sábado, novembro 24, 2012

FELIZ CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!!!


“A cidade  outra vez se embandeira, ganha enfeites de alegres quermesses. Chega festa de sua padroeira  grato ensejo de risos e preces...”(Hino da Festa)

 A cidade se agita, as pessoas ficam mais emotivas , o sol fica mais radiante e o luar parece cintilar de felicidade sobre nossa cidade. É a Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do povo católico santareno!!

Os sinos tocam, as lágrimas descem, os sorrisos se encontram e todas as emoções se contrastam numa única oração. “ Ave Maria que estais no Céu ... Santa Maria rogai por nós pecadores.”  O povo se une em cantos e orações, estamos em festa.

Sob o olhar atento  e sereno de Maria nos prostramos para glorificarmos  seu Santo Amor por nós. Em cada encontro um pedido, em cada pedido uma emoção, em cada emoção,   um perdão.  As lágrimas  lavam e levam  as dores, os sorrisos refletem a alegria pelo encontro com Maria, nossa Mãe!!

O cristão caminha  em mais um Círio!! No peito,  sentimento de amor e o nos pés descalços o sacrifício e a devoção. Promessas feitas se tornam graças alcançadas e ao mesmo tempo,  outras promessas  se renovam.  Enquanto, Maria atenta a cada filho(a) vai seguindo Linda e  Majestosa em procissão. 

Oh, Maria Imaculada Conceição obrigada pelo Seu Amor e sua proteção. Rogai por todos nós  cristãos  de Santarém e do Mundo a fora. 

Cure-nos, guarde-nos, proteja-nos, liberte-nos e caminhe  conosco em cada novo passo de nossa missão. Proteja todos os lares santarenos com Seu Manto Santo e que  cada lar possa receber o carinho e o afago  terno de Vossas mãos cheias  do Seu Amor de Mãe. E que a Vossa bondade se espalhe em todos os lares e,  especialmente, em cada coração.Para que assim, cesse a violência e as pessoas possam se ver como irmãos. Amém.

FELIZ CÍRIO!!

São os votos do blog Minhas Inspirações neste Círio 94 de Nossa Senhora da Conceição.




RÁDIO RURAL NO CÍRIO 2012


Já é neste domingo, dia 25 de novembro, o Círio de Nossa Senhora da Conceição. Tema de 2012: Maria, A vocacionada do Pai.

A Rádio Rural de Santarém estará transmitindo toda a programação já a partir deste sábado com a transladação e no do
mingo durante todo o Círio.

Sábado da transladação

Hoje, às  18h, a Rádio Rural apresentou  programa especial direto da igreja de São Sebastião. com apresentação de Ormano Queiroz de Sousa, com reportagens de Joelma Viana, Antonio Gualberto, Ercio Santos e Everaldo Cordeiro. Trabalhos técnicos de Francisco Daleuson Carvalho Menezes, Nonato Nascimento e Edilson Canto.

No Domingo, a partir das 4 da manhã você acompanha o especial do Círio na apresentação de Ronnie Dantas, reportagens de Alcindo Lima e Antonio Barreto.

Às 06h tem celebração eucarística e depois o Círio de número 94. Com Joelma Viana, Ronnie Dantas e Ercio Santos.

E todo uma equipe estará trabalhando para levar a melhor informação para nossos ouvintes: Jéssica Santos, Socorro Carvalho, Vanessa Pereira, Maiane Nascimento, Jota Sousa, Antonio Barreto e Alcindo Lima.

Você vai poder acompanhar todos os momentos pelo face e pelo site da Rádio Rural. 

Mande sua mensagem...E Feliz Círio!


MAIS UM CÍRIO DA CONCEIÇÃO



 por Pe. Sidney Canto

Mais uma vez os católicos santarenos saem às ruas para homenagear sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Mais um Círio, mais uma Festa... E se renovam nos corações a esperança, a fé e o amor fraterno.

O Círio de Nossa Senhora da Conceição nem é tão antigo assim (a Festa, entretanto o é). Iniciado em 1919, por iniciativa do Clero local, em substituição ao "Círio da Bandeira" (que era organizado pelas confrarias locais), o Círio de Nossa Senhora da Conceição foi mais uma iniciativa que, como dizemos "caiu no gosto do povo".

A caminhada já foi bem menor... No início era somente no que chamaríamos de "Cidade Velha". Os que saíam da Igreja de São Sebastião iam pela Rui Barbosa, desciam pela Travessa 15 de Novembro (ou Francisco Corrêa), pegavam a Floriano Peixoto em direção à Praça Rodrigues dos Santos, onde fazia a curva em direção à Catedral (pela Siqueira Campos). Esses são os nomes atuais das ruas que antes tinham outros nomes e não tinham asfalto nem concreto, indo o povo pelo chão de terra.

Mas não foi somente da Igreja de São Sebastião de onde saíram os primeiros Círios... Ainda na década de 1920, pelo menos por três vezes, o Círio saiu da Igreja de São Raimundo Nonato, no bairro da Aldeia, e não da igreja atual, mas da antiga construção, que remonta ao século XIX, onde o Padre João Fernandes celebrava suas missas para os índios que ainda moravam em Santarém...

E a cidade foi crescendo, o número de habitantes aumentou, e o Círio foi se modificando... O trajeto foi sendo alterado conforme a cidade crescia, as homenagens também, algumas até nem existem mais. Podemos citar o "Carro dos Anjos" (que em determinado momento já levava mais adultos do que anjinhos propriamente dito), a "Cavalaria" (que apesar da beleza tinha o inconveniente da "sujeira" produzida pelos cavalos em meio à multidão), o "Carro de Foguetes" (que por motivos de segurança foi retirado do meio da procissão) entre outras coisas...

Para ilustrar, passo a relatar o que o "Programa da Festa" do ano de 1926 nos dizia sobre a organização do Círio daqueles tempos: "A ordem desse extraordinário cortejo é a seguinte: à frente, abrindo-o, o Carro dos Foguetes. Logo após formarão ala os meninos das escolas do catecismo, seguido da Congregação dos Marianos, Associações Aloysianos e Vicentinos. Virá em seguida a "Sinfonia Franciscana". Em continuação irão as alunas do Orfanato Santa Clara, as Filhas de Maria com o seu estandarte, seguidas das Irmãs Clarissas. No centro irá a grande legião de Anjos, depois da qual formarão ala a Pia União de Santo Antonio com o seu estandarte, a confraria do Santo Rosário e o Apostolado da Oração com o seu estandarte. Em seguida irá o ANDOR com a imagem da Excelsa Rainha do Céu, Nossa Senhora da Conceição, que do alto do seu trono abençoará o povo santarense. Devido ordem superior eclesiástica, FOI SUPRIMIDA A BERLINDA E A CORDA DE QUE SE COMPUNHA ESTE PRÉSTITO (o grifo é meu). Seguidamente irá a banda de música do professor Raimundo Fona, indo depois a grande massa popular". Olhando para o texto acima, quanta coisa já não mudou no nosso Círio?

O Círio ficou sem berlinda e corda até o início da Década de 1970, quando o nosso querido "Machadinho" reintroduziu estes símbolos na procissão. As imagens e as berlindas, também já mudaram várias vezes. Hoje, algumas mudanças ainda vão acontecendo e acréscimos ainda estão sendo feitos. Tudo para que o antigo permaneça e o novo ocupe seu lugar nas tradições...

E o Círio hoje está aí, às nossas ruas, às nossas portas... Sobrevivendo, mesmo com todas as mudanças, pois as tradições até podem mudar ou se adaptar aos novos tempos. Somente uma coisa não mudou nestes anos todos: a fé do povo Santareno, que neste período se irmana, se reúne e celebra a Festa de sua padroeira, o Natal antecipado da foz do Tapajós...

Fonte: Site do Círio