sábado, setembro 11, 2010

SAIRÉ 2010 - CONHEÇA UM POUCO DESSA HISTÓRIA

SAIRÉ: TRADIÇÃO QUE SEDUZ

O Sairé é uma festa tradicional que acontece há mais de 300 anos na Vila de Alter do Chão. Mistura elementos religiosos e profanos, o que dá um toque diferente e especial à Festa. Segundo alguns historiadores, o Sairé foi criado pelos índios para homenagear os portugueses que colonizaram a região, segundo os quais os nativos teriam confeccionado o símbolo do Sairé imitando os escudos usados pelos colonizadores, incluindo as cruzes que simbolizam o mistério da Santíssima Trindade. Outros afirmam que a origem do Sairé é atribuída aos frades jesuítas, que teriam criado o símbolo para ajudar na catequese dos indígenas. Essa é a hipótese mais provável, já que os índios, antes da catequização, não conheciam a religião cristã.



A Festa tem procissões, ladainhas, manifestações folclóricas e shows musicais. É uma tradição que acontece todo ano no mês de setembro, quando as praias em Alter do Chão aparecem com toda sua exuberância e a população local se prepara para receber os visitantes. É um atrativo fundamental para quem quer conhecer de perto a cultura dos santarenos, uma vez que a Festa é embalada no ritmo do carimbó.



E é no gingado do carimbó que os Botos Tucuxi e Cor de Rosa se apresentam. São eles os anfitriões do Festival dos Botos, uma disputa de arte que embeleza as noites do Sairé. Através de alegorias, fantasias, coreografias e música, um corpo de jurado escolhe qual grupo dramatizou melhor a Lenda do Boto, que conta que a estória de que moças ribeirinhas são seduzidas pelo boto que virou homem.



A disputa dos Botos. O mundo encantado de Tucuxi e Cor de Rosa. A Lenda do Boto, a mais famosa e curiosa da Amazônia é a fonte de inspiração do Festival dos Botos, que acontece dentro da programação oficial da Festa do Sairé. Entram em cena Tucuxi e Cor de Rosa para disputar a atenção do público e o título de campeão do Festival.



Os jurados, pessoas não residentes em Santarém, irão avaliar 15 itens da apresentação dos botos. Aquele que obtiver mais pontos na somatória geral dos itens é o vencedor. Até hoje, em 11 edições da disputa, o Cor de Rosa

já conseguiu 7 títulos, contra 4 do Tucuxi.



O mito amazônico que o boto vira homem para seduzir as moças ribeirinhas é o ponto alto das apresentações. Tucuxi e Cor de Rosa preparam espetáculos minuciosamente ensaiados para seduzir o público.



As agremiações montam alegorias gigantes, fantasias, coreografias e cenários que retratam momentos e particularidades da cultura amazônica. Moças bonitas se vestem de rainhas para abrilhantar ainda mais as

apresentações. Músicas de carimbó dão o ritmo e o som da disputa. Uma festa encantada que faz das noites do Sairé um momento especial para apreciar a arte e o talento dos santarenos.



Os Botos - Existem dois tipos de botos na Amazônia, o rosa e o cinza (tucuxi). Cada um de diferente espécie, com diferentes hábitos e envolvidos em diferentes tradições. No Sairé, as agremiações homenageiam esses dois Botos, representadas pelas suas respectivas cores. O Boto Cor de Rosa e o Boto Tucuxi. A disputa entre eles já duram onze edições do Festival. Sete vitórias para o Cor de Rosa, contra quatro do Tucuxi. Este ano, o Boto Cinza entra em cena com o tema “A Lenda”. O Cor de Rosa vai tentar o tretacampeonato com o tema “A lenda do Amor”.



Confira a galeria de imagens do Sairé 2010 ( com fotos de : Ronaldo Ferreira e Rozinaldo Garcia/PMS)


Confira AQUI...


Informações: Prefeitura Municipal de Santarém

NOTÍCIAS DA DIOCESE DE SANTARÉM

Olá turma! Leitores e Leitoras deste espaço!!
A partir de hoje, 11 de setembro de 2010, você vai encontrar por aqui, todas as informações sobre os acontecimentos da Diocese de Santarém. Dessa forma, você vai ficar por dentro dos acontecimentos  e treinamentos que estão acontecendo ou ainda vão acontecer em  nossa Diocese. As informações citadas é fruto da  colaboração do meu grande amigo e também poeta Ercio Santos - Coordenador de Comunicação Diocesana.



AGENDA DO BISPO DIOCESANO, DOM ESMERALDO

 Até o dia 13/09 ele faz visita pastoral às comunidades da paróquia N. Sra. da Conceição, em Almeirim. Na quarta-feira dia 15, às 19h30, dom Esmeraldo reúne com os representantes dos movimentos eclesiais sobre a Missão Diocesana de Evangelização. Já no dia 18, pela manhã, ele participa da reunião do Conselho Pastoral da Cidade, e às 19h30, preside o sacramento da Crisma na comunidade Cristo Ressuscitado, na Matinha.


 


PASTORAL DA CRIANÇA REALIZA CURSO DO GUIA DO LÍDER

De 15 a 18/09, a Pastoral da Criança da Diocese de Santarém vai promover uma capacitação sobre o livro Guia do Líder. Será na área de Itauajuri, município de Monte Alegre para os membros da pastoral. Já de 23 a 26, também de setembro, a mesma capacitação será oferecida aos líderes do Ramo Murumuru, em Mojui dos Campos.




ASILO SÃO VICENTE PROMOVE MÊS DO IDOSO

O Asilo São Vicente de Paulo está promovendo o mês do idoso. A programação iniciou no último dia 04/09 com uma celebração eucarística. Durante esse mês acontecem visitas de alunos de escolas, universidades, grupos de jovens, Igreja, entidades sociais e a população em geral dando um pouco de carinho e atenção aos idosos que vivem no asilo. As visitas ocorrem pela manhã, tarde e noite. Além das visitas acontecem, também, apresentações de coral de músicas, bandas da terra e outros grupos. A programação em homenagem aos idosos prossegue até o dia 26.



FREI RAINÉRIO FESTEJA A BÍBLIA

Durante o mês de setembro, a comunidade Frei Rainério – na área A festeja o mês da Bíblia. Este ano a programação destaca o tema: Bíblia Sagrada, uma comunidade em missão. As celebrações ocorrem aos sábados, às 19h30 com a participação de outras comunidades e pastorais, logo em seguida programação cultural. Hoje, 11/09, a celebração tem a presença das CEBs da Área B- Região Pastoral Dois. No próximo sábado será a vez do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC)– Núcleo Nova Aliança participar. A festa prossegue até o dia 25.





SÃO SEBASTIÃO ESTUDA CARTILHA SOBRE HIDRELÉTRICAS

Nos 22 e 23 deste mês, a área Paróquia de São Sebastião vai realizar um estudo de uma cartilha sobre a construção das hidrelétricas na Bacia do Rio Tapajós e seus impactos econômicos, sociais e ambientais para nossa região. Será nos dias 22 e 23 deste mês, às 19h, no centro de formação da Paróquia. O estudo é destinado a todas as CEBs de São Sebastião.

GASSPX  PROMOVE 12º JANTAR VOCACIONAL

O Grupo de Amigos do Seminário São Pio Décimo vai promover o 12º Jantar Vocacional. Será no dia 18 deste mês na paróquia do Santíssimo Sacramento, a partir das 20h, com animação de Delson e Caetano e a participação de cantores da terra. O valor arrecadado será revestido na formação dos seminaristas da Diocese de Santarém.



PLEBISCITO PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA

Participe da campanha pela emenda constitucional que estabelece um limite máximo à propriedade da terra no Brasil. A campanha consta do Plebiscito e um abaixo-assinado que será entregue ao Congresso Nacional para que seja aprovada a emenda no artigo 186 da Constituição Federal.



O Plebiscito vai até amanhã dia 12 de setembro nas comunidades, associações, sindicatos, e em locais públicos. E consta de duas perguntas:



1) Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho? SIM ou NÃO



2) Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade? SIM ou NÃO.



Para responder e assinar, você deve ter em mãos sua Carteira de Identidade ou CPF ou o título de eleitor.



FESTA DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO PEREGRINAÇÃO COMEÇA DIA 20


Tudo pronto para a realização da visita da imagem peregrina de N. Sra. da Conceição. Esta é a 3ª peregrinação e inicia dia 20/09, às 18h, sendo os primeiros a serem visitados, os funcionários e colaboradores da Polícia Federal(na Av. Cuiabá/Liberdade). A peregrinação vai até o dia 14 de novembro. Ainda dentro da programação, no dia 31 de outubro será apresentado o Rosário e no dia 7 de novembro, o Manto de Nossa Senhora. O 4º Círio das crianças será dia 21 de novembro, às 07h. Já o Círio Oficial vai acontecer no dia 28 de novembro.



A festa da padroeira da diocese de Santarém aborda o tema: Maria, Mãe Missionária.




Pe.  FÁBIO DE MELO EM SANTARÉM

Como parte da programação da festa de Nossa Senhora da Conceição, está confirmado o show do padre Fábio de Melo para o dia 08 de outubro, no Panterão Show Clube, às 21h. Durante o show, será apresentado o cartaz da Festa.



De acordo com a coordenação, os ingressos já estão disponíveis ao preço de 15 reais. Também estão disponíveis camarotes e podem ser adquiridos na Massabor.



1º CONGRESSO DA PASTORAL FAMILIAR ESTÁ NO 2º DIA

Hoje, 11/09, continua o 1º Congresso da Pastoral Familiar do Oeste do Pará. O evento acontece no auditório do IESPES e na paróquia São Francisco de Assis – Caranazal. Logo mais às 09h acontece a palestra: Família e a espiritualidade encarnada na Amazônia, proferida pelo bispo da prelazia do Xingu, Dom Erwin Krautler. Às 10h30, será a vez do professor Edil Queiroz abordar o tema: Os desafios de constituir família na atual sociedade. À tarde vão acontecer blocos direcionados às crianças, aos jovens e a vida conjugal.



Para amanhã, 12/09, estão programadas as palestras do assessor nacional da Comissão Vida e Família da CNBB, Pe. Luiz Antonio Bento, e da coordenadora da Pastoral Familiar do Regional Norte Dois, Fátima Barros. O 1º Congresso encerra manhã, às 12h.





VERBITAS CELBRAM 30 ANOS DE PRESENÇA NA AMAZÔNIA

 Os missionários do Verbo Divino completam 30 anos de presença na Amazônia. A programação iniciou na última quarta-feira, 08/09. Já houve exposição sobre a missão dos Verbitas na Amazônia.



11 e 12 de setembro- Congresso Missionário Verbita na Amazônia.



Tema: “Pastoral Missionária na Amazônia; Desafios e Perspectivas”.



Local: Centro de Formação do Santarenzinho.



Devem participar 34 Verbitas de 10 países que atuam na Amazônia e aproximadamente 120 leigos representantes dos municípios acompanhados pelos Verbitas: Oriximiná, Alenquer, Santarém, Trairão, Rurópolis, Placas e Oiapoque.



De 13 a 17 de setembro – Retiro e Assembleia dos Verbitas, com assessoria de Pe. Thomas Hughes.



Local: Casa São José das Irmãs da Imaculada Conceição – Planalto- BR 163.



MISSÃO DE EVANGELIZAÇÃO: SENSIBILIZAÇÃO CONTINUA

Dando prosseguimento ao processo de sensibilização da Missão Diocesana de Evangelização, vai acontecer um encontro dos Movimentos Eclesiais da Diocese. Será dia 15/09, quarta-feira, às 19h30, no salão da escola São Francisco, com a presença do bispo, Dom Esmeraldo. A sensibilização está ocorrendo, também, nas áreas e regiões pastorais, nas equipes de serviço, enfim, em todos os organismos da Diocese. Esta sensibilização vai até dezembro. Por isso, todas as áreas, regiões pastorais, equipes de serviço devem adequar seus planos de pastoral com o processo da missão. A grande missão diocesana de evangelização vai acontecer em 2011.


Fonte: PASCOM - SANTARÉM
Coordenação: Ercio Santos

Postagens em destaque

POEMA CABOCLO

Meu amor... Tem cor de alvorecer. Carícia de brisa das manhãs. Cor de pôr do sol. Aroma de cupuaçu... Sabor do bombom de muruc...