sexta-feira, julho 29, 2011

PROFESSORA ALESSANDRA CARVALHO VISITA RÁDIO RURAL DE SANTARÉM

Professora  Alessandra Carvalho - Dra. em Jornalismo Científico - UFRRJ


Dia 27 de julho, quarta- feira, à tarde, a professora Alessandra Carvalho Dra. em Jornalismo Científico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ esteve reunida com  a turma do jornalismo da Rádio Rural de Santarém.

A professora Alessandra Carvalho  está em Santarém ministrando o módulo de História da Ciência no Curso de Especialização em Jornalismo Científico, que está ocorrendo na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

A convite do diretor da Rádio Rural a especialista  visitou a emissora e na oportunidade reuniu com a equipe de jornalismo para uma  troca de idéias. Os assuntos tratados são de caráter interno entre a professora Alessandra,  direção da emissora,  turma do  jornalismo e colaboradores.

O bate papo foi bastante produtivo e com toda certeza só vem somar na vida profissional de cada um e cada uma que teve o privilégio de estar conversando com a professora Alessandra. 

Keliane Tomé, João Machado, professora Alessandra, Ronnie Dantas e Socorro Carvalho.
Após as apresentações, a turma ficou a vontade, para expor as idéias. A descontração foi marcante  e  não faltou dialogo. Apesar  de todo conhecimento e titulações que tem no currículo profissional, professora Alessandra foi   bastante humilde e ouviu com atenção cada um e cada uma. Esse foi  um dos motivos que tornou o papo bem mais agradável.


Ercio Santos, professora Alessandra, João Machado, Ronnie Dantas e Keliane Tomé
Eu, Socorro Carvalho (Projeto Rádio pela Educação)  e  Ercio Santos (Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém) conseguimos estar dentro do projeto do encontro, pelo trabalho de  voluntariado que realizamos dentro do departamento de jornalismo da rádio, de vez em quando.

Pe. Edilberto Sena diretor geral  da Rádio Rural, Joelma Viana coordenadora de jornalismo e o repórter Bena Santana, também, participaram do encontro.



Socorro Carvalho

DOM GILBERTO!! FELICIDADES!!!

Dom Gilberto Pastana - Bispo de Imperatriz -  Ma
Dom Gilberto, graça e Paz!!
Neste dia Especial, 29 de julho, dia do seu  ANIVERSÁRIO
 receba todo nosso carinho, respeito e admiração.
Tudo isso dentro de um abraço bem forte de cada um de nós,  distante fisicamente, mas   juntos em pensamentos e orações.
Em pensamentos pois os amigos de verdade estão constantes dentro de nossa mente , nas boas lembranças e dentro do coração.
E nas orações pois hoje, certamente, vai ter um monte de gente rezando pelo senhor , isso tenho certeza.

Muita saúde e que o Deus da vida continue lhe abençoando, sempre, em cada novo dia de sua existência.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!


Socorro Carvalho

ELITE BRASILEIRA MOSTRA SUA CARA




Essa burguesia nos mostra que as necessidades históricas do povo brasileiro somente serão conquistadas com luta, mobilização e unidade "Há casos folclóricos nos hangares do Campo de Marte. Como o da milionária que mandou o cão para o veterinário de helicóptero. Dona da aeronave, ela estava em Maresias (litoral norte) e viu o cãozinho comer a marmita de seu segurança. Ela mandou o piloto voltar imediatamente a São Paulo para fazer exames no pet", relata um piloto, que pede para não ser identificado.

Acredite. O trecho acima foi extraída da coluna de Eliane Trindade, publicado na Folha de S. Paulo, sob o título: "Helicóptero é usado para ir à balada e ao pet shop”.

Esse fato mostra a absoluta falta de escrúpulos dos poucos privilegiados do nosso país e demonstra mais uma vez o caráter e a natureza da elite brasileira. "Pensei que a história da dona Vera Loyola, há uns quatro anos, ter enviado seu cãozinho para o cabeleireiro de helicóptero e, em seguida, explicado aos jornalistas que o fez "porque o Rio é uma cidade muito violenta" fosse o 'top de linha' do escárnio”, diz o jornalista Alipio Freire. No entanto, segundo ele, a cada dia, a elite brasileira - a burguesia no Brasil - mostra sua face de absoluto desprezo e de humilhação contra aqueles aos quais passou a se referir como PPPs (Pretos, Pobres e da Periferia).

Essa notícia só reforça uma característica de parte do Brasil e uma herança maldita: uma burguesia com a cabeça colonizada, saudosa dos tempos da nobreza, realeza. Nossa memória não precisa ser muito estimulada para recordarmos do cão com coleira de diamantes de uma tal socialite, seguido de afirmações de que tal animal era provido de tanta doçura que o feito era pouco. Essa elite, consumista, não se importa de passar o ridículo por algo desta natureza. É a reafirmação de que é uma elite ignorante, colonizada, subserviente, babona, que sonha com o dia em que o Brasil será uma mistura dos paraísos europeus e estadunidense. Dizem que essa mamãe do cão pediu ajuda gritando "help”. E uma coincidência: a opulência sempre combinada com segurança, mal pagos, mal tratados, a ponto de ter uma quentinha que poderia fazer mal para o pobre cão.

SOS burguesia

A segurança é o principal problema do pais, dirá essa "nobreza” deslocada no tempo e espaço. E claro, clamam por polícia, mais investimento em segurança, mais leis, mais rigor, repressão. Afinal, querem copiar o país que tem mais de 1% da sua população encarcerada (EUA). E claro, entre eles há quem bem explore esse clamor. A título de exemplo, a cidade de São Paulo é uma das três maiores consumidoras de carro blindado, a frente de países com guerra civil e conflitos abertos. Se somarmos o crescimento da frota de helicópteros, que na mesma comparação a capital paulista fica entre as cinco metrópoles do mundo em tamanho de frota e volume de voos diários, chegando ao absurdo de ter um bairro - Moema - com mais heliportos do que pontos de ônibus. Patrão por cima, empregados por baixo e filhos no cofre motorizado (blindados). Eis o Brasil desenhado por eles.

Outra imagem simbólica disso são as casas fortificadas, condomínios parecidos com fortalezas da idade média. E o resultado? Segue a insegurança. Propõem com seus meios de comunicação, parlamentares, prefeitos, etc. o aumento dos orçamentos para segurança. Querem o exército nas ruas, tropas, tropas! Recrutam milhares de jovens para trabalhar como seguranças privados, num trabalho de tamanho risco que um dos "benefícios” oferecidos por algumas empresas é auxilio funeral. Um atestado de crueldade. Trabalhadores mal remunerados, obrigados a ter outros bicos, com estímulos econômicos para o uso da "valentia” para evitar assaltos não raras vezes resultando em mortes ou ferimentos graves. Mas se sobrevive, ganha prêmio. Alguns bancos chegam a pagar extra para o segurança que reage e consegue conter um assalto.

Essa mesma elite, em pânico e bradando por mais segurança e mais rigor nas leis, é a mesma que luta contra qualquer mudança que garanta e amplie direitos sociais, mudanças que alterem a concentração de renda, que o povo tenha acesso a programas de combate à pobreza e à miséria, dentre outros. Sempre com um discurso pronto para qualquer intervenção do Estado (quando em benefício do povo): "dar o peixe não resolve”. Cínica, prefere a cadeia à moradia, o trabalho informal, e sempre usando o argumento de que chegou onde chegou por mérito, muito esforço e toda essa velha história do empreendedor. Só esquece de dizer que cresceu e se fez pagando injustamente, com mais da metade dos trabalhadores sem direitos e na informalidade, não aceitando sequer a igualdade de direitos dos trabalhadores domésticos com os demais trabalhadores.

Contradição ou coerência?

Nem mesmo os poucos avanços obtidos com a Constituição Federal depois de muita luta são respeitados, como demonstramos em edições anteriores do Brasil de Fato. As bandeiras do povo, tais como a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, o fim do fator previdenciário, resgatar o direito de greve, são bandeiras que essa elite reage com veemência.

Portanto, conhecer melhor os inimigos do povo é um desafio para compreender que essa burguesia só se submete com luta, se forçada pela pressão das massas e do povo organizado. Nada virá de negociações ou concessão.

Essa postura das elites brasileiras, que gasta mais com a alimentação de um cão do que de um trabalhador, que usurpa os recursos públicos, que exige mais recursos do Estado para a (sua) segurança, é a mesma de sempre na defesa de seus privilégios. E, assim, age coerente na recusa dos direitos sociais, contrária à distribuição de renda, aos programas sociais, às políticas públicas e tudo o que pode democratizar o acesso à habitação para todos, como terra para quem trabalha, apoio aos pequenos (campo e cidade), o acesso à educação superior, dentre outros.

Essa é uma característica dessa burguesia. Que prefere integrar -se de forma subordinada à burguesia mundial a ter projeto próprio de nação. Por lucro, passam por cima de tudo, inclusive de qualquer democracia. Essa burguesia nos mostra que as necessidades históricas do povo brasileiro somente serão conquistadas com luta, mobilização e unidade. Assim, quiçá, avancemos rumo à construção de um projeto popular para o Brasil.


UFOPA - HAJA PACIÊNCIA


Resultado dos módulos do CFI será divulgado na segunda-feira, dia 1º

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) informa aos alunos do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) que o resultado das médias dos módulos de ensino será divulgado na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, no sítio da UFOPA.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.


MINHA INSATISFAÇÃO:
NOVAMENTE TEMOS DE ESPERAR!!! BENDITA UFOPA!! SANTA ENROLAÇÃO!!MAIS UMA VEZ TEMOS DE ESPERAR.HAJA PACIÊNCIA!!
E AINDA PEDEM NOSSA COMPREENSÃO!CARA DE PAU ESSA TURMA, HEIM!!!
SERÁ QUE ESSE RESULTADO SAI MESMO NA SEGUNDA FEIRA?
 TENHO MINHAS DÚVIDAS!!!
E AINDA TEM GENTE QUE FICA COM RAIVA QUANDO A IMPRENSA DETONA.

DISCRIMINAÇÃO CONTRA EX FIÉIS E ABSTINÊNCIA DE INFORMAÇÕES E


PROMOTORIA ACUSA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DE DISCRIMINAÇÃO

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com ação civil pública para impedir a igreja Testemunhas de Jeová de praticar suposta discriminação contra "ex-fiéis".

A ação, protocolada na última semana, foi motivada por representação do servidor público Sebastião Oliveira, 53, que foi expulso da religião. Depois disso, ele diz que passou a ser rejeitado por outros fieis por orientação da igreja.

O objetivo da prática, de acordo com a procuradora Nilce Rodrigues, é fazer com que o "ex-fiel" "caia em si e retorne a [religião de] Jeová".

Oliveira diz que foi expulso após escrever artigos em jornais sobre suas crenças. A orientação da religião é que apenas representantes oficiais se manifestem publicamente sobre a doutrina, conforme a Procuradoria.

Oliveira diz que perdeu seus amigos, pois a religião exige que um fiel só tenha relações com quem tem a mesma crença.

Ainda segundo o ex-fiel, colegas de trabalho "viraram a cara" e ele passou a andar só de carro pelo bairro para evitar a humilhação de ser ignorado por vizinhos. Nem com a irmã, que é da religião, conversa mais.

Segundo a procuradora, investigação comprovou que publicações da religião incentivam a discriminação contra ex-fieis e outras testemunhas confirmaram a orientação.

Rodrigues diz que a prática é discriminatória e que ninguém pode exercer pressão para manter "alguém filiado a uma entidade religiosa".

A ação, contra a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, que representa as Testemunhas de Jeová no Brasil, e a Associação Bíblica e Cultural de Fortaleza, representante no Estado, pede pena de pagamento de multa de R$ 10 mil por cada ato de discriminação identificado.

Foi pedido que a igreja não divulgue mais orientações sobre a forma de tratar "ex-fiéis" com discriminação.

Por meio de seu porta-voz, Walter Freoa, a igreja Testemunhas de Jeová afirmou que não se manifestaria.

Fonte: A Folha


UNIVERSAL LANÇA TV NA INTERNET E PEDE 'JEJUM' DE NOTÍCIAS A FIÉIS

Depois de lançar um canal de televisão na internet com 24 horas de programação religiosa, a Igreja Universal do Reino de Deus convocou seus fiéis a passar 21 dias sem consumir qualquer tipo de informação não religiosa.

O bispo Edir Macedo, líder da igreja, classificou o jejum de "abstinência audiovisual" em nota no seu blog.

Os fiéis não deverão ver TV, ouvir rádio, acessar a internet ou ler jornais que estejam veiculando informação secular (não religiosa).

O jejum vai da próxima segunda-feira, dia 1º, até o dia 21. O objetivo é promover uma "faxina espiritual".

"Será uma abstinência audiovisual de todo o lixo deste mundo. (...) Durante o jejum, o Espírito do Senhor descerá sobre todos os participantes sinceros", escreveu o bispo.

É a segunda vez que a Universal realiza esta abstinência audiovisual --a primeira foi em abril. Agora, porém, a igreja convoca os fiéis a assistir à Iurd TV, canal online lançado em maio. Macedo também é dono da Rede Record.

O chamado está no site da Arca Universal, portal de internet ligado à Iurd. "É de se esperar que mais pessoas se unam na mesma fé, pois agora está disponível para os internautas de todo o mundo a Iurd TV, com orações e mensagens de fé durante 24 horas", diz reportagem do site.

A Folha tentou contato com a Universal, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Fonte: A Folha