sexta-feira, janeiro 06, 2012

SONETO




Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
ligeiro, ingrato, vão, desconhecido,
Sem falta lhe terá bem merecido
Que lhe seja cruel ou rigoroso.

Amor é brando, é doce e é piedoso;
Quem o contrário diz não seja crido:
Seja por cego e apaixonado tido,
E aos homens e inda aos deuses odioso.

Se males faz Amor, em mi se vêem;
Em mim mostrando todo o seu rigor,
Ao mundo quis mostrar quanto podia.

Mas todas suas iras são de amor;
Todos estes seus males são um bem,
Que eu por todo outro bem não trocaria.

Luís Camões


HOJE É O NIVER DA BRUNA JAQUELINE!!!

Bruna Jaqueline - colunista social e blogueira santarena

Hoje, 06 de  janeiro de 2012 é uma data mega especial!!
Sabe por quê?

Porque é a data de aniversário da Bruna Jaqueline!!
Motivo de festa e alegria!!

Dia de comer  brigadeiro de panela, bolo de chocolate, tomar  guaraná e claro,  aquela Ice de limão,  geladinha!!

Além de tudo isso, também, precisa ter a presença da Natashia, da Monique e de toda a turma de amigas e amigos da Bruna, que por sinal são muitos e muitas. Para que a festa seja linda e animada!!

A  você,  Bruna, deixo meus votos de que o Deus da vida te cubra de  Saúde, Felicidades e muitas alegrias, hoje e todos os dias de sua vida.

Que em cada alvorecer você encontre sempre uma nova inspiração para escrever a poesia da vida...E que ao entardecer  tenha ainda entusiasmo para  ler e reler o poema  do seu viver  com rimas e rimas. 

Que o encanto do seu sorriso bonito,  seja o reflexo feliz de sua essência,  a embelezar de encantos seus passos e encher de brilho tudo  ao seu redor.


Que a felicidade te procure e te encontre sempre das formas mais surpreendentes!!


Feliz Aniversário!!

Grande beijo com carinho da



Socorro Carvalho 

FILME O CÔNEGO SERÁ LANÇADO EM SANTARÉM


No próximo dia 09 de janeiro, segunda feira,  será lançado em Santarém, o filme “O Cônego do  roteirista e diretor, Paulo Miranda, de Belém..

O evento está marcado para às 18h, na escola do Parque e será realizado pela  Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED ).  

O filme  é uma ficção inspirada em fatos históricos baseados na experiência vivida por Cônego Batista Campos no período preparatório à eclosão da revolução cabana que teve seu desfecho em 7 de janeiro de 1835 com a tomada de Belém.

O Cônego é o primeiro filme longa-metragem de ficção a tratar sobre a Revolução Cabana. Como obra pioneira, não busca abarcar todo o movimento cabano, mas se pauta na trajetória de uma de suas mais influentes lideranças: BATISTA CAMPOS, homem místico, militante político e intelectual a serviço da gente mais simples do Grão-Pará.

O filme o Cônego foi realizado como fruto do Projeto Filma Pará, ação cultural que, em Barcarena, integrou a prefeitura municipal, empresários e a comunidade local.

Nessa obra cinematográfica genuinamente paraense, estiveram envolvidos 30 técnicos/produtores e aproximadamente 60 atores.

O roteirista e diretor, Paulo Miranda estará presente ao lançamento do filme, em Santarém. 


Fonte: PMS



ESTUDANTES DA UFOPA EMBARCAM À ESPANHA


RAFAHEL JEAN PARINTINS LIMA  e ROSILDA PEREIRA DOS SANTOS    são  dois dos 04 estudantes  da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA,  que seguiram ontem de Santarém com destino à cidade de Salamanca, na Espanha.  Antes o quarteto faz escala em São Paulo para  encontrar com o grupo de quase 80 estudantes beneficiados com a bolsa do programa Top Espanha do banco Santander.

Agora, as 16h, está ocorrnendo a cerimônia de embarque no hotel Marriot  e  a noite, às 21h,  o grupo  embarca num vôo internacional, no  aeroporto de Guarulhos , rumo  à Espanha.

O grupo é formado por 81 pessoas entre estudantes e professores de 16 universidades brasileiras e da ONG AfroReggae.  Durante três semanas o grupo terá a oportunidade de estudar a língua e a cultura espanholas na Universidade de Salamanca – um dos mais tradicionais centros de ensino superior da Europa, além de aproveitarem alguns roteiros culturais e trocar experiências com estudantes de todo o mundo.
O retorno está previsto para o dia 27 de janeiro.
Os quatro participantes da UFOPA são:

HELENDER UENO SEELIG DE SOUZA
MARCIO ANTONIO DE ALCANTARA ABREU
RAFAHEL JEAN PARINTINS LIMA
ROSILDA PEREIRA DOS SANTOS

Rafahel Jean é ex bolsista do Projeto  Rádio pela Educação e um dos integrantes do Grupo de Trabalho de produção do Guia Pedagógico vol.09 do projeto.  Rosilda Pereira é  professora do Colégio Dom Amando e também nossa amiga pessoal e parceira  do projeto.

Das 16 universidades participantes, nove são da região Norte e fazem parte do Programa Amazônia 2020 – convênio do Santander Universidade com instituições de ensino superior da região Norte.

Em 2011, o Programa Top Espanha beneficiou 168 alunos e professores de 35 universidades brasileiras. No total, o programa recebeu 20 mil inscrições ao longo do ano.

As universidades participantes do Programa são UNICAMP, UNIFESP, FMU, FATEC, UFRP, UFOP, UFMS, UFRA, UNIFAP, UFAM, UFT, UFOPA, UFPA, UFAC, UFRR, UNIR.


Fonte:  UFOPA


06 DE JANEIRO - DIA DA GRATIDÃO


Você sente gratidão por quem e pelo quê?


É bastante comum nos pegarmos pedindo algo, não é verdade? Mesmo que não seja um pedido direto a alguém, mesmo que seja internamente: quero uma vida assim, um(a) namorado(a) daquele jeito, um carro com tal e tal acessório, uma nova oportunidade, uma relação de amizade que me proporcione tais sensações, um emprego em que as coisas funcionem assim...

E a lista vai seguindo... E com que regularidade você se vê agradecendo?

Neste 6 de janeiro, Dia da Gratidão, para ir acordando este sentimento aí dentro, lhe proponho algumas questões para reflexão:

    * Para você, o que significa gratidão?
    * Que imagem lhe vem à mente quando pensa na palavra gratidão?
    * A quem e ao que você é grato(a)?
    * Qual é a melhor lembrança que você tem em relação a esse tema?

Em primeiro lugar, é bom diferenciar gratidão de servidão, de compromisso eterno e de outras ideias errôneas que acabam trazendo mais peso do que leveza. Essa palavra, sim, é que se aproxima melhor da sensação de gratidão: leveza. É um calorzinho bom dentro do peito, uma sensação agradável que faz os olhos brilharem e o sorriso se abrir naturalmente.

A gratidão não tem hora certa nem protocolo a seguir. Aliás, tem hora certa, sim: agora!

Podemos acessar a gratidão ao ver que o sol está nascendo ou ao sentir seu calor suave tocando nossa pele ao final da tarde. Ela pode brotar ao receber uma mensagem carinhosa de alguém especial, alguém que é especial simplesmente por ser quem é e não por ter realizado "grandes feitos". As pessoas que nós amamos despertam esse sentimento bom e pronto, e podemos ser gratos por isso. Gratidão que pode ser relembrada em situações em que nos superamos, em que fizemos da queda um passo de dança, como diz o poeta. Podemos ser gratos pelos mestres que cruzaram nosso caminho, pelos gestos de amizade que aquecem nosso coração, pela confiança que depositaram em nós em qualquer âmbito e em qualquer momento da vida, pelas estradas que percorremos, por aquela flor que caiu da árvore diante de nós num dia de solidão e que nos fez ver aquele momento com outros olhos.

Um valor para a vida

Vejo a gratidão como algo que vai além de um sentimento, ela pode considerada um valor. Ela pode figurar entre valores como honestidade, gentileza, respeito, companheirismo.

E o que é um valor? 

Um valor é aquilo que sustenta e norteia as nossas ações. São aquelas coisas em que acreditamos e que nos fazem agir como agimos. Ter a gratidão como um valor significa uma mudança profunda na nossa experiência, nos faz ter um olhar diferenciado para reconhecer a beleza de cada momento. Ter a gratidão como um valor para a vida nos faz ter um maior interesse por tudo que nos cerca, nos faz assumir um compromisso radical com a felicidade. Essa tão procurada felicidade nada mais é do que estarmos enraizados no agora, é aquela vivência essencial de estarmos ligados ao Todo, de termos uma relação profunda com a vida. Ela nasce da gratidão que nos ancora e nos faz perceber a riqueza que há em tudo que nos propomos a observar de coração.


Aproveito esse momento para agradecer a você, por se propor a ler e sentir essas palavras que estou compartilhando aqui. E você, ao que pode ser grato agora mesmo? Alimente esse valor em sua vida. Alimente o seu gosto por ser feliz a cada instante, pelo que o instante apresenta, pelo que você é.


CONVITE

Não sou a areia
onde se desenha um par de asas
ou grades diante de uma janela.
Não sou apenas a pedra que rola
nas marés do mundo,
em cada praia renascendo outra.
Sou a orelha encostada na concha
da vida, sou construção e desmoronamento,
servo e senhor, e sou
mistério

A quatro mãos escrevemos este roteiro
para o palco de meu tempo:
o meu destino e eu.
Nem sempre estamos afinados,
nem sempre nos levamos
a sério.


Lya Luft

Extraído do livro "Perdas & Ganhos", Editora Record - Rio de Janeiro, 2003, pág. 12.



Foto: professora Mara Cassiana - Vila Amorim

ELISANGELA


Sutil, de passos sincronizados
Lá vai ela...
Toda bela.
Sorriso bonito, jeito agradável.
Doce e singela.
Lá vem ela...
Toda bela.
Jeito menina, anjo, mulher.
Feminina...
Feroz , felina?
Pura delicadeza, encantamento.
Como uma flor...
Tem pétalas virtuosas,
Aroma de rosas.
Encantamento, graça e poesia.



Socorro Carvalho