quarta-feira, julho 07, 2010

MINHA HOMENAGEM A VOCÊ: SINVAL FERREIRA!!!

“ A PERSISTÊNCIA”.


Essa foi a resposta que Sinval Ferreira deu a Ronnie Dantas quando perguntado sobre qual seria o segredo pra ter  se tornado esse grande comunicador e estar por tanto tempo diante dos microfones, com uma considerável audiência.

Achei linda a resposta. E fiquei esperando a explicação.

E Sinval explicou que tudo começou com o grande sonho que tinha de ser locutor. Sonho esse incentivado por muitos e criticado por outros. Tão criticado que alguém teve a coragem e a infelicidade de dizer a ele que desistisse, pois nunca conseguiria. Mas o sonho era tão grande dentro do coração que Sinval jamais poderia deixar pra traz, pelo contrário, estava sim determinado a ser um  locutor, de verdade.

Por isso fechou os ouvidos aquelas palavras infelizes e seguiu. Seguiu firme, determinado, persistente e com fé em Deus. Com esses ingredientes deu asas ao seu almejo. Dessa forma lutou, insistiu e conseguiu chegar aqui nos estúdios da Rádio Rural. Sem ser puxa saco, tornando –se uma das maiores audiências do rádio santareno, (diga-se de passagem). Tudo isso pela seriedade e responsabilidade como conduz seu trabalho diante da comunicação.

Uns escutam pelo simples prazer, outros por curiosidade, outros por hobby, muitos por profissão, outros por admiração e muitos por pura necessidade de entretenimento e informação. Não importa a condição. O importante é que Sinval tem uma audiência garantida todos os dias, faça chuva ou faça sol.


Entre esses e essas ouvintes está eu, (Socorro Carvalho) que além de ser ouvinte sou colega de profissão desse cara. Colega de profissão de um dos chamados “dinossauros” do rádio. Mas um Dino admirável e que, não tenho dúvidas, vale minha admiração.


Além do trabalho no rádio, eu e Sinval temos outra coisa em comum. Somos librianos, nascemos na mesma data de aniversário e todos os anos somos lembrados, no dia 27 de setembro. Pode? Pode sim. Ai está uma das explicações para o brilho e luz que se refletem no Sinval. É de libra o signo da justiça, da paz, da arte, da sinceridade, da sabedoria, da elegância, do otimismo, da alegria mas acima de tudo um signo de pessoas iluminadas.


Em muitos casos até odiadas, mas no fundo no fundo, são pessoas bem amadas e por isso invejadas, não pela riqueza mas pelo simples modo de ser um ser  humano sempre  preocupado com as necessidades do próximo.

Enfim, é isso.  Sinval nasceu mesmo privilegiado pelos astros e isso se pode ver, com exatidão, em cada novo dia. Através do carinho e respeito que recebe de seus/suas ouvintes e anunciantes.

De voz grossa e jeito sério, Sinval demonstra ser aquele cara durão, insensível e até antipático. Mas essa impressão logo acaba quando o conhecemos e vemos a pessoa engraçada e divertida que é. Quando não está legal, fica na dele. E quem não fica?

É isso ai Sinval. Sem se perceber você deu uma palavra de incentivo enorme, com certeza, a muitos e muitas. O incentivo de que nesta vida tudo é possível e que devemos sempre persistir em busca de nossos sonhos. Sem dar ouvidos a quem, de alguma forma, tenta ofuscar ou destruir nossos talentos e capacidades. E desse tipo de gente o mundo está cheio.Mas ainda bem que você foi persistente e acreditou que chegaria lá, e chegou.

E hoje faz parte dessa história maravilhosa da comunicação.


Não quero, aqui, ter a petulância de querer ser sua Amiga. Mas saiba que sou uma fã do seu trabalho e do seu programa.

 Podem até  me acharem careta quem quiser, mas eu gosto de ouvir e não estou nem ai. E por ouvir seu programa e conviver sempre por aqui nos corredores da emissora, aprendi a  admirar você por ser sempre você, sem precisar se fazer de anjo pra bajular ou conquistar o respeito das pessoas.


Somos regidos pelo mesmo signo por isso somos bem parecidos; Assim como eu, você também é exigente. Por isso só gosta de você quem lhe aceita do jeito que você É, "sem mudar a postura para agradar A ou B" é sempre  você, de verdade. Isso é muito legal.  Não se veste de caricatura nem capas. O que é uma das características bem típicas do bom libriano. Aquele que não sabe ser  puxa saco mas que, também, não contribui pra puxar o tapete de ninguém e nem tampouco  impedir que a estrela dos outros possam brilhar. 


E por sermos assim,  muitas vezes, somos tachados e tachadas de ignorantes e antipáticos.Mas quem nos conhece bem sabe que somos generosos, sensíveis, sinceros  e educados. E que sempre nos contagiamos pela felicidade dos outros sem egoísmo ou tentando virar os hollofotes pra nós. Pois, simplesmente, não precisamos disso. Tivemos o privilégio de  nascermos estrelas com luz e brilho próprios, auxiliados pelos dons preciosos que recebemos de Deus e isso nenhum pessimista consegue tirar de nós.

Por isso, acho você um bom colega trabalho e um cara muito legal! Com essas palavras  sinceras junto-me a sua alegria e  festa pela celebração dos seus  25 anos na comunicação santarena, só na Rádio Rural apresentando o " Sinval Ferreira Atende" . Finalizo dizendo-lhe   do  carinho, respeito e da  mais sincera admiração que tenho pelo seu trabalho e pessoa que você é.

Depois de escrever tanto...Só resta-me lhe desejar muita saúde. Saúde para que possa continuar  firme e forte nas manhãs santarenas. Afinal de contas sua voz já é  uma das marcas da Rádio Rural!!!




Parabéns e Sucesso!!!

Com um abraço carinhoso

Da sua colega e ouvinte

Socorro Carvalho

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - HOMEANGEM A SINVAL FERREIRA






Comandado pelo comunicador Ronnie Dantas e o operador de som Cristovam Pena a manhã do dia 05 de julho,data de aniversário da Rádio Rural teve a participação de diversos artistas locais que vieram cantar e encantar nos estúdios da emissora. Entre os convidados e convidadas estiveram, pó aqui, Cristina Caetano, Rick Miranda, Hugo Érlon, entre outros.





Mas o ponto do alto da programação matinal foi a homenagem prestada ao comunicador Sinval Ferreira, que esse ano está completando 25 anos apresentando o programa Sinval Ferreira Atende, de segunda a sábado, das 8h as 10h da manhã.

Além da linda  homenagem e dos muitos abraços Sinval recebeu uma lembrança, ofertada pela emissora através pelo Gerente Administrativo Celso Alves.




A homenagem foi feita através de uma produção especial preparada pelo colega Cesar Sousa. Na gravação depoimentos de familiares e amigos de Sinval que falaram sobre a importância de sua história no rádio e claro ao mesmo tempo puderam deixar aquele carinho todo especial ao nobre colega.




Apesar do jeito de ser durão e muito dono de si, a turma conseguiu mexer com o emocional do velho libriano. Que emocionado só sabia dizer: “ Em todo esse tempo de rádio essa é a primeira vez que recebo uma homenagem como essa”.




Entre os amigos que deixaram depoimentos estava Cacheado da garapeira Ypiranga que não conseguiu conter as lágrimas ao se referir ao amigo. D. Dulce ( mãe do comunicador) participou e também contou um pouco da história de Sinval, antes do rádio. Diversos colegas estiveram no estúdio ouvindo a justa homenagem é que muito emocionou o Sinval Ferreira.


Socorro Carvalho

CONVIDADOS ESPECIAIS!!!



O professor e comentarista esportivo da Equipe de Esporte da emissora
Cléo Neves e a esposa Sra. Veleide, também ,
vieram juntar-se a nós nas comemorações de nosso aniversário, 46 anos da Rádio Rural.