quinta-feira, setembro 08, 2016

ESCOLA ECILA NOBRE, MAIS UMA VEZ, SE DESTACA EM NOTA DO IDEB


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora ECILA  NOBRE DOS SANTOS, no bairro da Conquista, ocupa pelo terceiro ano consecutivo o PRIMEIRO lugar no IDEB – índice de Desenvolvimento Escolar, no Município de Santarém, com a Nota 6,1.

O resultado com a melhor nota ocorre, exatamente, no ano em que a Semana da Pátria, em Santarém, trouxe como tema: “Os Heróis da Educação: Ontem, hoje e sempre”.

Tema mais do que válido para prestar, de forma antecipada, uma homenagem justa à Gestora da Escola Rosângela Teles e toda sua equipe,  que juntas são incansáveis na lida de cada dia, na bonita e dedicada Missão de Educar.

Resultado de um trabalho feito em Equipe,  com empenho, envolvimento, compromisso e responsabilidade de cada profissional que presta serviços naquela escola e que dessa forma contribui para o fortalecimento de um ensino de qualidade. Trabalho conjunto que preza pela aprendizagem e que busca construir dias melhores ao seu alunado, por acreditar que o trabalho flui melhor quando feito através da união entre família e escola.

São profissionais heróis e heroínas que dia a dia estão na luta onde a arma mais potente é o conhecimento adquirido por meio da Educação. Malala adolescente vencedora do Nobel da Paz diz que : “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução”. Concordo com as palavras de Malala. Pensamento que muito bem representa o trabalho da Equipe Ecila Nobre que vê na Educação a melhor condução para transformar o Mundo.

Com esse pensamento de acreditar na capacidade de transformação por meio da Educação é que a Escola Ecila Nobre desponta na frente com seu resultado. E segue cotidianamente a zelar por cada aluno e aluna, que compõem o quadro de discentes da instituição.

Uma escola que educa com princípios cívicos, cristãos e social ofertando aos seus pequenos estudantes a oportunidade de se sentirem amados, respeitados e acolhidos.

Escola parceira de grandes projetos, entre eles, o Rádio Pela Educação  da  Diocese de Santarém, que através do Programa Para Ouvir e Aprender leva através do rádio  novas concepções e,  com isso,  disseminando entre seus alunos  indagações diversas, instigando-os às pesquisas, aguçando-os às novas descobertas e os  levando às reflexões com sede de aprender e fazendo isso com a colaboração de seus educadores e educadoras com a  Ética de educar com sabedoria e amor.

Escola que respeita com vigor os Direitos das Crianças e Adolescentes,  com participação na construção do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santarém.
A nota do IDEB é apenas uma simbologia que vem como ânimo e estimulo para novas inspirações e aspirações de novas conquistas.

 Porém, é acima de tudo o efeito de um trabalho abençoado e feito com amor. Certamente, que eles e elas, são heróis e heroínas da Educação e merecem Nota 10. Nota 10 pela competência e dedicação com as quais realizam esse trabalho bonito e constante. Um trabalho   feito com paciência, respeito e que faz toda a diferença na vida de cada menino e menina, que estudou ou estuda na escola.

Para terminar esse registro, deixo à equipe Ecila Nobre um pensamento de Rubens Alves quando disse que: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Rubem Alves. Portanto, são: “Os Heróis da Educação: Ontem, hoje e sempre”.



O que é o Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.


O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Origem do Ideb

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.


Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).


Socorro Carvalho
Com informações do IDEB – G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...