sexta-feira, fevereiro 23, 2007

A AMAZÔNIA



Com relação à realidade da Amazônia, ora se privilegia a natureza, de riqueza e diversidade.
Ora se foca o desenvolvimento, centrando-se no aspecto econômico, em função da transformação de suas riquezasem mercadorias.

A CF-2007 destacará os povos da Amazônia, sua presença, sua maneira de viver e conviver, destacando também os complexos elementos que tornam esse lugar um dos maiores, diversos e complexos biomas do mundo. Pensaremos nas resistências, iniciativas e propostas.


A Amazônia é um patrimônio do povo brasileiro, em particular, e da humanidade, em geral. Não pode ser reduzido apenas ao aspecto econômico, pois agrega também valores cultural, medicinal, paisagístico, ecológico, social, religioso e outros.

Mas a reflexão será mais rica se quem vive fora da Amazônia não se limitar a refletir essa região, mas também refletir sobre sua própria região, favorecendo iniciativas locais.

A Amazônia ocupa uma área de 7,01 milhões de km² e corresponde a 5% da superfície da Terra, 49% da América do Sul e 59% do Brasil; contém 20% da água doce não-congelada e 80% da água disponível no Brasil; abriga 34% das reservas mundiais de florestas e uma gigantesca reserva de minério.
Sua diversidade biológica de ecossistemas, espécies e germoplasmas é a mais rica do planeta; a bacia hidrográfica do Amazonas é constituída por cerca de 1.100 rios.

A Amazônia Legal brasileira está formada por dez Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Tocatins, Maranhão e Mato Grosso.
O território compreende 65% de toda bacia Amazônica; tem 11.248 km de fronteiras internacionais, 1.482 km de costa do Atlântico, 22 mil rios navegáveis, com 23 milhões de habitantes, tendo 60% da população indígena brasileira.

Essa realidade nos convida a pensar a Amazônia como um todo.
Tudo está interligado, o que acontece num lugar tem reflexos imediatos no outro.

Os problemas são semelhantes e precisam ser resolvidos em seu conjunto. A defesa dos direitos dos povos indígenas, a preservação do meio ambiente, o serviço pastoral, a luta contra o crime organizado, por exemplo, exigem atitudes e soluções conjuntas para que possam ter a devida eficácia.



(Adaptado do Texto-Base da CF-2007)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com