segunda-feira, abril 22, 2013

SEMINÁRIO DISCUTE DÍVIDAS DOS CLUBES


A Câmara dos Deputados vai sediar no próximo dia 24 de abril o seminário “Gestão Financeira e Formação dos Atletas nos Clubes de Futebol”. O evento foi proposto pelo presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Romário (PSB-RJ), e terá a apresentação do anteprojeto de Lei PROFORTE, proposição que prevê que o valor da dívida fiscal dos clubes seja revertido na produção esportiva em modalidades olímpicas.

O esboço do projeto será apresentado pelo autor, deputado Vicente Cândido (PT-SP). De acordo com a proposição, os clubes deverão pagar de 10% da dívida por parte dos clubes e os 90% restantes serão compensados com investimentos nas divisões de base do esporte.  Estima-se que a dívida dos clubes com o INSS, Fundo de Garantia e Imposto de Renda some hoje R$ 4 bilhões.
Foram convidados para o debate o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da CBF, José Maria Marin, além de representantes de clubes, como Flamengo e Corinthians, da Receita Federal, do INSS e o Superintendente Nacional das Loterias.             

Romário, que já declarou ser contra a anistia dos clubes e considera a porcentagem de 10% muito baixa. Ele defende o pagamento de, no mínimo, 30% do valor devido. “Acho a ideia do projeto muito boa, espero que com essas mudanças, os clubes tenham mais responsabilidade e profissionalizem as administrações. Principalmente porque considero fundamental a responsabilidade civil e criminal dos dirigentes que causarem prejuízo aos clubes”, declara Romário.

Acessibilidade: O seminário contará com recurso de interpretação de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).