quarta-feira, maio 09, 2012

SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO ABDIAS NASCIMENTO SERÁ LANÇADA AMANHÃ


Jornalistas de todo o País poderão se inscrever, a partir do dia 11 de maio, na segunda edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Criado em homenagem ao ex-senador e ativista histórico dos direitos humanos, o prêmio reconhece a produção de conteúdos jornalísticos sobre temas relacionados à população negra e estimula a busca de um jornalismo mais plural nas redações. As inscrições vão até 31 de julho de 2012.

O lançamento será realizado no dia 10 de maio, às 10 horas, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), na Rua Evaristo da Veiga 16/17º andar, Cinelândia.
Na ocasião, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) também vai divulgar o catálogo da primeira edição do prêmio, realizada no ano passado. O evento contará com a participação de Heraldo Pereira ,  que se deslocará de Brasília para um bate-papo com  jornalistas e convidados sobre “A questão negra e a imprensa no Brasil”.
Outro destaque do lançamento será a exibição do vídeo-documentário sobre a primeira edição do prêmio, e a performance do ator José Araújo, numa homenagem especial a Abdias Nascimento, falecido no ano passado, aos 97 anos.
O concurso é uma iniciativa da Cojira-Rio, vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e conta com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.
Inscrições e seleção
O Prêmio oferecerá aos vencedores o total de R$ 35 mil, que será distribuído em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio; Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia, Internet, e Especial de Gênero.
Estão aptos a se inscrever no concurso os profissionais que sejam os/as autore(a)s de matérias veiculadas, em português, e em primeira edição, no período de 1º maio de 2011 a 31 de julho de 2012. O prazo para inscrição se encerra, impreterivelmente, no dia 31 de julho.
Serão elegíveis as reportagens realizadas por repórteres, chefes de reportagem, editore(a)s e/ou editore(a)s executivo(a)s que atuem no território nacional, respeitadas as categorias de premiação.
Não serão aceitas inscrições de trabalhos veiculados antes da data estipulada ou que tenham sido republicados.
Todos os trabalhos inscritos devem atender aos requisitos do prêmio e ser remetidos por via postal, preferencialmente por SEDEX, ou entregues pessoalmente, no prazo estabelecido, na Secretaria do Prêmio Nacional JORNALISTA ABDIAS NASCIMENTO, à Rua Evaristo da Veiga, 16 / 17° andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ, CEP 20031-040.
Os trabalhos emitidos por via postal devem ser remetidos até o dia 31 de julho de 2012. Somente serão aceitas as matérias emitidas até esta data pelo correio. Não serão considerados os trabalhos cujo cadastro on line tenha sido realizado no dia 31 de julho e emitido via postal após esta data. A Comissão de Pré-Avaliação e Seleção irá checar a data da postagem. A comissão certificará, por e-mail, o recebimento das inscrições.
Fonte: Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento ( Via Agência Andi)

TEXTO CORRIDO...


Sei que a vida é um texto corrido, e eu tomo conta da pontuação. Coloco vírgulas onde acho que devo ir mais devagar ou deixo as palavras correrem livres para torná-lo intenso, para que me falte ar. Acrescento parágrafos em momentos de recomeço e se for necessário busco até um ponto final. Se há erros na ortografia, descompasso de assuntos, não importa tanto, uma hora ou outra, depois de muitas revisões e treino, essa escrita toda fará algum sentido.


Por Joelma Viana
Poeta santarena