sexta-feira, setembro 26, 2008

OBRIGADO MEU DEUS, PELO DOM DA VIDA! PELA MINHA FAMÍLIA! PELAS BOAS AMIZADES QUE TENHO! PELOS MOMENTOS ESPECIAIS!!!




















"A gratidão ajuda você a crescer e expandir-se.
A gratidão leva o sorriso e a alegria à sua vida e à vida daqueles com quem você convive."
Sou grata a cada um e cada uma de vocês que faz parte da minha vida!
E sou feliz por isso...
Infelismente não posso colocar as tantas fotos que tenho, mas essas aqui ilustram o mundo em que vivo...
Cheio de muita amizade, alegria e momentos felizes!!
Para mim, essa é a maior preciosidade que tenho no coração.
E eu...
SOU MUITO FELIZZZZZZZ!!!
Obrigado, meu Deus!!

DO FUNDO DO CORAÇÃO!!!

Meu querido irmão Orlando!
Nossa Terra Querida está em festa e de parabéns por gerar um novo doutor em Ciências do Meio Ambiente ou Ciências da Engenharia Ambiental.
A Família Paulino está em festa e de parabéns por gerar um filho que saiu de seu habitat, "ganhou o mundo", enfrentou muitos obstáculos...
Todavia, este filho venceu.
Venceu com coragem,determinação e inteligência.
Hoje os Paulinos entregam a sociedade santarena e amazônida e ao mundo um estudioso, um especialista e doutor em Engenharia do Meio Ambiente...
A sua tese defendia hoje na USP - Universidade de São Paulo em São Carlos, interior do estado de São Paulo, cujo título de estudo é: “O seqüestro de carbono e as substâncias húmicas na área de influência da BR-163 – Cuiabá-Santarém", chega a concluir que "o solo da Amazônia não suporta o modelo de agricultura o qual está sendo submetido, ocasionando efeitos deletérios ao ambiente e a saúde das populações."
Portanto, este trabalho científico estará contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a preservação da espécie humana em solo amazônico junto a tratativa. discusão e realização do progresso (construção da BR 163) onde a biosfera seja respeitada em primeiro lugar.
Parabéns Doutor Orlando Paulino, parabéns meu irmão mais novo.
A sua conquista e vitória é uma luz para novos jovens estudantes.
As suas pesquisas e descobertas ajudarão na defesa da vida, na vida da gente.
A Benção de Deus continue sempre atuando em sua vida Orlando, no jeito simples, humilde, capaz e competente... Que é o seu Ser.

Seja muito feliz mano...


Do seu irmão que te ama muito!

Pe. Auicélio Paulino.

Collegio Pio Brasiliano
Roma - Itália


ORGULHO DE SER SANTARENO

O seqüestro de carbono e as substâncias húmicas na área de influência da BR-163- Cuiabá-Santarém é o tema da tese defendida pelo pesquisador santareno Orlando Paulino da Silva (foto), para a obtenção do título de doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental - PPG-SEA, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade, de São Paulo.

A defesa é hoje, dia 26, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), interior de São Paulo.
A tese, orientada pela doutora Eny Maria Vieira, do IQSC/USP, teve como objetivo relacionar as características das substâncias húmicas do solo com o processo de remoção de gás carbônico da atmosfera em sítios de floresta em clímax.

Ou seja, que já alcançaram um estágio pleno de desenvolvimento e encontram-se protegidas no ecossistema terrestre, bem como em área que sofrem a ação do homem de forma moderada e intensa, como os ambientes de influência da Rodovia BR-163 (Cuiabá - Santarém), região que experimenta um incremento das ações antrópicas em função do anúncio da pavimentação desta rodovia. (…)

As substâncias húmicas representam parte da matéria orgânica que, após várias transformações, permanecem no ambiente. Essas substâncias representam 2/3 do carbono orgânico contido no solo. São constituídas de uma mistura heterogênea, polifuncional, sem características físicas e químicas definidas e em diferentes graus de polidispersão.

A justificativa do autor para realização do estudo foi a necessidade de compreender os ciclos de nutrientes e a dinâmica da matéria orgânica no ecossistema da Amazônia para um domínio do manejo eficiente da floresta e do solo, a partir do estudo das características das substâncias húmicas que remete à capacidade de sustentabilidade para os usos múltiplos em cultivos, aparecendo como indicador da qualidade do solo.

Isto se deve à preocupação despertada pelo desaparecimento de florestas tropicais, acompanhado de acelerados processos de perda de solo e de matéria orgânica, pelo desmatamento, queimadas e avanço da fronteira agrícola.

Para determinar as características das substâncias húmicas foram utilizadas técnicas de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), análise elementar, espectroscopia de fluorescência de luz no UV/Visível, espectroscopia de absorção de luz no UV/Visível, espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) e espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica nuclear (EPR).

Dos resultados encontrados verificou-se uma elevada aromaticidade, policondensação e grau de humificação que proporcionam aumento da biodiversidade, incremento da produtividade, melhoria da estrutura deste solo, contribuindo junto à formação de fração húmica não lábil, que oferece resistência ao escoamento, bem como maior estabilidade dos complexos organominerais, condições favoráveis para a remoção de gás carbônico da atmosfera e mitigação do aumento do efeito estufa.

O conhecimento do comportamento das substâncias húmicas dentro da matéria orgânica do solo é importante pois oferece subsídios para um maior entendimento do ciclo de carbono na Amazônia.

Uma das conclusões chegadas pelo estudo é que o solo da Amazônia não suporta o modelo de agricultura o qual está sendo submetido, ocasionando efeitos deletérios ao ambiente e a saúde das populações.

Os resultados e dados deste estudo contribuem para apoiar políticas de desenvolvimento sustentável e de proteção dos ecossistemas da Amazônia, tendo como foco principal as substâncias húmicas do solo, bem como o seqüestro de carbono orgânico, com vistas à reversão do processo de degradação, em busca da melhoria na qualidade de vida regional, e por que não dizer, global.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, do qual a tese está inserida, procura evidenciar, identificar, discutir e propor soluções em relação aos problemas ambientais decorrentes da atuação do homem em seu meio, bem como analisar ecossistemas, a fim de caracterizá-los e descrevê-los, criando uma fonte de informações sobre os vários aspectos bióticos, abióticos e antrópicos de algumas regiões do Brasil.

O caráter multidisciplinar deste programa de pós-graduação é conseqüência de seu corpo docente e pesquisadores, procedentes de diferentes departamentos de universidades estaduais e federais, bem como de institutos de pesquisas.

* À Família Paulino, nossos PARABÉNS!
Imagino só a cara de seu Chico, lá no Céu, com aquele sorrisão que só ele tinha, feliz da vida.
D. Maria, então, deve estar babando diante das notícias, do filho caçula.
O irmão, Pe. Auricélio é só caduquice, também!
E eu, claro, como amiga de grande parte da Família Paulino, me junto e celebro essa grande felicidade que é de todos e todas nós dessa terra linda chamada SANTARÉM!!!
Parabéns Orlando!!!

Sucesso!
Beijos!
Da Socorro Carvalho