quarta-feira, outubro 20, 2010

SE UM DIA...

Emudecerem-se as palavras...
Ainda me restará a poesia
Para sussurrar ao teu ouvido
Os poemas de amor
Traduzidos na voz suave
da minha eterna inspiração...

Socorro Carvalho

MUSEU GOELDI LANÇA PUBLICAÇÃO COM RELAÇÃO DE FRUTAS COMESTÍVEIS AMAZÔNICAS


O Museu Paraense Emílio Goeldi lançou este mês a sétima edição do livro Frutas Comestíveis da Amazônia. A publicação faz parte das comemorações de aniversário do Goeldi, que completou este mês, 142 anos.

Foram listadas 163 espécies, sendo que metade corresponde a frutas nativas da região amazônica. As frutas foram dispostas em ordem alfabética, com informações como nomes populares, família botânica, nome científico e sinônimos.

O primeiro volume foi publicado há 37 anos, pelo agrônomo Paulo Cavalcante. Na nova edição o texto foi atualizado e as nomenclaturas botânicas revisadas. Foi realizado um novo projeto gráfico e as fotos foram refeitas.

“Mais do que uma simples reedição, é um marco do conhecimento amazônico que volta a ter visibilidade”, afirmou a ecóloga Ima Vieira. “Muitas espécies ficaram conhecidas do grande público por meio da primeira edição do Frutas Comestíveis da Amazônia”, lembrou.

*Com informações do Museu Paraense Emílio Goeldi

FOTO DE SANTARÉM É ESCOLHIDA PARA ILUSTRAR A AGENDA DO AABB COMUNIDADE 2011

Ontem (19/10), em Brasília, uma comissão julgadora da Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB), escolheu a fotografia vencedora do concurso Capa da Agenda 2011 do programa AABB Comunidade.

A fotografia vencedora foi do Programa AABB Comunidade de Santarém (PA); a segunda colocação ficou para o Programa em Santo Ângelo (RS) e o terceiro lugar também ficou no Rio Grande do Sul, com a fotografia enviada pela meninada de Veranópolis (RS).

Ao todo, 173 fotografias concorreram aos prêmios e foram enviadas pelas AABBs de todo o Brasil.

“Essa escolha de fotografias para ilustrar as Agendas é uma forma de mostrar um pouco do belo trabalho que tem sido desenvolvido nas AABBs pelo Brasil e, de certa forma, prestigiar o empenho do educador, coordenador, dirigentes, parceiros, enfim, de todos aqueles que, de alguma maneira, estão engajados na causa do Programa AABB Comunidade”, disse Edgard Ribeiro, da FENABB.

Para a primeira colocada, o prêmio será uma TV42P LCD Semp Toshiba Wide Screen Ent. HDMI – LC4243. “Esse televisor de 42 polegadas, será muito útil nas atividades que desenvolvemos com as crianças, inclusive na exibição de vídeos educativos. Atualmente, através do convênio que renovamos com o Banco do Brasil, agência Santarém, 100 crianças egressas do PETI, que é outro programa de erradicação do trabalho infantil, são atendidas pelo AABB Comunidade. Para nós, isso é motivo de muito orgulho, pois conseguimos retratar para o Brasil, através de uma fotografia, nossa essência e responsabilidade com a preservação do meio ambiente”, explicou Ana Elvira, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém.

A criança da fotografia vencedora é Ana Beatriz. O autor da foto é o profissional Clodoaldo.




Fonte: Prefeitura Muncipal de Santarém
Nelma Bentes
Assessora de Comunicação

Postagens em destaque

Maria Maria

Maria, Da lua Herdastes brilho e serenidade. Do sol Juntastes calor e esperança. Doce Maria! De encanto, de amor. Suave como a b...