quinta-feira, outubro 21, 2010

ATITUDE, FAÇA SUA PARTE

Conta-se que em um certo lugar do Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas que viviam naquele povoado. Ele quis criar um lago de leite. Então pediu para que cada um dos súditos levasse apenas um copo de leite e com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o lago repleto de leite.

Mas, a surpresa foi que no outro dia pela manhã, quando o monarca viu o lago, estava cheio de água e não de leite. Logo, consultou o conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram todas o mesmo pensamento. Ou seja, que no meio de tantos copos de leite, se apenas um fosse de água, ninguém ia notar. E deu no que deu.

Será por isso que o planeta está numa situação de caos, onde a maioria por comodismo, uns esperam pelos outros? É só um pequeno desmate, apenas um papel no chão, dizem alguns, uma latinha no meio da rua, meio litro de óleo pelo ralo da pia, uma árvore a menos, dentre infindáveis outras justificativas que forma uma coletividade. O que será do indivíduo se apenas esperar do governo, se não repensar a própria forma de consumir e fazer uso dos recursos disponíveis em casa, como a água e a energia? O que dizer se os governo e as empresas esperarem que apenas haja mudanças individuais e não se empenharem mais para estabelecerem e cumprirem metas condizentes para redução dos gases do efeito estufa o mais rápido possível?

Ao pensar no que você pode fazer em 2010 para propiciar um clima melhor a si mesmo, não espere pelo leite dos outros para encher o lago da sua vida, faça sua parte sem esperar exemplos antes, seja você o exemplo. Mas não se afobe, faça a sua parte, mas faça por completo, cuide bem do seu meio ambiente, conserve o que estiver a sua volta. Tudo o que você produz, comercializa e consome, continue fazendo, ou até duplique, desde que seja com responsabilidade ambiental, através de uma atitude sustentável.

Penso que uma condição mínima que o ser humano precisa é ter atitude, isto é, se tornar capaz de provocar mudanças, fazer diferente. Atitude para dizer o que pensa e fazer o que é coerente, atitude para dizer "não" se preciso for, tanto quanto para dizer "não sei" quando não souber mesmo. Acima de tudo, atitude positiva. Se valer de princípios éticos nos relacionamentos, no trabalho, na sociedade e no meio ambiente. Agir ecologicamente correto e sustentavelmente adequado. Espera-se por um mundo melhor através de uma atitude básica do ser humano, que é a expressão. E talvez o melhor meio para se expressar de maneira que agregue valor, é através da via educação.

Disse o ensaísta William James, considerado o pai da Psicologia norte-americana: “A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude”. Afinal, um homem de atitude é maioria. Que a energia advinda do limiar de um novo ciclo, nestes 2010 anos da Era Cristã, seja propícia a mudança interior em prol de um mundo exterior cada vez melhor. Que cada um possa respeitar mais a natureza, repensar e reduzir o consumo individual e coletivo. Reutilizar mais o que estiver no ambiente em que vive e reciclar mais o que antes era descartado como lixo. Que cada cidadão possa recuperar mais áreas em torno de si; e se todos pensarem assim, o verde poderá ser a cor do século. É importante que todos recusem qualquer prática que não privilegie a conservação e a preservação dos recursos naturais. Desejo sinceramente que cada um reflita sobre o uso da água que faz em casa e nos ambientes públicos. A mudança não está no outro, ela flui de dentro pra fora, indiscutivelmente. O mundo se torna melhor à medida que cada um se permite observar e construir atitudes melhores, e expressá-las.

A humanidade já está no limiar da segunda década do século XXI, considero que a atitude seja a chave propulsora, o estopim para o desencadear de novas mudanças no estilo de vida do homem na face da Terra, desde que orientada para o bem comum.



Jair Donato - Jornalista em Cuiabá, consultor de desenvolvimento de pessoas, professor universitário, especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida.
Site: www.domNato.com.br