segunda-feira, abril 27, 2009

ASSIM TE VI BELA BELÉM...DO PARÁ


Da janela observo...
Prédios gigantes empilhados pelo progresso
Ladeiando minha solidão.
E entre as trilhas da emoção
Cá estou eu perdida entre a multidão.
Trancada nesse deserto de pedras.
A sirene insistente atordoa meu raciocínio
Sinaliza um fato.
Faz aumentar minha tensão.
Fecha-me na incerteza
Enche-me de medo
Da violência que marca aquele chão.
Enquanto isso...
O povo caminha
Indiferente ao meu medo e minha solidão.
Rostos estranhos, parecem ansiosos
Olhares distantes, diferentes horizontes,
Vagueiam perdidos entre os prédios de concreto
Que distanciam realidades
Realidades vazias, frias.
Engolidas pelo “ fantástico” progresso
Que faz dos homens prisioneiros
Da prisão tecnológica, fantasiada de liberdade
E o homem se mantém trancado na “liberdade” do seu quarto
Entre os bytes, kbytes, gigabytes e etc...
Agilizando negócios, lucros, faturamentos.
Distanciando-se cada vez mais do calor humano, (das amizades).
E assim, seguem os homens trancafiados em seus espaços
Escravos da ilusão “óptica” de uma liberdade (inexistente).
Uma liberdade que lhe rouba o nome e o sobrenome
E o homem perde sua identidade
Transforma-se em arquivo
Resumindo-se a memória de um Pen drive.
A cidade é grande,
A população gigante segue a diante ...
Cercada por essa selva de pedras
Com paredes de concreta solidão.
Dia e noite
A grande cidade segue (seus passos apressados).
Enquanto eu cá de longe (trancada em meus medos)
Observo tudo lá do alto.
(Naquele quarto fechado.)
Mas apesar de tudo a vista é bela
E a cidade é Belém...
Belém do Pará!


Socorro Carvalho

*Foto "emprestada" de um site da intenert.

Um comentário:

  1. Nossa! Tava inspirada mesmo...
    Mas Belém é assim, uma mistura..
    Eu, na verdade prefiro Santarém
    Sou pacata, gosto de tranquilidade... Mas Belém, também me encanta....

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com