segunda-feira, dezembro 08, 2014

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PADROEIRA DAS BOAS LEMBRANÇAS DE MINHA VIDA ...




Ontem fui até à Catedral de Nossa senhora da Conceição e por alguns momentos  pude conversar com minha linda Mãe Conceição. A Nossa Senhora que por ser a mãe de Jesus pode interceder sempre por nós. Diante da lembrança santa de Maria pude me despir dos meus medos e confessar meu coração, apenas,  confirmando o que Ela muito bem conhece. Porém, aquele semblante tão mágico e singelo sempre me remete às lagrimas de agradecimentos, de  emoção e tantos outros bons sentimentos.

Falar da Imaculada Conceição é simplesmente fabuloso. O Círio, a Caminhada de Fé, o Círio das Crianças, a Vigília são grandes momentos de fé e devoção do povo santareno à Virgem da Conceição. Cá em meu coração a emoção é ainda maior. Em cada encontro com Maria um manto de saudade  enche o meu coração. As lembranças inesquecíveis de meu pai, o amor que tinha por essa Santarém e a nossa Linda Padroeira. Foi com ele que aprendi a olhar o mundo através das pequenas coisas e também das mais simples. Ele me ensinou que a grandeza da vida está na honestidade das pessoas, na fidelidade a quem amamos, a importância da gratidão, o valor de tratar bem as pessoas, de ser otimista diante da vida, de só espalhar coisas boas, bons sentimentos  e muito especialmente muito me ensinou sobre a preciosidade refletida no olhar de uma criança. Enfim, foi papai que ensinou tantas coisas boas e inesquecíveis. Entre elas, o amor e respeito a Virgem da Conceição. Foi com papai  que aprendi o respeito que devemos ter pela natureza e o valor  que tem o  Rio Tapajós, em nossas vidas. Mesmo analfabeto de leitura, foi ele que me ensinou a ler o mundo pelas entrelinhas da poesia a contemplar a beleza da vida nos olhos e sorriso de uma criancinha. Foi com papai que aprendi que a confiança se fortalece na ausência e os amigos de verdade são poucos. Seu Pedro também me ensinou que não devo desperdiçar, principalmente, alimentos. E que olhar nos olhos das pessoas é importante.



E entre tantos ensinamentos foi com o mais puro amor que meu amado pai me ensinou que Nossa Senhora da Conceição é nossa grande Mãe e protetora. Foi ele que me ensinou que para mudar de vida, não preciso de outra religião. Basta apenas eu confiar em Deus, viver meu Batismo e ter fé na Virgem da Conceição.



Talvez esteja se perguntando o que tem a ver o pai dela com a Nossa Senhora da Conceição? Eu respondo. Quando tinha meu pai, o tempo da festa de Nossa Senhora da Conceição era mais que sagrado. E para mim e meus irmãos o dia mais esperado era o  dia escolhido para irmos com papai e mamãe ao  arraial. Nunca era no dia 08 de dezembro. Papai sempre diz que neste dia tinha gente demais e como ainda erámos crianças não era legal. Enfim, quando esse dia chegava era uma festa completa para o meu coração e de meus irmãos. Assistir a Missa na Catedral, ir à barraca da Santa e passear pelas barracas era uma emoção sem igual. O jantar na barraca era ofertado com muito amor como agradecimento por mais um ano de vida e trabalho. Era tudo pago por papai  com um dinheiro santo e sagrado, fruto do trabalho daquele cara sensacional, e meu pai.



Aos meus olhos tudo era encantando. A linda Catedral iluminada, a barraca artesanal feita de palha, tudo muito simples, mas com um povo educado e acolhedor. No passeio pelo arraial gostava de apreciar os antigos e inesquecíveis cenários de fotografias das famílias, que era quase que uma referência e grande  prova de que tinha ido ao arraial. Nós nunca tiramos nenhuma, pois o importante para o papai não era o retrato, mas assistir a Missa e ter o dinheiro para pagar o  jantar e voltar de táxi pra casa,  já todos nós cochilando. Mas tínhamos, graças a Deus, o dinheirinho para adoráveis pescarias e a compra dos brinquedos artesanais como lembrança da Festa. Enfim, era mesmo um tempo santo, sagrado de ajuntamento e devoção à Virgem da Conceição. E tudo isso regado ao vento suave que vinha do Tapajós para acariciar nosso rosto com candura, nos deixando inspiração e vida. Naquele tempo, em Santarém tinha gente de todo canto, pois de  todas as comunidades vinham romeiros e romeiras para o encontro com Nossa Padroeira. A frente da cidade  ficava repleta de uma beleza de cores e motores ancorados no cais de arrimo, às margens do Rio Tapajós. Tudo era uma só festa. Portanto,  nessa época de festa da Padroeira me faz relembrar  tantas coisas boas, Lembro muito bem  até da minha ansiedade de ir assistir os fogos, à meia noite, mas  tudo não passava apenas de um desejo, papai não permitia. Não entendia direito, mas ele sempre dizia que meia noite  era tarde demais e nessa hora  era horário de criança estar dormindo em casa. Ficava triste, mas jamais retrucava. Já mamãe sempre voltava com minha tia, mas papai ficava com a turma em casa.  



Então, nessa época de festa é impossível não relembrar das coisas boas da minha vida, muito especialmente,  lembrar o meu querido papai, Pedro Rocha, o 20. Impossível não me emocionar com esse momento especial de encontrar com Maria Imaculada Conceição, nossa Padroeira e Mãe. Encontrar-me, ontem, outra vez diante dEla foi impossível controlar meu coração, que acelerado bateu forte e de meus olhos desceram lágrimas de emoção, devoção e saudades...



Desde 1994 papai foi morar no céu e me deixou, mas aqui dentro do meu coração permanece guardado todos os ensinamentos e  formas de amor que ele me ensinou. Portanto, hoje só quero pedir, rogai por nós  Padroeira Querida, minha amada Mãe Conceição Aparecida!!!Abençoa meu coração, de minha mãe, meus irmãos, irmãs, toda minha  família, também todos os meus amigos (as) e todas as pessoas que amo. Por último, minha Amada Mãe Lhe peço, por favor,    me mantenha em todos os instantes sempre sob o seu olhar de Mãe, Conceição Imaculada, venha ao meu encontro e  ampara-me sempre  em seu manto sagrado sob sua bondosa proteção...


Socorro Carvalho