segunda-feira, junho 13, 2011

TAPAJÓS - POR MOTIVO DE UNIÃO


TAPAJÓS Por motivo de união. E já não somos mais sós, Agora somos o Estado do Tapajós. A história da criação do Estado do Tapajós, é fruto do sonho, vontade, e destino de um POVO. A história do Estado do Tapajós é assim. É a alma eternizada de uma população/nação que deu nobreza, a sonoridade ao ser tapajoara.

Com o rio azul cristalino e o verde da floresta nosso cenário, somos todos os nomes que se misturaram e lutaram por motivo de união, para completar esta grande nação. É para completar e definitivamente integrar o Brasil que viemos mostrar o que somos. Somos filhos da terra e temos como capital natural, nossas pérolas do Tapajós, que além, de Santarém, são agora mais 26 municípios, todos cobertos pela cor da natureza.

A vida que se embala, é a vida nova que chega mostrando a todo o Brasil o poder da organização sem depredação. Quando o sol raiar e o Estado brilhar, todos virão que foi o espírito de união do índio, do negro, e do branco que com o grito da liberdade lapidou o Estado em forma de oração.

É a Amazônia que brilha com a nova estrela no ar, é pureza da manhã, criança nascendo, suspirando a esperança, pois é a legitimidade popular que vem ser respeitada durante a luz do dia. O acontecimento da criação é presente para o mundo, origem ancestral, o movimento primitivo revivenciado, identidade cultural do povo glorificado. São todos dizendo SIM, pois nosso território é de todos os Amazônidas que continuam com sabor Paraense.

 A Amazônia agradece por que agora caminha inteira na trilha do cuidado. O Pará companheiro, nosso eterno irmão, agradecemos de coração pelos elos que nos ligam, fazendo alquimia de ser o rio Amazonas e todos os Estados, todos parentes. Agora podemos ir juntos, mais além do mais além, em direção à transformação, por que agora reconhecidos de direito, queremos mostrar que podemos ser o infinito, integrando a paisagem do Divino que existe em cada um nós. É a vida do homem forte do Norte, ar que faz Deus mais feliz, é o sopro que despertou no coração e no pleito que teremos, temos a certeza que todos dirão SIM, e com certeza agora somos o Estado do Tapajós, o patrimônio cultural de todos nós.

Jackson Fernando Rêgo Matos – Doutor em Desenvolvimento Sustentável - UnB/IBEF/UFOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com