terça-feira, dezembro 08, 2015

MINHA HOMENAGEM À FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Hoje, 08 de dezembro de 2015, é o dia de celebração de  Nossa Senhora da Conceição. Um dia especial, principalmente, ao povo católico  da minha amada Santarém. 


Um dia de festa, agradecimento e alegria. Dia de arraial, encontro com as amizades e de reunir com a família. Para os filhos distantes, o dia hoje é de uma imensa saudade. Saudade do calor da família, da cidade, do clima festivo que se cria naquele torrão, das rádios tocando o hino da Festa e o passeio na praça da Matriz no tradicional arraial. Um passeio especial e muito  recheado de bons encontros e inspiração. Tudo é poesia em meu lindo rincão. Até parece que a natureza se congratula e faz do dia um verdadeiro espetáculo em cada canto da cidade. O vento  que vem do Tapajós, o sol que aquece os dias e o canto de Ray Brito a ecoar como nossa voz. “Rogai sempre mãezinha por nós”. Tudo é singular, ímpar, belo. Os camelôs, as barracas, as crianças correndo, o aroma das fragrâncias que se misturam da multidão sobre a orla, uma completa sintonia que agasalha emoção.   A paisagem da Catedral com suas magnas e iluminadas torres, num reluzir de luzes e cores é tão única.


Aos pés da Santa olhares e orações, em devoção,  se entrelaçam num mesmo espaço.  Enquanto no coração há sempre um motivo diferente para contemplar a Mãe. E Ela do alto de sua berlinda fica a tudo escutar com seu singelo olhar de afeto e compreensão. E de repente é como se naquele olhar ela pudesse dizer tantas coisas e,  mesmo no seu mais profundo silencio,  consegue acalmar e emocionar até o  mais rígido coração.



Hoje no Dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição estou distante da minha terrinha e as emoções dominam meus olhos  que inquietos buscam na amplidão uma tentativa de acalentar essa saudade,  que ora pulsa em meu  coração. A distância geográfica é grande, mas não maior que a fé da oração que nos une em devoação. Portanto,  perto ou longe rezamos juntos à Virgem da Conceição.

Hoje só quero agradecer. Obrigada Mãe por tantas bênçãos e provações. Obrigada pela minha família e pelo Dom  maravilhoso da vida. Que Sua interseção junto ao Seu Filho Jesus Cristo seja infinda.


Abençoa - nos  Mãe! Abençoa todo o povo lindo da cidade de Santarém... Esta mesma “Santarém do folclore bonito, das canções e do azul Tapajós". Hoje aos  céus faz subir esse grito: ROGAI SEMPRE MAEZINHA POR NÓS. Amém.




Socorro Carvalho

Desconheço as autorias da foto e  do video

4 comentários:

  1. Minha Nossa Senhora.... uma "santarena" aqui no meu blog...
    Terra adorada, quente, de gente linda, bonita, mulheres belas.... Pará querido, onde aprendi muito, fiz muitos amigos.... terra querida minha querida Belém....
    Uma honra recebê-la aqui no meu blog....
    Posso te seguir?????

    ResponderExcluir
  2. Minha Nossa Senhora.... uma "santarena" aqui no meu blog...
    Terra adorada, quente, de gente linda, bonita, mulheres belas.... Pará querido, onde aprendi muito, fiz muitos amigos.... terra querida minha querida Belém....
    Uma honra recebê-la aqui no meu blog....
    Posso te seguir?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Obrigada pelo carinho e respeito por nós do Pará, do Tapajós. Sinta - se acolhido e muito bem vindo!! Bjos no coracao

      Excluir
    2. Que maravilha!! Obrigada pelo carinho e respeito por nós do Pará, do Tapajós. Sinta - se acolhido e muito bem vindo!! Bjos no coracao

      Excluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com