quarta-feira, novembro 27, 2019

PENSATA : SOBRE O PROJETO SAÚDE E ALEGRIA


O que estou pensando, facebook?

Estou aqui lembrando de Everton, um garoto lago grandense que dia desses foi personagem do tema de uma grande reportagem no Fantástico.Um menino simples, apenas um das centenas e centenas espalhados nessa imensa e abandonada Amazônia.

A reportagem mostrou um pouco da rotina de Everton. Nada fantástica. Nada de fantasia. Mas uma dura e cruel realidade. Uma dura realidade que expõe, não somente aquele personagem, mas milhares de crianças e adolescentes que vivem alheias aos seus direitos.


E daí? Muitos dirão. Outros apenas dirão: “ Tadinho do Everton” e apenas isso. Discordo. Ele não é coitadinho é um cidadão e que, independente da condição social, deveria ter a garantia de seus direitos, mas nem sabe que direitos não têm. Apenas o pai a mãe tem o direito de ir votar na eleição. Direito e dever do voto. Que elege o que deveria ser a representação, SQN.

Apesar do voto depositado, a família do Everton não tem acesso à saúde. Saneamento. Habitação que lhe dê condições dignas de viver e ter u melhor conforto. Outros especularão, que ser pobre não é defeito. Porém, o que dói é ser cidadão e viver esquecido pelo Estado, indiferente a tal propagada “nação”.

Por tudo que vi, até a Educação do “personagem” é caótica, estuda numa “escola” inacabada e sem as mínimas condições de adquirir um aprendizado bom e que lhe oportunize dias melhores.
Nem Educação de qualidade , ele tem. Por parte do tal Estado, não tem saneamento, educação, nem saúde, mas tem a alegria de viver na simplicidade. 
Certamente, depois deva ter se tornado o menino da televisão, apenas isso, e nada mais. Infelizmente, essa é a “nua e crua” realidade dos povos da Amazônia.


O exemplo do pequeno garoto da reportagem foi só para falar de uma turma que faz a diferença aqui pra esses lados, uma turma chamada SAÚDE E ALEGRIA (PSA)!
Turma que vem fazendo, em muitas comunidades, o que o Estado nunca e jamais imaginou em atuar, exceto naquela época do tapinha falso nas costas, quando candidato.


E volto ao nosso personagem Everton, que não tem acesso aos seus direitos. Digamos que alguém da família desse menino esteja na fila de cirurgias programadas pelo PSA na região ribeirinha? Agora, provavelmente, cancelada. O que dizer diante disso? Uma vez que é essa turma que vai lá na comunidade levar não somente um tapinha nas costas, mas leva amor, oportunidade, realização de sonhos e dignidade a quem vive lá esquecido, isolado e mau recebe uma escola remendada.

Talvez o sonho de ter um sorriso bonito, terá de ser adiado. Uma vez que é a turma do PSA que leva até lá o dentista, o médico e o palhaço. Porque diversão é também um direito de toda cidadã e cidadão.


É o Saúde e Alegria que leva o empreendedorismo, que faz o jovem sonhar e acreditar que pode ser protagonista de sua história e o incentiva a vir para cidade cursar Universidade. Sem falar das grandes lideranças que hoje já estão mundo a fora mostrando os méritos que um dia aprenderam em sua própria comunidade. Portanto, um projeto que vai muito além de educação ambiental. É um excelente construtor de sonhos e pessoas.

A simplicidade da dupla de irmãos que levam saúde e alegria regadas de café, sentados nos quintais das humildes casas. Um hábito de humanidade, que Caetano e Eugênio o fazem de bermuda e sandália. Porque o mais importante para eles, penso eu, é dar condições de dignidade atendendo com carinho e respeito cada cidadã e cidadão.

O grande barato nisso tudo é estar num grande evento, em outro estado, bem longe, e de plateia assistir a forma como eles se referem aos povos da Amazônia e do encantamento do trabalho que realizam em Santarém. É simplesmente fascinante! Nada de se mostrar, se aparecer, como dizemos, mas de falar com a alma sobre o que mais gosta de fazer, SAÚDE e ALEGRIA.

Com esse texto me solidarizo à direção do Projeto Saúde e Alegria e cada colega que compõe essa linda equipe. Que o Universo dê sabedoria e coragem para que possam vencer com êxito todo este momento. Continuo admiradora do trabalho de vocês!!

Que a força do Tapajós os encoraje. A dimensão do Amazonas lhes seja a infinitude do olhar.
Por fim, que a beleza do Arapiuns regue a poesia que habita cada olha e coração!!
O banzeiro pode ser forte, mas não superior essa força ímpar que habita cada um e cada uma de vocês.
Um forte abraço com votos de saúde e alegria..


Santarém, 27 de novembro de 2019


Da Socorro Carvalho - educomunicadora e poeta santarena
Foto: facebook do Saúde e Alegria



2 comentários:

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com