terça-feira, junho 26, 2012

RÁDIO RURAL NA CÚPULA DOS POVOS


Durante duas semanas  a Rádio Rural esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento,   RIO + 20, com informações  direto da Cúpula dos Povos.


Do Rio de Janeiro Joelma Viana gestora da RNA – Rede de Notícias da Amazônia e coordenadora de jornalismo da emissora, dentro dos jornais da Rádio Rural,   manteve o ouvinte muito bem informado sobre os acontecimentos,  manifestações e andamentos das decisões  dentro do evento.




A  Rádio Rural participou da Cúpula dos Povos, por meio de parceria feita entre a ALER – Associação Latina Americana de  Educação  Radiofônica, do Equador e Rede de Notícias   da Amazônia , do Brasil.



Durante os dias de evento  uma grande equipe de profissionais estiveram trabalhando para levar a melhor informação ao público ouvinte. Compondo a equipe estava, também, Daleuson Menezes, ( o Dadá) diretor técnico da Rádio Rural.


 O QUE É A CÚPULA DOS POVOS?


A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que aconteceu  entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

Fotos: "emprestadas do face book da Joelma Viana "


Socorro  Carvalho


DECRETADA PRISÃO PREVENTIVA DE ATIVISTAS DO XINGU VIVO EM ALTAMIRA.


Informações que chegam agora de Altamira – PA, confirmam que acaba de ser decretada a prisão preventiva de 11 ativistas do Movimento Xingu Vivo para Sempre, que participaram do Seminário “Xingu + 23” de 13 a 20 de junho deste ano

Segundo fontes do Movimento, o pedido de habeas corpus preventivo, que tinha sido encaminhado pelo advogado Marco Apolo Leão, foi negado pela Juiza da 3 Vara Penal de Altamira.

Por sua vez a mesma Juiza acolheu o pedido da polícia civil e decretou a prisão preventiva dos 11 ativistas.
A polícia de Altamira, na tentativa de criar factóides em favor da NESA e do CCBM, já está considerando os ativistas como foragidos, quando na verdade são padres, freiras, pescadores, jornalistas e pessoas  ligadas aos Movimentos Sociais e dos Direitos Humanos. Todos com endereço fixo, profissão reconhecidas e sem antecedentes criminais.

Mais uma vez a justiça brasileira se coloca ao lado dos poderosos, criminalizando pessoas que optaram lutar em defesa da vida e dos povos do Xingu.

É SEMPRE ÓTIMO REENCONTRAR OS AMIGOS (AS)


Rô Almada e Antonio Maia estiveram  visitando Santarém , no mês passado.




Na vinda para o Brasil, Rô e Antonio, ainda passaram  algumas horas em Brasília, e estiveram com nossa amiga Dulce Gomes desfrutando de bons momentos.Sempre é bom revermos as pessoas que gostamos. Certamente deve ter sido um momento de muita alegria .

Em Santarém, também pude estar com o casal, na casa dos pais da Rô. Aonde  fui recebida pela  alegria e contentamento de dona  Francisca e seu João . o motivo? A visita da Rô, o encontro com a filha caçula e tudo mais. A felicidade era tanta que logo me senti contagiada pela  energia positiva de todos.

 Na rápida visita que fiz ao meu casal de amigos, pudemos desfrutar de  uma breve confraternização, regada a vinho e Chouriço( vindos  direto de Portugal). Um sabor delicioso. Segundo a Rô, era uma forma  de me deixarem a lembrança do sabor tradicional bastante apreciado da  Ilha de Sintra, em Portugal.

O nosso encontro foi rápido, mas muito agradável. Pouco tempo, para colocar em  dias tantos papos e novidades.  Depois, o pouco tempo e as ocupações diversas,  impossibilitaram-me de ficar  mais junto da dupla de amigos.





Rô e Antonio aproveitaram, ainda,  para estender a visita até  Porto Trombetas para uma visita e um abraço nas irmãs  Nilza, Zilda e os cunhados Gabriel ,Alexandre e família. Depois os dois seguiram  até Altamira , onde também foram  rever  Zelma , Pablo e família.  



Rô e Antonio, aproveitaram para um banho nas águas do Rio Tapajós, mesmo  com as praias submersas, nas águas do rio.

O casal já voltou a Europa. Oxalá, que possamos nos rever em breve e que  em cada vinda ao Brasil, tenha sempre na mala um espaço para dar carona a um litro daqueles bons vinhos do Porto.

Abraços, amigos. Foi ótimo estar com vocês. Rô Almada e Antonio, são  além de meus amigos, seguidores das Minhas Inspirações.

Socorro Carvalho