sexta-feira, novembro 28, 2008

MENSAGEM DE Pe. AURICÉLIO PAULINO


14ª CAMINHADA DE FÉ COM MARIA.
Mojui dos Campos – Santarém. Brasil. 37 Km
“Maria, discípula missionária, a serviço da vida plena”



Roma, 25 de novembro de 2008.

90º Círio da Conceição.

Querida Coordenação da 14ª Caminhada de Fé com Maria e queridos(as) caminhantes.
Que a paz, a energia e a luz do Espírito Santo ilumine a todos.

Uma saudação especial a cada coordenador e coordenadora das diversas equipes que constituem esta magnífica coordenação, no nome de Jorge Eymar e Vera (esposa) que, segundo me informaram, são os responsáveis da coordenação deste espetacular evento de Fé, neste ano! A você Jorge, a todas e todos os membros da coordenação: honras, júbilos e glórias...


Saúdo cada caminhante das cidades, do interior e de outra regiões. De forma particular, vocês que estão conosco desde as primeiras caminhadas, às pessoas que já coordenaram e(ou) ajudaram outras tantas e àquelas que ano passado e neste se juntaram como novos membros desta maravilhosa e esforçadíssima coordenação. Saúdo ainda quem não pode caminhar, porém ora, apoia ou permanece na vigília na Catedral da Conceição.


Antes de tudo, quero recordar e saudar com carinho a pessoa do Carlinhos Barros onde possa se encontrar. Se eu não estiver enganado, neste ano como acontece a mim, ele acompanhará de longe a caminhada... Ao Carlinhos atribuo grandes méritos na coordenação de tantas caminhadas e agradeço a Deus da sua bravíssima dedicação, coragem e empenho...


Tenho acompanhado com meu espírito de caminhante e sentimentos de fé, todo o desenrolar de preparação desta Caminhada que será com certeza a melhor de todos os tempos. Nem tenho dúvidas disso! Carrego todos vocês em meu coração, junto com orações e desejos para que tudo ocorra conforme a vontade de Deus e a proteção de Maria da Conceição, nossa mãe e grandiosa padroeira.


Posso imaginar o empenho de todos na preparação da Caminhada, juntamente a Dom Esmeraldo, a Equipe da Festa da Conceição 2008 e ao povo da paróquia de Mojuí dos Campos, para que tudo possa acontecer de forma simples, justa e harmoniosa. O cuidado, a cima de tudo, para que os mínimos detalhes: antes, durante e depois se realizem de forma impecável.
Parabenizo profundamente vocês pelos trabalhos e articulações feitas até agora. Os planos e propostas novas, seguramente facilitarão o melhor desenvolvimento, cadência e realização da atual Caminhada e as conquistas em relação às contas financeiras passadas darão leveza no caminhar. Congratulações a tantas instituições que ajudam na saúde, segurança e bem estar geral.



Tenho consciência de que esta peregrinação é um grande ato de fé e piedade cristã, como também espaço de oração encarnada, acesse cristã e penitência que ajudam, sem dúvidas, a obter a remissão de nossos pecados e nos impulsionam a render graças a Deus de tudo que conseguimos pela intercessão de Maria da Conceição.



Assim, não poderemos nos distanciar das origens desta caminhada em Mojuí. Ela nasceu de um sonho em 1995 para: ser uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição e agradecimento a Deus Pai pelo dom e serviço à vida; resgatar a religiosidade popular nas comunidades eclesiais; defender o direito dos agricultores e valorizar as famílias que trabalham no planalto santareno; requerer a conservação das estradas das colônias e de Mojui; convocar ações à defesa e preservação da natureza e produzir um espaço de sacrifício, oração e penitência à conversão pessoal e à transformação da sociedade. Hoje e sempre precisamos preservar estes princípios.



Vocês bem devem saber como eu dedicara todo o meu coração, meu vigor e meus esforços pastorais, eclesias, sociais e até físicos, por uma Caminhada. Isto ainda está fervendo no meu sangue e nas minhas veias de FÉ. No sangue e nas veias da Fé de todos vocês, acredito também que ferve este vigor cada vez renovado com espírito de discípulos(as) missionários(as) seguidores de Cristo. O caminhante é missionário, é discípulo na missão do anúncio da Boa Nova de Cristo.



Entra-se nesta caminhada, porque a nossa vida é um caminhar na busca da vivência plena do Reino de Deus. E quando se faz parte da coordenação e se caminha junto, sabemos que o caminhar é exigente e os pés no asfalto encontram “certas pedrinhas” que tendem a atrapalhar. Todavia, ao caminhar juntos vai se entregando e confiando a nossa vida e nossos problemas a Cristo, na certeza de que em sua Ressureição nós seremos vitoriosos. Bem sei que vocês e todos os caminhantes são vitoriosos e vitoriosas, pois fazem parte desta Família Caminhada de Fé.



Se faz parte desta família porque somos filhos(as) de Deus e de Maria Santíssima; porque somos criaturas batizadas com a água e o fogo do Espírito Santo; porque somos católicos(as) de Fé, de oração e de ação; somos cristãos(ãs) fiéis discípulos(as) missionários(as) Daquele que é o Caminho a Verdade e Vida e não queremos ficar fora do seu plano de salvação e libertação.
Fazemos parte da coordenação da caminhada porque acreditamos que “Maria, discípula missionária, a serviço da vida plena”, está sempre caminhando ao nosso lado e nos encorajando a superar todos e quaisquer obstáculos. Ela é o modelo de caminhante que exalta os humildes e despede os poderosos de mãos vazias (cf. Lc 1,21-23).



Somos membros da coordenação porque queremos servir a Deus por intermédio dos irmãos mais necessitados em todos os sentidos. E ainda, porque defendemos tais atos de religiosidade, do ponto de vista teológico, antropológico e bíblico, diante de quem ainda não entende ou não acredita neste sublime ato de Fé: Caminhar com Jesus e Maria.
Sei e também vocês bem sabem, que cada caminhada é “Uma Caminhada”. Cada ano merece o seu próprio e justo planejamento, arquetetura, empenho e estratégia. Sempre que há uma singolar caminhada acontecem graças e fatos incrivéis que somente a fé pode explicar... Entende quem caminha e na caminhada se envolve!



Neste ano Paulino, aqui em Roma, no túmulo de São Paulo, o grande caminhante com Cristo, faço orações e sacrifícios por todas as suas necessidades. Particularmente para que vocês renovem a própria Fé em Jesus Cristo e na Igreja comunhão mística, renunciem todo o pretexto do mal, denunciem o anti-reino e se comprometam com a evangelização e a formação missionárias com ações concretas numa pastoral de conjunto. Nunca esqueçam de sua comunidade de base!


Quando concluirem os 37 kilometros entre Mojuí e Santarém, sejam transformados em novos homens e mulheres, capazes de criar uma nova vivência na realidade familiar, comunitária e social com testemunhos e atitudes de: justiça e verdade, amor e paz, comunhão e diálogo, partilha e caridade e a cima de tudo na defesa de nossa mãe Amazônia com sua bio-diversidade e seus povos, que é a defesa de nossa própria vida. Confiando sobretudo, na graça e nas bençãos divinas.



Recordo a todos que, na noite e no dia da Caminhada, (29 e 30 novembro) estarei em Portugal, próximo ao coração de Nossa Senhora de Fátima para orar por vocês (Por Cristo), caminhar em espírito com vocês (Com Cristo) e permanecer profundamente sintonizado em vocês (Em Cristo). Assim, espero que eu possa viver mais de perto todas as emoções, conversões e experiências de Deus que acontecerão na 14a. CAMINHADA DE FÉ COM MARIA no contexto e ambiente de toda a FESTA DA CONCEIÇÃO.



Com alegria e entuasiamo sigo pressurosamente os meus estudos de Teologia e Ciências da Comunicação Social, na Universidade Gregoriana,
procurando comunicar e viver o Evangelho:
para que a Fé seja sempre viva e eficaz
e que a verdadeira comunicação construa
fortes laços de fraternidade e igualdade entre os povos.


Glorifico a Deus pela Coordenação da 14a. CAMINHADA 2008... Décima Quarta que abre caminho a Décima Quinta, onde celebraremos o Jubileu de Cristal. O meu abraço e carinho especial a vocês e a todas as pessoas que sempre acreditaram nesta intuição de fé mariológica.
Que a proteção bendita de Nossa Senhora da Conceição acompanhe todos com muita saúde e as bênçãos de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo permaneçam sobre vocês.


Uma FELIZ CAMINHADA. Fraternalmente...


Pe. Auricélio Paulino da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com