quarta-feira, maio 08, 2013

Mec divulga data de Inscrições para o ENEM



O Ministério da Educação e Cultura – MEC divulga amanhã  (9),  no Diário Oficial,  que  a partir de segunda feira, 13 de maio,  estarão abertas inscrições Para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio 2013.

 A inscrição deverá ser feita de 13 a 27 de maio. O prazo final para o pagamento da inscrição é 29 de maio,  o valor é de  R$35,00. 

 Esse ano o Exame será realizada nos dias  26 e 27 de outubro. 

 No primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza.

 No segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

De acordo com  o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esse o exame terá mais  rigor na correção das redações.

Este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. 

Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas.

 Com essa alteração o Ministério da Educação  acredita que uma em cada três redações sejam encaminhadas ao terceiro corretor.

 A partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. 

 As redações são corrigidas com base em cinco competências, que valem de zero a 200 pontos.

 Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências também são corrigidas por um terceiro corretor.

O novo edital do Enem prevê maior exigência no nível cinco da competência I – demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. 

Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

A previsão do MEC é de que mais de 6 milhões de pessoas façam o Enem este ano. A prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação.

 Entre as melhorias desta edição do Enem, o MEC vai oferecer atendimento telefônico para todos os participantes que solicitarem atendimento específico e diferenciado.


 Fonte: MEC