segunda-feira, outubro 11, 2010

NOTÍCIA: PERFURAÇÃO DE POÇO PARA RESGATE DE MINEIROS TERMINA E FAMÍLIAS CELEBRAM


O resgate dos 33 mineiros soterrados há dois meses na Mina de San José, no Deserto de Atacama, Chile, está cada vez mais próximo. Nesse sábado (9/10) a sonda T-130 chegou ao local onde estão os trabalhadores, a mais de 600 metros abaixo da superfície. Com a notícia, as famílias e os profissionais que atuam no local começaram a pular e se abraçar.

As autoridades devem agora avaliar as condições do poço para analisar a necessidade de revestir suas paredes com uma proteção metálica para aumentar a segurança para o resgate. A expectativa é de que somente sejam revestidos os primeiros cem metros do poço, o que reduziria o tempo de espera até que uma cápsula comece a retirar os mineiros do poço, um a um. Ao chegar à superfície, o mineiro será levado para um hospital de campanha. Ainda não foi decidida a ordem de retirada.


Nessa sexta-feira (8/10), o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, disse que na terça-feira (12/10) a retirada dos trabalhadores deve começar.


Os trabalhadores estão soterrados desde 5 de agosto, quando houve o desabamento de terra sobre o único canal que ligava a superfície ao subterrâneo. Os mineiros demoraram duas semanas para dar sinais de que estavam vivos. Desde então, o dia a dia deles tem sido acompanhado por um esquema gigantesco de especialistas e de profissionais de imprensa.

Houve quatro vídeos gravados pelos próprios trabalhadores, relatando as condições de vida no abrigo, mensagem às famílias e autoridades. Também foi montado um esquema de comunicação para que pudessem falar por telefone e assistir televisão.

Mensagens

O governo do Chile disponibilizou um canal para mandar mensagens aos mineiros. No canal, hospedado no site do governo chileno, é possível deixar um mensagem preenchendo os espaços com nome, e-mail e cidade/país do emissor. Clique aqui para acessar.

No site do governo, há mensagens de internautas do Chile, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Suécia e Alemanha, entre outros países.





* Essa notícia muito me alegra.
Acredito em Deus que em breve esses cidadãos trabalhadores
vão poder encontrar com o abraço da família, e esse calor não tem nada melhor.
Estou torcendo que tudo ocorra bem.
Apesar da gravidade do acidente
aqueles caras estão dando, ao Mundo, uma lição de fé e otimismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com