quinta-feira, maio 24, 2012

LEMBRANÇAS...


No espelho infinito desse rio...
Vejo refletida minha saudade.
A paisagem bela
Do sol sobre as águas
São contrastes que se vestem.
Surgindo como  miragem de tua imagem
A encher meu peito de doce lembranças.
Lembranças minhas, tuas, nossas...
Lembranças de nós dois.



Socorro Carvalho


* Foto: Juruti Velho - por Isabel Cristina

ADIADA A ABERTURA DO V SALÃO DO LIVRO, EM SANTARÉM


Prezados Senhores,

A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria de Cultura (SMC) e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura informam que a abertura oficial do V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, evento integrante da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, foi transferida para o dia 26 de maio de 2012, às 18 horas, no Parque da Cidade. A mudança na data de abertura se deve ao fato de que a balsa que transportava os materiais dos expositores do evento sofreu um problema mecânico próximo ao município de Almeirim, adiando em um dia a chegada deste transporte em Santarém. Toda a programação prevista para o dia 25 de maio foi transferida para o dia 26, sábado.
As demais atividades do evento seguem conforme o calendário já divulgado pelos órgãos governamentais responsáveis pelo Salão. Importante ressaltar que o V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas estará aberto à visitação pública a partir das 14 horas deste sábado, com entrada gratuita.

Atenciosamente,

Prefeitura de Santarém
Governo do Estado do Pará

DE VOLTA PRA SANTARÉM...


Daqui de cima
Vejo meu rio
Minha mata
Nas asas de ferro
Vôo nesse Céu Tapajônico
Águas de encontram
Águas se vão
O que acalenta minha alma
A volta pra casa
O pássaro de ferro
Me leva de volta
Razante
Ao brilho
Do Tapajós
Que me acena ao meu encontro
Meu medo matei na mata florida
No solo de Wilson Fonseca
Minha Terra Querida...

Leíria Rodrigues




NOSSA SELEÇÃO DOS MELHORES SITES SOBRE A RIO+20 - PARTE II


Há três semanas escrevemos uma matéria sobre os melhores sites para se informar sobre a Rio+20. Com a proximidade da Conferência ─ falta agora menos de um mês para a reunião dos chefes de estados e de governo no Riocentro ─ muitos sites e telejornais estão tratando mais do tema, o que nos motivou a escrever essa segunda nota. Confira a nossa (segunda) seleção.


O Fantástico (TV Globo) iniciou no último domingo, 20/05, uma série de 5 reportagens de Sonia Bridi e Paulo Zero sobre o problema do excesso de população. Afinal, se já somos 7 bilhões de pessoas, há recursos para tanta gente? “Planeta Terra, lotação esgotada” discute os principais temas que serão tratados na Rio+20 e por isso entrou na nossa lista. As reportagens podem ser vistas no do programa.



O jornalista André Trigueiro lançou o blog chamado Mundo Sustentável no G1 para falar de sustentabilidade, assunto em que é especialista. O primeiro post do blog é exatamente sobre a Rio+20. 

Por falar em Trigueiro, o multifacetado jornalista também estreia uma coluna quinzenal no Jornal da Globo. A estreia é amanhã, quinta-feira, e o primeiro assunto da coluna será sobre energia eólica.



rádio CBN está com uma cobertura especial, com entrevistas e comentários de especialistas, quase sempre com a participação do colunista especializado em sustentabilidade, Sérgio Abranches, que foi um dos fundadores de Oeco e ex-colunista. Os áudios estão no site e vale muito a pena ouvir.



Como na primeira matéria, repetimos a pergunta: E você leitor, gostou da seleção? Tem outros bons sites a acrescentar a essa lista?



Fonte: Eco

RIO+20: NOSSA SELEÇÃO DOS MELHORES SITES SOBRE A CONFERÊNCIA

Falta pouco menos de dois meses para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Para ajudar o leitor de Oeco a se manter por dentro dos debates e preparativos, produzimos uma lista com os melhores sites sobre o assunto. 


Radar Rio+20 é um site feito pelo Instituto Socioambiental e apresenta a Conferência de maneira simples. Estão armazenadas as principais notícias do dia sobre a conferência, além de cartilha para download. O site oferece resumos para todos os principais temas em debate na conferência. Cada um deles tem uma bibliografia com link para os textos usados como fonte


USP Rio+20: Contribuições à Conferência das Nações Unidas. O mais importante dessa página são as teses e dissertações reunidas com temas que tratam dos assuntos da Rio+20. Os trabalhos foram defendidos entre 1992 e 2011. Há também artigos de especialistas da USP sobre outros temas da Conferência, como economia verde e agenda 21. 


O jornal carioca O Globo está investindo pesado na cobertura da Conferência. Basta olhar a edição diária do jornal para ver o destaque que o assunto está tendo nas suas edições. No link na editoria de economia há matérias, vídeos e fotos sobre o evento. 



O blog “entre colchetes”, da Folha de S. Paulo, é dedicado à cobertura dos bastidores da Conferência. Escrito pelo repórter Claudio Angelo, pretende traduzir a linguagem da diplomacia ambiental para o português. Faz parte da página especial da Folha de S. Paulo sobre a Conferência.



Estadão também criou sua página. Uma parte interessante é a possibilidade de pesquisar as notícias da Rio 92 noarquivo.



O site da revista Veja criou uma página especialmente dedicada ao assunto. Oferece matérias do arquivo digital sobre todos os encontros internacionais da ONU desde a Rio 92 até a Rio+20. Lá estão disponíveis documentos do Fórum Rio+5 e da Rio+10 (em Joanesburgo, 2002).



O programa da Globonews Cidades e Soluções, comandado pelo jornalista André Trigueiro, fez um especial sobre a opinião de jornalistas que cobriram a RIO 92. Vale a pena ver. Outra edição disponível na internet reúne a opinião de especialistas sobre a Rio+20



Fonte:O Eco

INTERNET NAS EMPRESAS E EMPRESAS NA INTERNET






Praticamente todas as empresas com dez ou mais funcionários no Brasil possuem computadores e acesso à internet (99% e 98% respectivamente). Os dados estão na 7ª pesquisa TIC Empresas 2011, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A pesquisa destaca também o aumento em índices como a posse de rede LAN com fio e sem fio, que alcançaram, respectivamente, 88% e 68% das empresas. O índice de proporção de empresas cujos funcionários têm acesso remoto ao sistema de computadores chegou a 46%. Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com 5,6 mil empresas.
Desde 2005, as atividades que utilizam Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) mais realizadas nas empresas analisadas são “enviar e receber e-mails” (99% delas declararam ter realizado esta atividade em 2011), “buscar informações sobre produtos ou serviços” (92%) e “outras buscas de informação e atividades de pesquisa” (84%).
“O cenário econômico brasileiro favorável parece ter contribuído para o crescimento regular da infraestrutura tecnológica das empresas brasileiras”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.
Outras atividades seguem estagnadas e são realizadas em menor proporção, como monitoramento de mercado (59%), uso de mensagens instantâneas (55%), recrutamento de pessoas (39%). O uso de conferência por vídeo via internet (24%) e a entrega de produtos on-line (13%) são realizados por um pequeno grupo de empresas.
De acordo com a pesquisa, 60% das empresas possuem um site ou página na internet e quase a totalidade dessas empresas (93%) os utiliza para oferecer informações institucionais.

Fonte: Boletim Fadesp




Acesse: www.radioruraldesantarem.com.br



A Rádio Rural de Santarém também acompanha a modernidade tecnológica e já  está na internet. Para você conectar e ouvir basta acessar: Aqui

Acompanhe a programação da melhor emissora AM do Oeste do Pará e fique por dentro das informações de Santarém, do Pará, da Amazônia, do Brasil e  do Mundo. Gente inteligente sintoniza  na gente RÁDIO RURAL DE  SANTARÉM!! Sintonize você TAMBÉM!!!!! 


Socorro Carvalho