terça-feira, outubro 18, 2011

EXPEDIÇÃO DE EDUCADORES VISITA A ESCOLA DA FLORESTA


A 5ª Edição do Campus Flutuante do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP), está sendo realizada em Santarém desde ontem, 17 de outubro.

O projeto é da Universidade Federal do Pará (UFPA) e consiste na realização de programações científicas e acadêmicas voltadas para as áreas de educação, saúde e meio ambiente através de uma embarcação que está ancorada no Terminal Fluvial Turístico, mas que já passou por vários outros municípios da região Oeste do Pará, como Alenquer, Óbidos, Monte Alegre e Oriximiná.

Em Santarém, no primeiro dia de trabalho, os participantes visitaram a Escola da Floresta, localizada à Rodovia Everaldo Martins, comunidade Caranazal (Eixo Forte), a comitiva formada por professores de várias instituições do Brasil, Califórnia, Canadá e Portugal, acompanhou as atividades desenvolvidas no educandário por alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a coordenadora da expedição IFNOPAP, Dra. Socorro Simões, a experiência ambiental coordenada pela prefeitura de Santarém, através da SEMED, pode ser considerada inovadora em todo o país, contribuindo para uma formação prática. “É preciso dizer da emoção que eu senti ao conhecer a Escola da Floresta. Eu falei para todos que aquela Escola é um exemplo de educação no melhor sentido da palavra, saindo do conceito de livros, porque nada é maior que a experiência. As crianças que por ali passam nunca irão esquecer essa vivência; essa experiência”, destaca a coordenadora do projeto.

A visita foi acompanhada da secretária municipal de Educação e Desporto, Lucineide Pinheiro, e juntamente com os educadores da Escola da Floresta, mostraram os vários espaços que destacam a realidade amazônica, como a casa de farinha e do seringueiro.
Na próxima quinta-feira, 20, a expedição seguirá para Belém, local onde encerrará o 15º Encontro Internacional IFNOPAP.

Nelma Bentes - 
Assessora de Comunicação da PMS
Reelese nº 1496  






FEST RIO 2011 - PRÉ ESTRÉIA DO FILME ESTRELADO POR CAMILA PITANGA


Dia 06 deu inicio ao Fest Rio 2011 na cidade do Rio de Janeiro.No dia 11 ocorreu  a pré estréia do filme de Beto Brant e Renato Ciasca da Drama Filmes de São Paulo, o “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” com Camila Pitanga e Gustavo Machado, boa parte dele filmado aqui na região de Santarém e com a participação de vários santarenos sortudos. 

O filme foi  apresentado no Cine Odeon Petrobrás na Cinelândia as 21:00hs e depois da sessão foi ofertado uma festa no Teatro Rival para os convidados. E entre os convidados e convidadas Eduardo Dourado - publicitário santareno.


Veja mais fotos no blog do Dudu Dourado

Tem muitas fotos legais do Rio de Janeiro, só faltou a foto do Dudu de sunga....
A morena ele colocou, mas ele não. kkkkk 


PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO RECEBE PREMIO REGIONAL ITAÚ UNICEF

Equipe Técnica do Rádio Pela Educação - Andria Roberta (Repórter), Socorro Carvalho ( Coordenadora de Produção);
César Sousa ( Coordenador de Articulação Externa) e Lizandra Brasil ( Coordenadora de Finanças)
A cerimônia de premiação ocorreu, na noite de ontem, na Sede da Federação das Industrias do Estado do Pará.
O  Prêmio Itaú-Unicef realiza a premiação de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que contribuem,  em articulação com as políticas públicas, para a educação integral das crianças e dos adolescentes brasileiros, estimulando seu ingresso, regresso, permanência, aprendizagem e participação na escola pública.
 Em 2011, o Premio Itaú-Unicef está na  Nona  edição do Prêmio, que tem como tema "Educação integral: experiências que transformam".  

O  Projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém por meio da Secretaria de Educação que tem a frente a professora Lucineide Pinheiro.

As atividades do Rádio pela Educação são desenvolvidas junto aos alunos e professores  de escolas da Rede Municipal de Ensino de Santarém.

Em 2009  o projeto recebeu o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil  e desde então é apoiada pela Fundação Banco do Brasil.


O Projeto Rádio pela Educação, ação da Diocese de Santarém  com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação e Desportos – SEMED e Fundação Banco do Brasil  é um dos classificados para concorrer  a premiação Nacional do Premio  Itaú  Unicef .

A premiação Nacional  vai agraciar um projeto dentro de cada uma das quatro categorias concorrentes: Micro, Pequeno, Médio e Grande Porte.

O Rádio pela Educação  concorre na categoria  Grande Porte, a grande final ocorrerá no dia 22 de novembro, em São Paulo.
 .

Socorro Carvalho