quinta-feira, abril 05, 2012

MENSAGEM AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Caros colegas,

Por sete anos, estivemos juntos, unindo nossa força, inteligência, sensibilidade, capacidade de ensinar e prender, esperança, sonho e ação no caminho da construção de uma educação libertadora, includente, humanizadora.

Aprendemos que para alcançar êxito em nossa caminhada é preciso ver os obstáculos não como problemas, mas como desafios a serem vencidos. Como uma grata oportunidade para exercitar nossa capacidade de transcendência.

Foram muitas vitórias e, para alcançá-las enfrentamos obstáculos de toda ordem. Porém, de todos eles, retiramos pequenas ou grandes lições que nos permitiram avançar com maior discernimento, zelo, cuidado e segurança.

Foi dos piores momentos que extraímos as melhores lições. Na busca de superação das adversidades, fortalecemos nossa capacidade de afrontamento, filtramos e apuramos nossos valores. Por isso, sinceramente, agradecemos a todos aqueles que nos criticaram, ou aqueles que, com sua ação ou omissão, tornaram mais difícil nossa caminhada. Experimentamos a preciosa verdade: “a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança e a esperança não engana.” (Rm5,3-5). E foi, justamente, a esperança que nos moveu e nos deu a certeza que nossa empreitada seria exitosa nos levando a transformar dificuldades em oportunidades de crescimento e superação.

Aprendemos a cultivar o respeito pessoal e profissional, a fraternura, o diálogo, a amizade, e a encarar a diversidade como elemento essencial na construção do respeito ao outro e a nós mesmos.

Compreendemos que o ato de educar deve ser encharcado de estética, ética e do cheiro da terra na qual pisa o educando. Assim, pensando, nos fortalecemos e formamos uma equipe comprometida, guerreira, engajada, diversa, porém, una no desejo de realizar o impossível, se necessário, para ver nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos recebendo o que é deles por direito: uma educação de qualidade, que valorize, antes de tudo, a pessoa humana em suas múltiplas dimensões.

Lembramos, mais uma vez, que só possuímos o momento presente, e é nele que residem todas as possibilidades. Existir é muito mais do que viver o hoje, é corporificar as palavras e com gestos concretos imprimir marcas positivas no mundo e transformá-lo, a partir de nós.

Se não foi possível realizar tudo o que sonhamos e planejamos, mas tudo o que fizemos foi com dedicação, zelo e compromisso.

Minha mais profunda gratidão a todos e a todas que com gestos concretos nos ajudaram a colocar a educação de Santarém no cenário nacional como Cidade Educadora; levando-a a ser reconhecida, como parte da Rede de Aprendizagem: município que Garante o Direito a Aprender; como Cultura Viva; como Ponto de Leitura, Ponto de Cultura; como Gestão Nota 10; como referencia em Educação ambiental; em educação e Diversidade, dentre outros reconhecimentos.

É tempo de travessia. Despeço-me aqui como Dirigente Municipal de educação, mas continuo com vocês, lada a lado, na defesa intransigente da qualidade social da educação pautada nos principio da equidade e da ética social e pessoal.
Que Deus abençoe a todos os homens e mulheres de boa vontade!


Profª. Lucineide Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...