quarta-feira, dezembro 07, 2016

RECITAL EM CONSTRUÇÃO...

O recital : “Canta a tua aldeia e serás universal” vem sendo construído ao longo do ano, por meio das atividades desenvolvidas pelo grupo de crianças,  sob a coordenação da Professora e Cantora Priscila Castro e os professores de música que acompanham as crianças nos ensaios, no Projeto.

No local improvisado as crianças recebem o acompanhamento, ensaiam, cantam e encantam com a harmonia musical,  que ecoa suave por salas e corredores dos fundos da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Liberdade. Porém, antes da afinação tem todo um preparo de organização de posturas e afinação de equipamentos.

 Nessa hora, de forma silenciosa, as crianças aprendem juntas através dos gestos o sentido real  da solidariedade. Solidariedade que vem na afinação do violão, na troca de informações, na amizade, no diálogo, quando eles e elas aprendem valores e respeito para com o outro. Sem falar da alegria que toma conta e se expressa no sorriso bonito que vem de cada rosto enfeitando o espaço. De forma conjunta o grupo se ajuda, com isso, aprendem uma infinidade de valores e virtudes de um jeito muito legal.

O Projeto Sementes Musicais assim como as plantas necessitam serem regadas e tratadas com cuidado e carinho, para que possam germinar bonitas e cheias de vigor. Esse regar vem das mãos da coordenadora Priscila Castro,  que nos dias de ensaio se desdobra em mil e umas funções. Então,  arregaça as mangas para organizar instrumentos, ajudar a passar o som e repassar as orientações necessárias a cada uma e cada um. Mas não é só isso, ela também carrega e arruma os instrumentos para os meninos e meninas, que depois de tudo arrumando cantam felizes feito passarinhos com amor e o ardor da afinação.

São crianças, adolescentes, mas igual gente grande cada uma delas vê a música  com seriedade e a emoção admiráveis,  sempre com o compromisso de tocar e tocar bem. Na flauta, no violão, na bateria ou no teclado o importante é a dedicação e isso é o que eles e elas mais têm.

A dedicação e o amor dessa criançada nos inspiram a regar essas pequenas sementes, SEMENTES MUSICAIS. 

O resultado de toda a dedicação eles e elas mostrarão, neste sábado,  pondo em prática todo esse aprendizado desafiador  no Recital: : “Canta a tua aldeia e serás universal” que  ocorrerá neste dia 10 de dezembro, no Teatro Vitória, a partir das 19h:30. A entrada tem o preço simbólico de R$ 5,00 e  doação  de um livro, que pode ser novo ou usado.

Aguardamos você!!

Socorro Carvalho

HOJE VI O SOL... ( Para meu neto Pedro Luiz Filho)


Hoje caminhando na rua vi o sol se pondo. Era um lindo espetáculo. A tarde findava e exuberante ele se exibia a cintilar uma paisagem cheia de beleza e esplendor. Meus olhos contentes contemplavam aquele por do sol, enquanto tua imagem se desenhava em minha mente cheia de saudade. A grandeza do sol era semelhante a imensidão do meu amor. A beleza daquele sol tinha a alegria do teu sorriso mais lindo. E de tanto encanto só pensava em ti, meu neto querido. De repente, meus pés caminhavam flutuando na brisa que passava deixando o teu cheiro, perfumando minha estrada. Era um doce aroma de saudade. Saudade do teu belo sorriso a alegrar minhas madrugadas. Metáforas me dominavam enquanto caminhava. O por do sol era a mais linda imagem a encher de esperança e poesia cada espaço. Continuei a caminhar e observar a beleza da tarde. O cenário, os carros, as pessoas tudo parecia mágico em meus passos. Era minha mente de vó cheia de saudade. Saudade de ti, amor da vovó... Hoje vi o sol, no fim da tarde e senti uma imensa saudade...



Socorro Carvalho
Foto: Nilson Vieira