terça-feira, dezembro 08, 2015

MINHA HOMENAGEM À FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Hoje, 08 de dezembro de 2015, é o dia de celebração de  Nossa Senhora da Conceição. Um dia especial, principalmente, ao povo católico  da minha amada Santarém. 


Um dia de festa, agradecimento e alegria. Dia de arraial, encontro com as amizades e de reunir com a família. Para os filhos distantes, o dia hoje é de uma imensa saudade. Saudade do calor da família, da cidade, do clima festivo que se cria naquele torrão, das rádios tocando o hino da Festa e o passeio na praça da Matriz no tradicional arraial. Um passeio especial e muito  recheado de bons encontros e inspiração. Tudo é poesia em meu lindo rincão. Até parece que a natureza se congratula e faz do dia um verdadeiro espetáculo em cada canto da cidade. O vento  que vem do Tapajós, o sol que aquece os dias e o canto de Ray Brito a ecoar como nossa voz. “Rogai sempre mãezinha por nós”. Tudo é singular, ímpar, belo. Os camelôs, as barracas, as crianças correndo, o aroma das fragrâncias que se misturam da multidão sobre a orla, uma completa sintonia que agasalha emoção.   A paisagem da Catedral com suas magnas e iluminadas torres, num reluzir de luzes e cores é tão única.


Aos pés da Santa olhares e orações, em devoção,  se entrelaçam num mesmo espaço.  Enquanto no coração há sempre um motivo diferente para contemplar a Mãe. E Ela do alto de sua berlinda fica a tudo escutar com seu singelo olhar de afeto e compreensão. E de repente é como se naquele olhar ela pudesse dizer tantas coisas e,  mesmo no seu mais profundo silencio,  consegue acalmar e emocionar até o  mais rígido coração.



Hoje no Dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição estou distante da minha terrinha e as emoções dominam meus olhos  que inquietos buscam na amplidão uma tentativa de acalentar essa saudade,  que ora pulsa em meu  coração. A distância geográfica é grande, mas não maior que a fé da oração que nos une em devoação. Portanto,  perto ou longe rezamos juntos à Virgem da Conceição.

Hoje só quero agradecer. Obrigada Mãe por tantas bênçãos e provações. Obrigada pela minha família e pelo Dom  maravilhoso da vida. Que Sua interseção junto ao Seu Filho Jesus Cristo seja infinda.


Abençoa - nos  Mãe! Abençoa todo o povo lindo da cidade de Santarém... Esta mesma “Santarém do folclore bonito, das canções e do azul Tapajós". Hoje aos  céus faz subir esse grito: ROGAI SEMPRE MAEZINHA POR NÓS. Amém.




Socorro Carvalho

Desconheço as autorias da foto e  do video

08 DE DEZEMBRO - ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Foto: Graça Gonçalves

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça: (fazer o pedido); para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

AOS OLHOS DO POETA TUDO É POESIA

Foto: Nilson Vieira
O vento que passa tocando  a pele
Tem  carícia de verso.
O banzeiro do rio tem aroma,  fragrância
Tem cheiro de vida a perfumar.
O pescador solitário, que passa no fim  de tarde
Tem a fotografia perfeita para retratar.
O pássaro que voa, canta
Tem a maestria  mais doce a inebriar.
A pessoa que passa distraída  nas ruas e avenidas
Tem simplicidade natural no andar.
A voz gritada, sussurrada, falada
Tem presença de vida, coração a pulsar...
Em cada simples instante
Tem insigne poesia no  olhar do poeta.


Socorro Carvalho

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...