quinta-feira, dezembro 22, 2016

TEXTO MARAVILHOSO - UBUNTU O QUE A ÁFRICA TEM A NOS ENSINAR

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo Ubuntu e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Como tinha muito tempo ainda até o embarque, ele propôs, então, uma brincadeira para as crianças que achou ser inofensiva.   Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e colocou debaixo de uma árvore.

Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.   As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado.
Quando ele disse “Já!” instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

  O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam:   –Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?   Ele ficou pasmo.

Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?  

Ubuntu significa: “Eu sou porque nós somos” ou, em outras palavras “Eu só existo porque nós existimos”.

  “Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

 A resposta singela da criança, é profunda e vital pois está carregada de valores como respeito, cortesia, solidariedade, compaixão, generosidade, confiança – enfim, tudo aquilo que nos torna humanos e garante uma convivência harmoniosa em sociedade.

Ubuntu exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade. É, ao mesmo tempo, um conceito moral, uma filosofia e um modo de viver que se opõe ao narcisismo e ao individualismo tão comuns em nossa sociedade ocidental capitalista.

Enquanto a ideia europeia sobre a natureza humana baseia-se na ideia de liberdade , de que os indivíduos têm o poder da livre escolha, a ideia africana do ubuntu repousa sobre a ideia da comunidade, de que pessoas dependem de outras pessoas para serem pessoas.

 Segundo o espírito de ubuntu, as pessoas não devem levar vantagem pessoal em detrimento do bem-estar do grupo. Para que uma pessoa seja feliz será preciso que todas do grupo se sintam felizes. Estamos conectados uns com os outros e essa relação estende-se aos ancestrais e aos que ainda nascerão.

Ubuntu é, assim, um sistema de crenças, uma ética coletiva e uma filosofia humanista espiritual pautada pelo altruísmo, fraternidade e colaboração entre os seres humanos. Do ponto de vista político, o conceito de ubuntu é usado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão. É a síntese de um conhecido provérbio xhosa da África do Sul que diz o seguinte: “Umuntu Ngumuntu Ngabantu“, que significa “Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas“.




http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/ubuntu-o-que-a-africa-tem-a-nos-ensinar/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

GELOPA EM CONFRA 2016



A  elegante e intelectual Professora Dra. Ediene Pena,   neste momento,  confraterniza com a  turma  do Gelopa Estudos Linguísticos da UFOPA, na  Daxa pizzaria.


Junto com ela estão Thaísa Oliveira, Maria Eduarda Chaibe, Fádya Moura e Andreson.
O encontro celebra amizade e muitas outras  conquistas ,vitórias entre elas aprovação e   Defesa no Mestrado.


Nem todos os integrantes puderam participar do momento, nem eu, mas estamos  juntos em pensamentos na certeza de que o Natal venha com alegria e contagie a todos e todas sempre nesse caminhar de buscas e encontros.

 Com nosso votos renovados e agradecimento à professora Ediene Pena pelo incentivo e partilha de conhecimentos a nós dedicados.



FELIZ NATAL!!!

Socorro Carvalho

Confira as fotos...







PARABÉNS, CARLOS EDURDO...



`A emoção é indescritível! Solenidade de Formatura do Carlos Eduardo Pereira. As palavras me fogem... Agradeço à Deus este momento ímpar em nossa vida. E aos mestres especialmente em Faro, Santarém, Caçapava e aqui em São Paulo. Que contribuíram com paciência e dedicação de forma valiosa em sua formação escolar. Aos amigos que ao longo dos anos foram somando aprendizagem e conhecimento, nesta troca mútua em busca do saber. E a todos que direta ou indiretamente o conduziram nestes anos de vida estudantil. Sabemos que a jornada do saber continua. Hoje celebramos a conquista de uma etapa pois, o leque se abre diante de seus olhos e vôos serão mais altos: a universidade lhe aguarda. E nós continuaremos com Fé em Deus e juntos... 

Parabéns!!! Te amo` !!!

Armandina, mãe-vó Maria Rosa Pereira e Álvaro Heleno

A essa linda mensagem de comadre Armandina me junto à alegria de Carlos Eduardo e todos nessa escala de vida estudantil, com votos de  muito sucesso.

Confira as fotos...














MARIA YASMIN NOGUEIRA FONSECA NOVA FARMACÊUTICA SANTARENA



MARIA YASMIN NOGUEIRA FONSECA é a nova Farmacêutica do mercado formada na Turma de Farmácia 2011 da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.  

As solenidades de Formatura  ocorreram nos dias  13,16 e 17 de dezembro, com  Culto Ecumênico ocorrido no dia 13 no auditório do anexo do Campus Amazônia, às 20h.  Dia 16,  a entrega de Autorga no Campus Tapajós às 18h e no  dia 17 ocorreu a festa de Formatura no Iate Clube   às 22h.

Para Maria Yasmin é filha do Sr. Célio e Sra. Vanda, casal que sempre acreditaram no potencial e determinação da filha e nesses momentos puderam celebrar com ela mais essa vitória.

Maria Yasmin foi minha colega de turma em 2011 no CFI da UFOPA faz parte do meu grupo de anjinhos que por lá conheci.   Uma amizade legal,  que mesmo longe se manteve viva na saudade e entre breves encontros, em alguns momentos pelos corredores da universidade. Porém, sempre calorosa e sincera.

Infelizmente, não me possível estar junto dela neste momento, mas de coração agradeci   a lembrança e convite.

Portanto, daqui, vão meus votos de felicidade e sucesso, com as bênçãos de Deus em sua nova etapa de vida, Maria Yasmin. Continue sempre essa mulher guerreira, corajosa e inteligente. Prometo que irei assistir você em sua defesa de Mestrado.

Grande abraço com carinho de sua sempre colega...

Socorro Carvalho

Confira as fotos: