quarta-feira, fevereiro 05, 2014

VEREADOR DAYAN SERIQUE PARABENIZA GRUPO AMIGOS DO PEITO

Leíria Ferreira
 Na sessão desta quarta-feira, 05, o vereador Dayan Serique apresentou Moção de Congratulações para a jornalista Leíria Ferreira, presidente do Grupo Amigos do Peito,  pela passagem do Dia Nacional da Mamografia, comemorado na data de hoje.

O "Dia Nacional da Mamografia" foi criado para conscientizar as mulheres da importância dos exames de prevenção, pois as chances de cura chegam a 95% quando o diagnóstico ocorre na fase inicial. De acordo com a Confederação Brasileira de Radiologia, são esperados 57 mil novos casos da doença no país em 2014. O câncer de mama é curável quando tratado adequadamente em estágio precoce. Por isso, a importância da mamografia reside no fato de ser o único método exequível para detecção precoce do câncer de mama.

A mamografia não causa dor nas pacientes, mas produz um pequeno desconforto que dura o tempo de exposição, ou seja, de 2 a 3 segundos. Em pacientes assintomáticos, sem lesão palpável, com ou sem histórico familiar, a mamografia preventiva deve ser anual.

— Toda a mulher acima dos 40 anos deve visitar o ginecologista anualmente para se submeter a exame ginecológico, o exame de prevenção do câncer de colo uterino, além da avaliação clínica das mamas. O exame clínico é indispensável.


Mamografia
Em 2013 foram disponibilizados 3299 exames de mamografia, em Santarém. Por mês, a cota de exames realizados é de 275. Em anos anteriores o número disponibilizado não alcançava a cota e algumas medidas foram tomadas como: Alinhamento com a regulação, realização de campanhas externas de sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e implantação do Canal de Comunicação com o Usuário.

A jornalista Leíria Ferreira, descobriu que tinha câncer em 2012. Ela criou grupo “Amigos do Peito” com o objetivo de ajudar as vítimas que estão em tratamento no município.

“O Ministério da Saúde preconiza que a mamografia deve ser obrigatória a partir dos 40 anos, mas vários casos foram detectados antes mesmo dos 40, como o da jornalista por exemplo, que tinha 37 anos quando descobriu a doença.

Recentemente duas mulheres, com idade inferior aos 40 anos, morreram vítima de câncer. Elas faziam tratamento em Belém e em São Paulo.

Projeto de Lei

Um projeto de lei apresentado, ano passado, pelo vereador Dayan Serique (PPS), permitirá que a partir dos 40 anos, as trabalhadoras do serviço público do município de Santarém, sejam dispensadas do trabalho, durante um dia no ano, para que elas possam realizar o exame.


Segundo o vereador, o projeto tem o objetivo de prevenir e detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, uma vez que descobertas precoces de cânceres mamários, por meio da mamografia aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.

Por Núbia Pereira - Blog Farol do Tapajós

EMPRESA JAPONESA EXIBE SUTIÃ QUE SÓ ABRE 'POR AMOR' OU DESEJO SEXUAL

Lingerie monitora ritmo cardíaco da mulher e envia informações para app.

Se batimentos corresponderem a padrão, fecho pisca e se abre.

A empresa japonesa de lingerie “Ravijour” exibiu no dia 30 de janeiro, em Tóquio um sutiã que se abre apenas em casos de amor verdadeiro ou desejo sexual.

Empresa japonesa exibiu sutiã que só abre 'por amor' ou desejo sexual (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)
A peça “inteligente” conta com sensores que analisam o ritmo cardíaco da mulher, o que faz com que o mecanismo decida se irá abrir o fecho que se encontra entre os seios da usuária.

Os sinais recebidos pelo sensor são enviados via Bluetooth para um que um aplicativo em um dispositivo móvel interprete os batimentos cardíacos e o nível de excitação. Caso a curva seja correspondente ao desejo sexual, o fecho pisca e o sutiã se abre.



O produto foi criado para uma campanha de marketing para comemorar os 10 anos da marca.

“Queríamos realizar uma campanha que não só incentive a divulgação de nossos produtos, mas que também contribua para esquentar o ambiente romântico entre homens e mulheres” explicou Yuka Tamura, porta-voz da empresa.

Fonte: G1