terça-feira, junho 14, 2011

CONGRESSO AMAZÔNICO DE ESTUDOS LITERÁRIOS COMEÇA AMANHÃ, DIA 15

Amanhã, (15) tem inicio, em Santarém, o I Congresso Amazônico de Estudos Literários, com o tema "Amazônia, Literatura e Cultura".

O local do evento é o auditório do  Amazônia Boulevard, a programação inicia, pela manhã,  a partir das 8h30 com inscrição e  credenciamento dos participantes.

As  9 h30 será realizada a cerimônia  oficial  de abertura do congresso e as 10h00 será proferida  Conferência  com o Professor Dr. João Jesus de Paes Loureiro  da Universidade Federal do Pará - Ufpa. A medição será   feita pelo Professor Dr. Edvaldo  Bernardes da Universidade Federal do  Oeste do Pará _ Ufopa.

As 11h00 ocorrerá a projeção do documentário             “Tanstempo”.


Após o horário de almoço, as atividades reiniciam às 14h00 com realização de Mesa Redonda I,  Conferencia, Exposição de Fotografia,  Espetáculo       Teatral                                                                                   “ Jingobel” apresentado pela  Companhia de Arte Onphalos da Ufopa.                              


Os eixos temáticos do congresso são: Literatura comparada e estudos culturais; Literatura, história e cultura da Amazônia; Literatura, interdisciplinaridade e ensino; Poéticas orais, memórias e identidades.

O  congresso “prioriza os estudos da cultura que agenciam relações interdisciplinares e que atualmente implicam mudanças profundas no ensino e crítica das literaturas e das artes, capazes de apontar alternativas para novos mapeamentos identitários na Amazônia, enquanto comarca cultural latino-americana”.

O I Congresso Amazônico de Estudos Literários irá também homenagear o escritor Benedito Monteiro, natural de Alenquer (Oeste do Pará) e falecido em Belém em 2008.  O encontro está sendo organizado pelo Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (ICED), em parceria com o Centro de Formação Interdisciplinar/CFI/UFOPA, e ocorrerá no Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, 2946 – Bairro de Fátima, Santarém, PA) no período de 15 a 17 de junho de 2011.

 Além de Paes Loureiro outros professores e pesquisadores como Eduardo Duarte (FMG), Socorro Simões (UFPA), Ernani Chaves (UFPA) Josebel Fares (UFPA), Eneida leal Cunha (UFBA) e Tânia Macedo (USP) também irão proferir palestras no evento.

O evento é realizado pela  Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e prossegue até sexta –feira,17 de junho.


Fonte: Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com