sexta-feira, julho 27, 2012

LANÇADA A 3ª EDIÇÃO DO CONCURSO APRENDER E ENSINAR TECNOLOGIAS SOCIAIS



Lançada essa semana, a terceira edição do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum.


O concurso premia professores da rede pública de ensino e de espaços não-formais de educação, como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ONGs que incentivam o debate sobre o uso de Tecnologias Sociais.


O objetivo do concurso é ampliar a divulgação e o conhecimento sobre tecnologias a favor do desenvolvimento sustentável das comunidades por meio do debate com professores, alunos do ensino fundamental e pessoas da comunidade.


As tecnologias sociais são soluções simples, de baixo custo, capazes de promover uma transformação social e o desenvolvimento social, onde a comunidade é protagonista e que podem ser reaplicadas em qualquer lugar.


O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu  duas mil, 640 inscrições de todo o Brasil.  Os vencedores foram ao Fórum Social Mundial, em Belém (PA).


Na segunda edição, em 2010, foram 3 mil e 075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, para participar do Forum Mundial que aconteceu em janeiro de 2011.


Nesta terceira edição os vencedores serão  anunciados no final do seminário, nos dias 9 e 10 de novembro, em Brasília. Na oportunidade eles vão participar do Fórum Social Mundial de 2013 e divulgar suas tecnologias em seminário organizado pela revista e pela Fundação.


Serão premiados seis professores, um de cada região do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) de nível fundamental e médio, e um de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 


Além disso, serão selecionados 64 finalistas, que irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, nos dias 9 e 10 de novembro, com todas as despesas pagas pelo Concurso. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu.


Todos os professores inscritos, ainda ganharão assinatura da Revista Fórum até fevereiro de 2013, uma publicação sobre Geração de Trabalho e Renda  e passarão a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar.


Inscrições a já podem ser feitas no no endereço eletrônico www.aprenderensinarts.com.br

Fonte: FBB


SABEDORIA ÍNDIGENA