quarta-feira, março 27, 2013

CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL É INAUGURADO EM FOZ DO IGUAÇU


Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio do fomento e da reaplicação de tecnologias sociais, foi inaugurado  em 13 de março, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Centro de Referência em Tecnologia Social, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Itaipu Binacional.  O Centro será um espaço que congregará as diversas tecnologias sociais que o Brasil dispõe. Desde 2001, a Fundação BB certifica e fomenta essas tecnologias – produtos, técnicas ou metodologias inovadoras que representam efetivas soluções de transformação social.

Para o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, a inauguração do Centro garantirá a introdução do tema tecnologia social entre a comunidade. “Para a Fundação PTI, é uma honra inaugurar o Centro de Referência em Tecnologia Social como resultado de uma articulação feita em conjunto com a Fundação Banco do Brasil e a Itaipu Binacional. Este espaço será um ponto de encontro entre todos os atores que tem a responsabilidade de levar o tema tecnologia social para conhecimento de todos”, disse.

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Steit, destacou a preocupação da Fundação BB em criar centros em regiões fronteiriças. “A Fundação Banco do Brasil já ajudou a criar outros centros pelo País e, recentemente, passamos a olhar para as regiões fronteiriças. Nosso objetivo é contribuir com o processo crescente de integração. Também criaremos centros nas fronteiras do Brasil com o Uruguai e a Bolívia”, pontuou.

“É a união de esforços que muda a realidade da comunidade. O Centro é um importante instrumento de integração, que levará instrução e conhecimento. Esta é a rede do bem, que só busca o desenvolvimento, levando à prosperidade ao nosso País”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

O evento também foi prestigiado pelo gerente de Parcerias, Articulações e Tecnologia Social da Fundação BB, Jefferson D’Avila de Oliveira; pelo diretores da Itaipu Nelton Friedrich, de Coordenação; Cezar Eduardo Ziliotto, Jurídico; e Margaret Groff, Finaceira Executiva; pelo diretor técnico da Fundação PTI, Cláudio Osako; e pelo assessor internacional da Secretária-Geral da Presidência da República, Murilo Vieira Komniski.

Rede de Tecnologias Sociais para o Mercosul

Representantes de diversas instituições latino-americanas que desenvolvem projetos na área de tecnologias sociais participaram do encontro que apresentou a Rede de Tecnologias Sociais para o Mercosul, no PTI. O encontro antecedeu a inauguração do Centro de Referência em Tecnologias Sociais.

Tânia Judite, coordenadora da Rede, apresentou o projeto-piloto de uma plataforma virtual que permitirá a interação entre as diversas comunidades que trabalham na área. Semelhante às rede sociais, a ferramenta foi desenvolvida em software livre e também servirá como um agregador de conteúdos relacionados ao tema e divulgados pelas instituições parceiras.

A plataforma também contará com comunidades, grupos de discussões e divulgação de eventos. “Nosso objetivo é levar o conhecimento sobre as tecnologias sociais e promover a integração entre os parceiros”, finalizou Tânia.


                                                                                                                                            Fonte: FBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...