terça-feira, dezembro 08, 2015

MINHA HOMENAGEM À FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Hoje, 08 de dezembro de 2015, é o dia de celebração de  Nossa Senhora da Conceição. Um dia especial, principalmente, ao povo católico  da minha amada Santarém. 


Um dia de festa, agradecimento e alegria. Dia de arraial, encontro com as amizades e de reunir com a família. Para os filhos distantes, o dia hoje é de uma imensa saudade. Saudade do calor da família, da cidade, do clima festivo que se cria naquele torrão, das rádios tocando o hino da Festa e o passeio na praça da Matriz no tradicional arraial. Um passeio especial e muito  recheado de bons encontros e inspiração. Tudo é poesia em meu lindo rincão. Até parece que a natureza se congratula e faz do dia um verdadeiro espetáculo em cada canto da cidade. O vento  que vem do Tapajós, o sol que aquece os dias e o canto de Ray Brito a ecoar como nossa voz. “Rogai sempre mãezinha por nós”. Tudo é singular, ímpar, belo. Os camelôs, as barracas, as crianças correndo, o aroma das fragrâncias que se misturam da multidão sobre a orla, uma completa sintonia que agasalha emoção.   A paisagem da Catedral com suas magnas e iluminadas torres, num reluzir de luzes e cores é tão única.


Aos pés da Santa olhares e orações, em devoção,  se entrelaçam num mesmo espaço.  Enquanto no coração há sempre um motivo diferente para contemplar a Mãe. E Ela do alto de sua berlinda fica a tudo escutar com seu singelo olhar de afeto e compreensão. E de repente é como se naquele olhar ela pudesse dizer tantas coisas e,  mesmo no seu mais profundo silencio,  consegue acalmar e emocionar até o  mais rígido coração.



Hoje no Dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição estou distante da minha terrinha e as emoções dominam meus olhos  que inquietos buscam na amplidão uma tentativa de acalentar essa saudade,  que ora pulsa em meu  coração. A distância geográfica é grande, mas não maior que a fé da oração que nos une em devoação. Portanto,  perto ou longe rezamos juntos à Virgem da Conceição.

Hoje só quero agradecer. Obrigada Mãe por tantas bênçãos e provações. Obrigada pela minha família e pelo Dom  maravilhoso da vida. Que Sua interseção junto ao Seu Filho Jesus Cristo seja infinda.


Abençoa - nos  Mãe! Abençoa todo o povo lindo da cidade de Santarém... Esta mesma “Santarém do folclore bonito, das canções e do azul Tapajós". Hoje aos  céus faz subir esse grito: ROGAI SEMPRE MAEZINHA POR NÓS. Amém.




Socorro Carvalho

Desconheço as autorias da foto e  do video

08 DE DEZEMBRO - ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Foto: Graça Gonçalves

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça: (fazer o pedido); para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

AOS OLHOS DO POETA TUDO É POESIA

Foto: Nilson Vieira
O vento que passa tocando  a pele
Tem  carícia de verso.
O banzeiro do rio tem aroma,  fragrância
Tem cheiro de vida a perfumar.
O pescador solitário, que passa no fim  de tarde
Tem a fotografia perfeita para retratar.
O pássaro que voa, canta
Tem a maestria  mais doce a inebriar.
A pessoa que passa distraída  nas ruas e avenidas
Tem simplicidade natural no andar.
A voz gritada, sussurrada, falada
Tem presença de vida, coração a pulsar...
Em cada simples instante
Tem insigne poesia no  olhar do poeta.


Socorro Carvalho