sexta-feira, maio 24, 2013

Em Manaus - 7º Encontro de Jornalistas da Amazônia, em Manaus.







Hoje (23), em Manaus, ocorreu o  segundo dia do  7º  Encontro de Jornalistas da Amazônia promovido pela Fundação Banco do Brasil - FBB.   


 
O evento  tem como tema: “ Comunicação e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável”,  teve inicio ontem à tarde às 17h com credenciamento dos participantes e   às 19h abertura oficial com exibição de vídeos o primeiro: “ Encauchados de Vegetais da Amazônia”, Tecnologia  Social (TS) vencedora do Premio em 2007. 
 O segundo vídeo foi a apresentação do Premio FBB  TS 2013. Em seguida foi servido um  coquetel no salão de recepção do Hotel Quality, local do encontro.


Na manhã de hoje, às 9h, dois ônibus de turismo conduziram  jornalistas e convidados para uma visitação  às tecnologias  “Meliponilcultura”  e “ Criação de Peixes – Alevinos” . Os profissionais foram acompanhados por uma equipe de funcionários da FBB.



 Localizada há cerca de 30 quilômetros de Manaus está a  primeira TS a ser visita trata-se da “Meliponilcultura” que está instalada na propriedade do sr. Ivanildo Alves Lima dos Santos, na comunidade de Iranduba. Além da coleta de mel o agricultor também  é criador de galinhas, patos, perus, picotes e cultiva uma variedades de plantações  como  açaí,  coco, abacaxi,  cupuaçu dentre outros.


De acordo com o agricultor,  com a criação de abelhas,  coleta e venda de mel ele consegue melhorar bastante a renda familiar. E dependendo do período da florata já conseguiu coletar até 40 litros de mel, ao ano, que é comercializado  ao preço de R$ 50, 00  (cinquenta reais ) o litro. O custo do mel, aparentemente, alto se dá em virtude da pureza do mel fornecido. É que as abelhas tem o ferrão atrofiados e com isso não tem onde guardar o local  de guardar o veneno.



Sérgio Sousa presidente da Associação de Criadores de Abelha do Amazonas também falou sobre a “Meliponilcultura” e da importância da soma de renda às famílias que trabalham com abelhas em Manaus.  Sérgio disse que atualmente a Associação conta com cerca de 80  associados na região metropolitana de Manaus. Ele ressaltou ainda que a criação de abelhas e venda de mel é apenas um complemento dentro da renda das  famílias envolvidas no processo.


 Na visitação ao projeto de  “Meliponilcultura” Hélio Conceição Villas Boas técnico do Inpa explicou todo o processo de criação das abelhas e  como se dá o procedimento de coleta do mel de abelha. Em seguida,  os visitantes puderam degustar o mel e também conhecer o local onde estão instaladas as colmeias dentro da propriedade. 


Encerrada a primeira visita a equipe seguiu viagem rumo à criação de peixes e alevinos situada  em um balneário com  igarapé e criadouros de peixes e quelônios.
 
Após o almoço o encontro prosseguiu com as atividades programadas no conograma do evento.


Os trabalhos iniciaram a tarde com a primeira mesa  temática: “ As tecnologias Sociais no Foco das Politicas Públicas “  com a presença de Jorge Streit – presidente da Fundação Banco do Brasil; Raimundo Nonato – da Secretaria Geral da Presidência da República e Denise Gutierez – do INPA.


A segunda mesa temática debateu o tema: “ Água, Resíduos Sólidos e a Inclusão Socio produtiva” e contou com as presenças de Wagner de Siqueira Pinto -  Gerente Executivo  da Unidade de  Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil; Ary Moraes – MTE/Seanes; Marcela Gonçalves – Assessora Técnica e Articuladora do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas. A mediação das duas  mesas foi conduzida pelo jornalista Silvio Caccia  Bava – do Le Monde Diplomatique. 

O 7º Encontro de Jornalistas da Amazônia encerra amanhã,  à tarde, antes disso, prosseguem outras palestras e  debates.
De Santarém participam do evento Socorro Carvalho da Rádio Rural de Santarém; Miguel Oliveira do Oestadonet; Suelen Reis da Tv Tapajós, Fábio Pena do Projeto Saúde e Alegria e Gerson Chagas - jornalista santareno.


Socorro Carvalho
Fotos: Arquivo FBB