Os resultados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do
Ciclo de Alfabetização), avaliação inédita da qualidade da alfabetização das
crianças que concluíram o 3º ano (2ª série), revelam que, na média nacional,
56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do
ensino, e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões do País e
as redes de ensino (pública e privada).
A avaliação, uma parceria do Todos Pela Educação com o
Instituto Paulo Montenegro /IBOPE, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi aplicada no
primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais,
estaduais e particulares de todas as capitais do País.
"Esta iniciativa é importante pelos resultados que
expõe, mas também por sua contribuição para a construção de uma escala de
proficiência em leitura, escrita e matemática para os primeiros anos do Ensino
Fundamental", afirma Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela
Educação.
De acordo com Ana Lucia Lima, diretora-executiva do
Instituto Paulo Montenegro, "os resultados da Prova ABC também ressaltam a
necessidade de se combater as desigualdades de oferta entre as regiões e as
redes de ensino, que já se apresentam críticas neste final do ciclo de
alfabetização".
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