quarta-feira, março 27, 2013

CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL É INAUGURADO EM FOZ DO IGUAÇU


Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio do fomento e da reaplicação de tecnologias sociais, foi inaugurado  em 13 de março, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Centro de Referência em Tecnologia Social, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Itaipu Binacional.  O Centro será um espaço que congregará as diversas tecnologias sociais que o Brasil dispõe. Desde 2001, a Fundação BB certifica e fomenta essas tecnologias – produtos, técnicas ou metodologias inovadoras que representam efetivas soluções de transformação social.

Para o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, a inauguração do Centro garantirá a introdução do tema tecnologia social entre a comunidade. “Para a Fundação PTI, é uma honra inaugurar o Centro de Referência em Tecnologia Social como resultado de uma articulação feita em conjunto com a Fundação Banco do Brasil e a Itaipu Binacional. Este espaço será um ponto de encontro entre todos os atores que tem a responsabilidade de levar o tema tecnologia social para conhecimento de todos”, disse.

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Steit, destacou a preocupação da Fundação BB em criar centros em regiões fronteiriças. “A Fundação Banco do Brasil já ajudou a criar outros centros pelo País e, recentemente, passamos a olhar para as regiões fronteiriças. Nosso objetivo é contribuir com o processo crescente de integração. Também criaremos centros nas fronteiras do Brasil com o Uruguai e a Bolívia”, pontuou.

“É a união de esforços que muda a realidade da comunidade. O Centro é um importante instrumento de integração, que levará instrução e conhecimento. Esta é a rede do bem, que só busca o desenvolvimento, levando à prosperidade ao nosso País”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

O evento também foi prestigiado pelo gerente de Parcerias, Articulações e Tecnologia Social da Fundação BB, Jefferson D’Avila de Oliveira; pelo diretores da Itaipu Nelton Friedrich, de Coordenação; Cezar Eduardo Ziliotto, Jurídico; e Margaret Groff, Finaceira Executiva; pelo diretor técnico da Fundação PTI, Cláudio Osako; e pelo assessor internacional da Secretária-Geral da Presidência da República, Murilo Vieira Komniski.

Rede de Tecnologias Sociais para o Mercosul

Representantes de diversas instituições latino-americanas que desenvolvem projetos na área de tecnologias sociais participaram do encontro que apresentou a Rede de Tecnologias Sociais para o Mercosul, no PTI. O encontro antecedeu a inauguração do Centro de Referência em Tecnologias Sociais.

Tânia Judite, coordenadora da Rede, apresentou o projeto-piloto de uma plataforma virtual que permitirá a interação entre as diversas comunidades que trabalham na área. Semelhante às rede sociais, a ferramenta foi desenvolvida em software livre e também servirá como um agregador de conteúdos relacionados ao tema e divulgados pelas instituições parceiras.

A plataforma também contará com comunidades, grupos de discussões e divulgação de eventos. “Nosso objetivo é levar o conhecimento sobre as tecnologias sociais e promover a integração entre os parceiros”, finalizou Tânia.


                                                                                                                                            Fonte: FBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com