quinta-feira, abril 11, 2013

HOJE QUERO SONHAR CONTIGO...


Não tenho o hábito de sonhar, mas nesta noite quero sonhar  contigo.
E nesse sonhar quero  poder  roubar –te inteiro , sem medo dos  pesadelos .
Hoje só queria te sonhar .
Para  acordar de manhã  sentindo ainda  teu sabor e respirando o teu cheiro...
Mesmo que seja  apenas dentro de meus mais extasiantes devaneios.
Agora vou dormir...
ZZZZzzzzzzzzz...
Quem sabe eu consiga te encontrar em meus sonhos mais loucos...
Quem sabe... até logo!!



Socorro Carvalho

INDÍGENA BRASILEIRO RECEBE O PRÊMIO HEROI DA FLORESTA



Almir Narayamoga, líder do povo Surui, de Rondônia, foi o vencedor para América Latina e Caribe; ele conseguiu parcerias com o Banco Mundial e o Google Earth para projetos de proteção da floresta Amazônica.

O líder indígena da tribo Paiter-Surui, de Rondônia, no norte do Brasil, recebeu na quarta-feira (10) o prêmio Heroi da Floresta. Almir Narayamoga é o vencedor para a América Latina e Caribe, pelo trabalho que tem feito em prol de sua comunidade e da proteção da floresta Amazônica.

A premiação ocorreu durante a 10ª sessão do Fórum sobre Florestas das Nações Unidas, em Istambul, na Turquia. Os outros Herois da Floresta são dos Estados Unidos, Ruanda, Tailândia e Turquia.

Projetos

O indígena brasileiro conseguiu negociar com o governo a construção de escolas e postos de saúde para o povo Surui. Com o Banco Mundial, Almir Narayamoga conquistou a reforma de um programa de desenvolvimento, para que grupos indígenas pudessem ser beneficiados.

Em Istambul, o líder indígena explicou a jornalistas que sua comunidade começou a sofrer extinção após o primeiro contato com não-indígenas, em 1968.

Clima

“Meu povo foi reduzido de 5 mil para 292 pessoas. Então quando me tornei, aos 17 anos, líder do povo Surui, eu comecei a diagnosticar como eu poderia buscar soluções (para problemas) enfrentados pelo meu povo. Um instrumento importante é diálogo, consciência, respeito e valor da cultura e da floresta. Não estou dizendo que a floresta tem que ser intocável, mas tem que ser usada com responsabilidade, com respeito e com estratégia.”

Almir Narayamoga lembra que a preservação é importante porque as florestas trazem equilíbrio climático. O líder Surui conseguiu uma parceria com o Google Earth, para que os indígenas aprendessem a usar a tecnologia digital e assim, monitorar e mapear a floresta onde vivem.

O “Heroi da Floresta” também criou um plano de 50 anos, para a conservação em larga escala da Amazônia.