escola deliciosa aonde se aprende  brincando. 


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


O colorido de cada carta, cada verso, cada desenho, cada abraço, cada palavra lida...    que delícia.!!! Acompanhar   o crescimento de nossos meninos e meninas é  maravilhoso. E quando os vemos na lida como profissionais ai  não dá outra,  ocorre uma mistura de orgulho e felicidade que se misturam  numa completa  explosão de emoção. Assim foi quando ouvimos pela primeira vez a Keliane Tomé apresentando o Jornal Amazônia é Notícia, na Rádio Rural. Foi demais!! São momentos como esses  que não  tem explicação, muito menos preço.

Sou grata acima de tudo a  Deus pela oportunidade  de estar aqui e de alguma forma, fazer parte dessa história. Sou grata a  Pe. Ediberto Sena por um dia ter me dado a   oportunidade de estar na Rádio Rural .Sou grata a Joelma Viana e também a Rpsa Rodrigues  por crerem  na minha capacidade e por terem colocado diante de mim tantos desafios preciosos que me serviram como aprendizados.Sou grata a Ormano Sousa por ter me feito continuar quando estava decidida e desistir.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br



A recompensa  nunca vem no contra cheque, mas vem   de uma forma ainda mais valiosa.  Quando vem por meio de palavras como as de Pe. Alaelson Sousa ( reitor do Seminário São Pio Décimo), professor Paulo Lima (professor do IESPES). Ou mesmo de pessoas que vem de longe e que se entusiasmam diante de  nosso trabalho  aqui na Amazônia.  Entre essas pessoas podemos destacar  Silvia Guimarães do projeto Vagalume, Carolina e Robson da Rádio Web  Água; Bia Barbosa jornalista da  Inter Vozes  entre outros visitantes que  estiveram em nosso projeto neste ano de 2011.

 Além de pessoas aqui de perto de nós, entre elas   professora Lucineide Pinheiro nossa Secretária de Educação e Pe, Carlos Antonio ecônomo da  Diocese  que acreditam em nosso trabalho.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br



Trabalho esse desenvolvido com muito carinho e dedicação, não somente pela minha pessoa, mas em conjunto   com Júlio Guimarães ,  Andria Roberta, Cesar Sousa, Lizandra Brasil,nossos colegas voluntários Sales, Jéssica, João e toda a turma da Rádio;

Além de todas as crianças e adolescentes que dia a dia vão crescendo junto da gente aqui no Rádio pela Educação.

Para finalização de todo nosso empenho  pudemos contar também com o trabalho do José Maria Gama, Daleuson Menezes e Nonato Nascimento na edição e na técnica  da emissora. Nossos professores e professoras parceiros constantes de nosso trabalho. 

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br



Enfim, mais um ano se finda.Outra vez percebo  como o tempo passa rápido né? Olho  e vejo   meu filho  Pedro Carvalho com     1 7 anos de  idade. E de repente, diante dos meus olhos está um rapaz lindo e maravilhoso! 

Pedro é meu rebento de amor que só  dá orgulhoso e alegrias ao meu coração, graças a Deus. Esse ano Pedro  termina o  Ensino Médio e logo, logo vai ser  o mais novo acadêmico da Universidade Federal.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br



No geral esse ano foi  precioso, participei de encontros, fiz  viagens a duas capitais brasileiras. A Porto  Velho para participar do II Encontro de Jornalistas do Norte e a  Brasília para participar da noite do Prêmio 2011 de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

 Nos encontros e  viagens ampliei   meu circulo de amizades e obtive uma série de conhecimentos sobre outras realidades. Pude rever minha amiga Dalva de Oliveira,  Mara Régia,  Eder Melo, Clayton Melo,   Jorge Streit e até conheci entre outros David Telles e Laura.   


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


 Voltando a Santarém  entre as alegrias da Universidade não posso deixar de registrar que     conheci Maria Yasmin, Maiara, Monalisa, Mariléia, Mariáh, Luana, Isaura, Milli,   Cici, Lorena, Luiz Mota, Luiz Augusto,  Marcelo Kaê, Luan Brito, Luan Martins, Marcelo Silva, Maurivan, Márcia Gonçalves   e toda a turma da T6.

Depois veio o ICED e lá surgem outras amizades:  Marlison, Dolores, Cristiane,  Gleidson, Luciano, Márcia Cristina, Luciana, Odiná, Rodrigo, Mrcelo, Dulce,  Gleber,  Kamilla, Gedeão,    Rose ,  Gilcélia,    Elaíne,    Messias, Cleiton,    Almira, André e tc..também, os professores: Everaldo Portela, Anselmo Colares, Eleny Brandão,  Lucilene Palhano e o inesquecível dos inesquecíveis, professor Gilberto Rodrigues.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


Falta pouco para terminar   2 011 e    de  repente já estaremos em 2012!! Um novo tempo surge e com ele vem  novas propostas, desafios, mudanças e claro as conquistas e vitórias.


Só me resta a agradecer de coração pelo ano que se finda. Se ainda irei continuar no projeto? Não sei. Só sei de uma coisa em qualquer lugar que eu vá levarei para sempre  o Rádio pela Educação  dentro em meu coração. Final de ano é sempre tempo de tudo, por isso, quero agradecer pela sua presença e amizade em minha vida.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


Finalizo pedindo a Deus que ilumine meus passos e acima de tudo que me dê saúde, paciência  e coragem para permanecer na lida e vencer a luta. Que Ele também  me proteja, junto com minha família, de todas as maldades do Mundo. Que Ele me possibilite  novas oportunidades de  convivência com sentimentos e pessoas verdadeiras.  Seja bem vindo 2012 e que ele traga  mais  compreensão e Paz no coração da humanidade.

Valeu 2011!!



Fuiiiii... estou de recesso... MERECIDO Até 2012!!!

Até lá...


Socorro Carvalho




Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br



COMO REVER SEUS CONCEITOS PARA COMEÇAR BEM O ANO???


Inspirada na biografia de Steve Jobs, fundador da empresa Apple, a psicóloga Denise Petresco dá algumas dicas:

1) Faça aquilo de que você gosta, mesmo que no começo pareça que não vai dar certo

Quantas vezes desistimos de uma ótima idéia, sem nem ao menos nos darmos uma chance de tentar, no primeiro obstáculo já sucumbimos. Falta perseverança, força de vontade, fé, autoestima e paciência, muita paciência.

Sempre queremos tudo para ontem, nossa ansiedade num mundo capitalista e consumista faz com que não aceitemos esperar, estamos sempre com pressa, não queremos plantar para colher e não acreditamos que fazendo a nossa parte basta esperar que Deus fará a parte Dele e colheremos os frutos.

2) Aprenda com os erros

Quantas vezes por orgulho, vaidade e até mesmo teimosia, não admitimos que erramos? Quantas vezes ficamos envergonhados ao invés de recuarmos? Por que não voltar atrás e ver o que erramos para aprender?

Muitas vezes, preferimos dizer: "Eu não levo jeito para isso, é melhor desistir". É exatamente este momento que diferencia o vencedor do perdedor, porque o vencedor não desiste, considera um desafio perceber o que errou e segue em frente. Ele jamais desiste da batalha, sabe que é errando que se aprende.

Já o perdedor, achará uma boa desculpa e desistirá! Falta a humildade de aceitar que errou, falta humildade para ver que é normal errar para aprender e pedir que Deus o ilumine no caminho certo, com a esperança de que mais cedo ou mais tarde encontrará o caminho certo para si próprio. É só uma questão de tempo.

3) Trabalhe com equipes pequenas e confie nelas

Quando trabalhamos com poucas pessoas conhecidas e de confiança, nos sentimos mais seguros e confiantes. É fundamental saber delegar o trabalho, acreditar não só em si mesmo, mas também na capacidade dos outros e respeitar o espaço de cada um. Isso aumenta a chance de haver uma sinergia maior e, consequentemente, o trabalho flui mais fácil e rende mais, aumentando as chances de sucesso.

4) Faça as perguntas certas e pense diferente do que você pensa

Quantas vezes de fato, paramos para questionar e repensar o que estamos fazendo com nossas vidas e com a vida das outras pessoas?

Num mundo capitalista e imediatista, é mais fácil comprar tudo pronto e não questionar, deixar a vida nos levar, ao invés de nós levarmos a vida.

Como podemos mudar o mundo se nem ao menos temos coragem de mudar nossos pensamentos e comportamentos?

5) Crie uma cultura corporativa, mesmo na administração doméstica

Para melhorar nossa qualidade de vida precisamos sempre saber o que queremos, ter planejamento, estabelecer metas, montar a equipe, saber de fato quem são nossos amigos e caminhar juntos para inovar, mudar e melhorar o nosso futuro, de nossos irmãos, e consequentemente do mundo.

6) Simplifique e diga não ao supérfluo

Na nossa vida temos o péssimo hábito de complicar ao invés de simplificar, achamos que não vivemos sem o supérfluo, que já faz parte de nossas vidas. Muitas vezes esquecemos que, quando viemos ao mundo, estávamos nus, sem nada, apenas corpo e alma.

7) Guarde segredos e ajude as pessoas

Como é difícil para nós seres humanos, pobres mortais, saber guardar um segredo! Falamos o que devemos e o que não devemos, e com prazer fazemos isso. Basta um amigo dizer ‘é segredo’, e em poucos minutos o mundo todo já saberá do tal segredo. Com a chegada do Facebook e do Twiter, então, nem se fala!

Saber guardar segredos é uma virtude. É importante escutar, jamais criticar, amar e não julgar. Procure ajudar as pessoas.

8) Ouça os outros, mas não tenha medo de tomar decisões sozinho

Na vida sempre temos que tomar decisões que muitas vezes não são fáceis, ficamos em dúvida sobre que caminho seguir, sentimos insegurança e medo de errar.

Neste momento, nada melhor do que pedir conselhos, mas devemos pedir isso às pessoas certas, aquelas que podemos confiar e que vão nos encorajar e não criticar, para que tenhamos a força, a segurança e a auto-estima necessária.

É importante entender que podemos tomar nossas decisões sem medo de errar, sabendo que é normal errar para aprender e que existe um Deus que nos protege. Muitas vezes, Ele nos leva por caminhos que não compreendemos, mas tudo isso serve para que possamos crescer como seres humanos.

9) É sempre melhor pegar um caminho alternativo do que correr onde todos já estão

A inovação pode trazer bons frutos para si e para os outros. Mas isso é bem diferente de arriscar, quando fazemos algo sem pensar, sem consciência de nossos atos.

Inovar requer planejamento estratégico, estabelecimento de metas, flexibilidade, conscientização, questionamento e vontade de mudar.

10) Valorize-se

Todos nós temos qualidades e defeitos, o problema é que esquecemos de nossas qualidades e só nos lembramos dos nossos defeitos.

O ser humano tem uma tendência a ver tudo pelo ângulo negativo, a pensar negativo, Precisamos mudar nossa forma de pensar e pensar de forma mais positiva, ser nosso amigo e não inimigo.

Pessoas que pensam positivamente tendem em acreditar mais em si mesma, ter mais autoconfiança, mais fé, segurança e autoestima para saber lidar com os problemas e transformá-los em soluções.

Essas são as idéias de Steve Jobs para ‘mudar o mundo’. Se conseguirmos, neste final de ano, pelo menos refletir sobre estas idéias, poderemos mudar nosso ‘mundo’ em 2012!





VISITA DA CRYS!!!

Equipe de trabalhos na N1 -Ufopa -Eu (Socorro), Marlison, Dolores, Cristiane e Gleber

Ontem fui surpreendida pela carinhosa visita da minha colega de aula Cristiane  a Crys!! De passagem para o comercio, Crys aproveitou para uma paradinha na Rádio Rural e a visita seguida de um delicioso abraçoa. Abraço  de saudade em nosso rápido encontro.

A visita foi rápida, porém,  longa o suficiente para ser gratificante. Gratificante  pela sinceridade e alegria expressa em nossos corações.

Não tem nada melhor nessa vida que a certeza da construção de boas amizades. Adorei a visita ,Crys. O abraço, nem se fala, foi formidável e cheio de calor. Calor de amizade, carinho, afeto e todo o carisma sincero que Cristiane guarda no coração. Valeu pela visita, Crys!! Certamente  você já faz parte do relicário  guardado em meu coração.

Além do abraço aproveitamos para falar da saudade que estamos sentindo da  nossas noites na Ufopa, nossa turma linda! Ai que saudade.

Na foto nossa equipe de trabalho formada por euzinha, Marlison, Dolores, Cristiane e Gleber!!
Abraços a Cristiane e toda a turma de “pessoas” da n1 – ICED – 2011 da UFOPA.

Socorro Carvalho