quarta-feira, outubro 20, 2010

SE UM DIA...

Emudecerem-se as palavras...
Ainda me restará a poesia
Para sussurrar ao teu ouvido
Os poemas de amor
Traduzidos na voz suave
da minha eterna inspiração...

Socorro Carvalho

MUSEU GOELDI LANÇA PUBLICAÇÃO COM RELAÇÃO DE FRUTAS COMESTÍVEIS AMAZÔNICAS


O Museu Paraense Emílio Goeldi lançou este mês a sétima edição do livro Frutas Comestíveis da Amazônia. A publicação faz parte das comemorações de aniversário do Goeldi, que completou este mês, 142 anos.

Foram listadas 163 espécies, sendo que metade corresponde a frutas nativas da região amazônica. As frutas foram dispostas em ordem alfabética, com informações como nomes populares, família botânica, nome científico e sinônimos.

O primeiro volume foi publicado há 37 anos, pelo agrônomo Paulo Cavalcante. Na nova edição o texto foi atualizado e as nomenclaturas botânicas revisadas. Foi realizado um novo projeto gráfico e as fotos foram refeitas.

“Mais do que uma simples reedição, é um marco do conhecimento amazônico que volta a ter visibilidade”, afirmou a ecóloga Ima Vieira. “Muitas espécies ficaram conhecidas do grande público por meio da primeira edição do Frutas Comestíveis da Amazônia”, lembrou.

*Com informações do Museu Paraense Emílio Goeldi

FOTO DE SANTARÉM É ESCOLHIDA PARA ILUSTRAR A AGENDA DO AABB COMUNIDADE 2011

Ontem (19/10), em Brasília, uma comissão julgadora da Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB), escolheu a fotografia vencedora do concurso Capa da Agenda 2011 do programa AABB Comunidade.

A fotografia vencedora foi do Programa AABB Comunidade de Santarém (PA); a segunda colocação ficou para o Programa em Santo Ângelo (RS) e o terceiro lugar também ficou no Rio Grande do Sul, com a fotografia enviada pela meninada de Veranópolis (RS).

Ao todo, 173 fotografias concorreram aos prêmios e foram enviadas pelas AABBs de todo o Brasil.

“Essa escolha de fotografias para ilustrar as Agendas é uma forma de mostrar um pouco do belo trabalho que tem sido desenvolvido nas AABBs pelo Brasil e, de certa forma, prestigiar o empenho do educador, coordenador, dirigentes, parceiros, enfim, de todos aqueles que, de alguma maneira, estão engajados na causa do Programa AABB Comunidade”, disse Edgard Ribeiro, da FENABB.

Para a primeira colocada, o prêmio será uma TV42P LCD Semp Toshiba Wide Screen Ent. HDMI – LC4243. “Esse televisor de 42 polegadas, será muito útil nas atividades que desenvolvemos com as crianças, inclusive na exibição de vídeos educativos. Atualmente, através do convênio que renovamos com o Banco do Brasil, agência Santarém, 100 crianças egressas do PETI, que é outro programa de erradicação do trabalho infantil, são atendidas pelo AABB Comunidade. Para nós, isso é motivo de muito orgulho, pois conseguimos retratar para o Brasil, através de uma fotografia, nossa essência e responsabilidade com a preservação do meio ambiente”, explicou Ana Elvira, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém.

A criança da fotografia vencedora é Ana Beatriz. O autor da foto é o profissional Clodoaldo.




Fonte: Prefeitura Muncipal de Santarém
Nelma Bentes
Assessora de Comunicação

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...