quinta-feira, abril 05, 2012

MENSAGEM AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Caros colegas,

Por sete anos, estivemos juntos, unindo nossa força, inteligência, sensibilidade, capacidade de ensinar e prender, esperança, sonho e ação no caminho da construção de uma educação libertadora, includente, humanizadora.

Aprendemos que para alcançar êxito em nossa caminhada é preciso ver os obstáculos não como problemas, mas como desafios a serem vencidos. Como uma grata oportunidade para exercitar nossa capacidade de transcendência.

Foram muitas vitórias e, para alcançá-las enfrentamos obstáculos de toda ordem. Porém, de todos eles, retiramos pequenas ou grandes lições que nos permitiram avançar com maior discernimento, zelo, cuidado e segurança.

Foi dos piores momentos que extraímos as melhores lições. Na busca de superação das adversidades, fortalecemos nossa capacidade de afrontamento, filtramos e apuramos nossos valores. Por isso, sinceramente, agradecemos a todos aqueles que nos criticaram, ou aqueles que, com sua ação ou omissão, tornaram mais difícil nossa caminhada. Experimentamos a preciosa verdade: “a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança e a esperança não engana.” (Rm5,3-5). E foi, justamente, a esperança que nos moveu e nos deu a certeza que nossa empreitada seria exitosa nos levando a transformar dificuldades em oportunidades de crescimento e superação.

Aprendemos a cultivar o respeito pessoal e profissional, a fraternura, o diálogo, a amizade, e a encarar a diversidade como elemento essencial na construção do respeito ao outro e a nós mesmos.

Compreendemos que o ato de educar deve ser encharcado de estética, ética e do cheiro da terra na qual pisa o educando. Assim, pensando, nos fortalecemos e formamos uma equipe comprometida, guerreira, engajada, diversa, porém, una no desejo de realizar o impossível, se necessário, para ver nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos recebendo o que é deles por direito: uma educação de qualidade, que valorize, antes de tudo, a pessoa humana em suas múltiplas dimensões.

Lembramos, mais uma vez, que só possuímos o momento presente, e é nele que residem todas as possibilidades. Existir é muito mais do que viver o hoje, é corporificar as palavras e com gestos concretos imprimir marcas positivas no mundo e transformá-lo, a partir de nós.

Se não foi possível realizar tudo o que sonhamos e planejamos, mas tudo o que fizemos foi com dedicação, zelo e compromisso.

Minha mais profunda gratidão a todos e a todas que com gestos concretos nos ajudaram a colocar a educação de Santarém no cenário nacional como Cidade Educadora; levando-a a ser reconhecida, como parte da Rede de Aprendizagem: município que Garante o Direito a Aprender; como Cultura Viva; como Ponto de Leitura, Ponto de Cultura; como Gestão Nota 10; como referencia em Educação ambiental; em educação e Diversidade, dentre outros reconhecimentos.

É tempo de travessia. Despeço-me aqui como Dirigente Municipal de educação, mas continuo com vocês, lada a lado, na defesa intransigente da qualidade social da educação pautada nos principio da equidade e da ética social e pessoal.
Que Deus abençoe a todos os homens e mulheres de boa vontade!


Profª. Lucineide Pinheiro