domingo, abril 07, 2013

HOMENAGEM :TURMA DE LETRAS 2011 - PORTUGUÊS - INGLÊS


TURMA DE LETRAS 2011
05 de abril de 2013, sexta feira!! Último dia de aula do Instituto da Ciência da Educação da turma de letras 2011 do curso Integrado de Letras. A partir de hoje teremos um breve descanso, depois retornamos... Retornamos divididos uns em  inglês e outros em  português!! 

Durante um ano estivemos juntos partilhando momentos e conhecimentos em sala de aula. Erámos estranhos, mas com o tempo cada um foi encontrando sua equipe,  sua tribo... Divididos! Porém, juntos em cada dia. Cada um com seu jeito de ser e sua história de vida...



ALAN RICARDO...
 com jeito de menino, sempre sorrindo! Não lembro nunca de tê-lo visto triste. E com aquele sorriso ele estava sempre saudando a todos com  um  jeito amigo! E eu, pra ele era a socorrinha, mesmo ele não sendo lá essas coisas de crescido... Só sei que entre todas as coisas Alan era que travava os papos em inglês, tirando de nós atenção de Valdenildo. E isso era bom demais!!



ALESSANDRA HELENA...
sempre lá em seu cantinho e de repente se tornou a garota de programa!! Do programa  English  Music auxiliando professor Valdenildo. E olha que  foi um sucesso. Não o programa, mas a participação da Alessandra com sua voz mansa descobrindo-se como locutora. 
 ALMIRA VIEIRA...
 minha grande parceira de caminhada. Com ela íamos  todas as noites até a parada de ônibus. No caminho muitas conversas divertidas. Falávamos de amores,  de nossos sonhos , vidas e expectativas e inclusive do Pibid. Almira é uma ótima companheira !!
ANA CLÁUDIA...
uma colega  calma, serena. Quem não a conhece não imagina o quanto Cláudia é legal, leal. Sangue bom, mesmo. Ela tem voz doce, e estar perto dela nos dá uma certa paz. Sempre tinha um olhar filosófico sobre as coisas, dona de um  bom senso sem igual. 
 

ARON CARLOS...
 é a autoridade policial da sala!!! Tranquilo e um pouco calado,  mas com esse jeito. Foi bem esperto e o único que arranjou namorada na sala. Ele é bom de língua! Não fala muito, não. É bom de linguistica, mesmo.  Raramente chegava na hora certa, mas nunca deixou de comparecer, mesmo atrasado.  



CLÁUDIA MONTE...
loiraça da turma!! Ela é pedagoga formada,  maravilhosa, inteligente e muito especial. Acho até que já a conhecia de outras vidas. Um dia tivemos um ruído em nossa comunicação, mas logo passou e depois de tudo só carinho e uma amizade muito sincera foi o que restou.  Companheira, prestativa e carinhosa. Como seu sobrenome já diz é um Monte... De coisas legais. Apesar do jeito poderoso é dona de um coração bom e uma humildade sensacional.   



CLÁUDIA DANIELA...
minha parceira mística da sala. Sonhadora e apaixonada!! Acredita em outras vidas e com ela sempre tinha uns papos bem legais.  


GENIVAL DANIEL... Esse é o cara!!    Não é Ave Maria, mas é cheio de graça. Fazia  graça de tudo. Bobo de quem pensar que ele é comportado. Daniel é um cara de pau, brincalhão nato. Lá de seu cantinho distribuia seus comentários sempre de um jeito engraçado. Fazia  todo mundo sorrir ao seu lado.   Galanteador e educado sempre tratava as mulheres de um jeito delicado.


HERLISSON NUNES...
O galã da sala!!Para  quem  não o conhecia parecia ser  muito metido. Porém, quando se conhece o Herlisson percebe-se que ele é um ser humano muito legal, um menino descobrindo a vida. Nada de egoísmo, ele  partilhava sempre o que sabe com quem lhe solicitava ajuda. Sem questionar ou subestimar e  pra ensinar tem uma forma bem especial.Ele domina muito bem o inglês.




JÉSSICA NUNES...
Oi helppppp!! De um jeito carinhoso, mas bem gritado. Chegava em meus ouvidos o cumprimento  carinhoso dela!! Apesar de  já estar na segunda graduação  tem jeito de uma menina  mimada despojada e sem noção. Sem noção de egoísmo. E quando percebia que alguém precisava de ajuda ela estava lá presente,   prestativa e sorridente. A voz  aguda e estridente é o de menos, ela em si é demais. 


 


JOÃO GUSTAVO...
Pense num menino gente fina! Finíssima mesmo, a começar pelas pernas. Estou brincando!! O João é uma fonte de energia positiva!! Gostava  do cumprimento dele, não sei muito  bem o motivo, mas o João me faza  bem.  Gosto do jeito dele despojado e do andar  fino e  delicado. O João é massa, um anjo do bem!!


JOÃO TOBIAS... calado até demais!! Quando começou a estudar era solteiro. Não é que  agora ele tá casado, o danado.  Ele é inteligente mesmo sem dizer nada. A simplicidade é a cara do  João Tobias. 

 


JOSÉ GEDEÃO...
Ou simplesmente GD!!  É o cacique da sala, te mete com a autoridade. Brincalhão e avacalhado.  Em todos os acontecimentos ele tava sempre ligado. A única coisa da qual ele queria se desligar  era das aulas de inglês porque com o Val ele não entende nada. O Gd é muito inteligente e apesar de ser autoridade é um cara legal. Só num gosta de dizer em Nhangatu as palavras de sacanagem que eu lhe perguntava..




 JOUBERT BRITO...
 Cara inteligente e muito esforçado. Pra começar ele só chegava atrasado. Sacava tudo muito rápido e besta de quem pensava que ele não era safo. É  um companheiro! Ele comprava  fanta litro, na hora do lanche, só pra repartir com as amizades. 




KAMILA PONTES...
uma das musas da sala. A psicóloga preferida do professor Nonato. Dona de um  sorriso lindo e doce estava sempre a embelezar a sala.  Psicóloga formada, mesmo assim nunca se  exibiu  ou menosprezou a nenhum colega. A ela parabéns pela vitória conquistada.  




KAREN VANESSA...
 é outra musa da sala, com toda elegância estava sempre muito bem arrumada. Só tinha um defeito, quasen" não" gosta de ser fotografada. De inicio parecia ser  Paty, mas no fundo é uma moça estudiosa e aplicada.




KATIANA FARIAS...
detalhista e dedicada. Apesar de exigente me enchia sempre  o saco por causa da minha alimentação que as vezes se tornava chata. Curiosa queiar sempre saber das notas. O motivo só Deus sabe. É inteligente e prendada! 



LUCENIR  PEREIRA...
ouvir a voz dela é milagre!! Ela quase não falava na sala,mas quando solicitada fala feito uma papagaia. No último seminário aproveitou o espaço até para fazer graça!!! 



LUCIANA PEDROSO... 
essa estava  muito gaiata.  Lá de traz filmava tudo,  da vista dela não fogia nada.  De murmúrio em murmúrio vez em quando testava  fazendo graça, ainda bem que ela quase não faltava. Era bem na dela, mas se mexesse com ela pegava na lata. A Luciana é cara da verdade. 



LUIZA CLÁUDIA...
uma jovem senhora prestativa e esforçada. Simples sabia ser presente mesmo quando só ficava calada. Para quem não a conhecia era chata e antipática. Eu gosto dela só achava chato quando ela chegava de cara emburrada. 





MÁRCIA DARLENE...
 Loucona! Inspirada e cantora! Mas  entendia de tudo  era a técnica de computação da sala. Dava problema no note, chamava-se a Márcia. Dava  problema no retroprojetor, chamava-se  a Márcia. Alegre, divertida e muito fresca,  mas  ao mesmo tempo uma eterna criança  e tola. Uma  boa companheira e sempre auxiliava e ajudava  se fosse  solicitada. 



MUARIVANIA MENDES...
A charmosa da sala,  sempre estava   bem vestida com todo charme e jovialidade. Tem um sorriso bonito e se expressava bem quando fala. 




MARLISON SOARES...
 Esse  é um companheiro que também conheci em outras vidas. Ele é  chato pra caramba, com ele percebi que não sou chata. Marlison é um irmãozinho que Deus me deu na Ufopa. Ele sabe muito de mim e até sabe quando não estou legal e chateada.

MARLISSON SOUSA...
aparentemente  tímido e na dele! Sentava-se ao lado da porta, e tinha de  aguentar o abrir e fechar da porta com essa galera que não se comportava.  Porém, atencioso e dedicado conversava com ele na parada de ônibus e até descobri que vai ser um educador. Quando se aproxima das 10 da noite ele com medo de perder o ônibus ser arrumava e se mandava. 



NAELSON SARMENTO...
 pense num ser  esquisito é esse homem. Já tem uma graduação e por isso dava show sempre que tinha alguma discussão. Arredio e fugitivo. Nas horas das fotos ele dava  um jeito e vazava . Apesar das esquisitices   ele é um menino super legal!!


NELCIVANE DOS ANJOS...
 Só que de anjo ela não tem nada!! Louca e assanhada bom !! É a musa da sacanagem, no bom sentido é claro. Divertida e despojada  tem cheirinho de bebê é graciosa e elegante!! A Cici já conhecia de outros carnavais daquele tal de CFI, ela vai fazer Inglês e um dia pensou em desistir. Viu como você conseguiu Cici?




ODINÁ LARIZE...
 Eita nega arretada. Com ela não tinha nhenhen e pra ela frescurinha não tava com nada. Estudante aplicada já consegue falar bastante em inglês. Mulher contemporânea estava sempre conectada. Postava-se no face e Odiná estava antenada. Tem um sorriso lindo e um olhar radiante!! 



SÍLVIA LETÍCIA...
menininha encaracolada, tem um sorriso lindo  e um abraço afetuoso. Ela não quis ficar, na festinha,  mas saiu com lágrimas no rosto. Não entendi bem os motivos, mas creio que a vida é muito curta para perdemos tempo com mágoas e rancores. Um coração feliz,  vive mais e faz os outros felizes. De uma coisa eu sei  amizade verdadeira não acaba de uma hora pra outra.



SUELEN VINHOTE...
jeito  misterioso! Observadora e centrada no que fazia. Quase não se ouvia ela falar mas nos seminários tem discernimento e segurança para apresentar. 


TÂNIA MARIA...
 sábia e guerreira! Mulher de fibra, inteligente e faceira. Tinha seriedade no agir e delicadeza para se expressar. Ousada e corajosa todo dia vinha pra Universidade estudar.

TATIANE AGRA...A Taty!!
A presidente da turma. As vezes estava presente e muitas vezes desligada. Indecifrável. Tem sempre bondade nos gestos e boa vontade para  tudo amenizar. Só acho que o perdão e a amizade cabem em todo lugar, mas especialmente no coração. Tati é ainda uma menina e sei que um dia vai entender que o importante é amar e amar

WOGLER ARIEL...
 aparentemente é grosso e desengonçado , mas quando o conhecemos se percebe que ele  é um cara legal, antipático mas admirável. Inteligente e aplicado na maioria dos ensinos aplicados.

ZANARA SILVA...
A última da chamada, mas a primeira em elegância. Corpo de modelo com a cor do pecado. Uma menina legal que tem muitas amizades,





CRISTHIAN E DAIANE...
Não poderíamos esquecer.  Cristian com seu corpo maceta  ( na lente de aumento) e Daiane com sua voz estridente estourando nossos tímpanos. São colegas que marcaram nossas vidas e mesmo distante , não esquecem da gente. Ele foi estudar em outra Faculdade outro curso. Ela foi morar em Belém.Por isso nos deixaram.





Para finalizar ainda   tem os nossos professores que muito nos marcaram...

 Rainério Lima com seus textos Dramáticos  narrados, corridos, muita gente encerrou o semestre e não conseguiu entender quase nada  aquela parafernália desgraçada; 

Val Santos é  louco  no balde veio lá dos Estados Unidos para nos enlouquecer  com seu inglês semiotizado.Um saco! 

Ulisses Maciel é aquele idoso barbado. Ficou o semestre todo enchendo linguiça e no final das contas teve a cara de pau de nos chamar de desinteressados. Ah se ele conhecesse nossas histórias de vida. enfim, deixa pra lá. NEm quero mais lembrar do que ele disse, ou melhor, escreveu por detrás da covardia.


 Nilton Hitotuzi também esteve com a gente e deu seu recado, foi jogo rápido mais muito complicado. Continua junto da turma do Pibid.

Para finalizar tivemos o Raimundo Nonato o professor Nonato o mais doido de todos, ligado a toda hora nos fuxicos da sala. A loucura dele  misturada com a linguística era o conjuto peerfeito para nosso aprendizado. E entre um intervalo e outro muitas piadas, risos, e o jeito "inkrivo"  de ensinar aquelass coisas complicadas... de todos foi o que mais compreendeu nossas histórias e limites. Valeu professor   nos vemos muito em breve eu espero !!


 
Caros colegas!! Mais um semestre se encerra que desses momentos possamos levar  em nossos corações as boas lembranças e os bons sentimentos. Que todas as tristezas e indiferenças sejam esquecidas. Se alguém te magoo perdoe. Se magoo peça perdão! 

Jamais esqueçam: “O orgulho, a arrogância e a prepotência insistem em querer fazer parte de nossas vidas, destruindo assim nossas relações. Ele só é capaz de erguer muros altos que nos afastam de quem amamos, enquanto que a humildade por ser um gesto de ternura que acolhe e suaviza as relações, constrói pontes que nos aproximam ainda mais de quem escolhemos ter por perto. E como resposta temos  obtemos o sucesso.” 


Um exemplo de humildade e sucesso temos aqui em nossa frente , refletida nesse caboco, que sabe muito e não tá prosa!!! Obrigada pela amizade!!


MARIA DO SOCORRO...(Eu por eles,  com uma palavra)
Divertida, surpreendente, comunicadora, especial, guerreira, corajosa,  amiga, autentica, companheira,  minhas inspirações, verdadeira, sincera, real, fala o que pensa, charmosa, alma perfumada, sábia e autentica... tudo que  eles falaram.



Minha homenagem para toda turma de 2011 de Letras.


Beijos a todos *(as)


Socorro Carvalho


MEU PROTESTO

 Aproveito o momento para expressar aqui também meu protesto pela sobrecarga de atividades ao qual fomos submetidos depois que voltamos  daquela bendita greve. E também da ida de nossos professores para o  'bendito" Parfor. Nada contra a cada um ir lá partilhar os conhecimentos dentro desse programa,  que é precioso. Porém, cruel foi a loucura na volta dos professores, alguns  deles quase nos enlouqueceram sem falar do stress expressado.Pode? O que  mais me revoltou e que  me deixou triste é que  NÓS é que  tínhamos de nos adequar a cada viagem deles, sendo que eles  foram concursados e são pagos também para nos darem aulas. Só que ir para o Parfor  é ótimo. Claro  que é uma  forma de levar o conheicmento a muitos professores, mas sei também que acima de tudo  rende muita grana  pro bolsos da turma que vai lá trabalhar. E  nós ?  Que nos danemos. A culpa é da  UFOPA que deveria realizar uma especie de seleção e contratar outros ptofessores para o Parfor e acabar de vez com essa sacanagem.Pronto falei. (Ressalto que apenas professor Nonato expressou a preocupação com nossa situação, mesmo tendo ido ao Parfor. Conversado até que dá de engolir, meio  contra a vontade, mas dá. Agora empurrado goela a dentro é F...)