quarta-feira, fevereiro 24, 2010

RNA REALIZA CAPACITAÇÃO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA NO AMAZONAS



A gestora, da RNA - Rede de Notícias da Amazônia Joelma Viana da rádio Rural de Santarém e a secretária geral da Rede, Diana Moreno da Rádio Rio Mar de Manaus, estão no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Naquele município as duas estão ministrando uma oficina de rádio para funcionários e colaboradores da Rádio Novo Milênio, que é a mais nova sócia da RNA.


Desde segunda-feira (22), estão sendo repassadas noções de produção jornalística, programas diversos, entre outros.

O treinamento que encerra na sexta-feira (26) tem o objetivo de capacitar o grupo de funcionários que tem pouca experiência com o rádio. Além de ser um momento que está servindo como uma oportunidade para apresentar a de Notícias da Amazônia.

A capacitação está sendo ministrada nos horários da manhã e noite, com aulas teóricas e práticas. No horário da manhã 36 pessoas participam, já no horário da noite são 48 participantes.

De acordo com Joelma Viana o estudo está sendo uma experiência muito boa já que  os/as participantes estão empenhados e correspondendo as expectativas e anseios da Rede de Notícias. Ainda de acordo com Joelma, a ampliação da RNA  visa  propagar a voz dos povos amazônidas em defesa  da justiça, da cidadania e, com isso, zelar e preservar a Amazônia.


A Rádio FM Novo Milênio de São Gabriel da Cachoeira, foi fundada no ano 2000, mas ficou alguns meses fora do ar, foi reinaugurada no dia 25 de dezembro de 2009. O seu lema é : "A serviço da Vida e da Esperança", o que traduz seus princípios e orientação fundamental.

A Diocese de São Gabriel da Cachoeira está situada no extremo noroeste do Estado do Amazonas. É a segunda do Brasil em extensão territorial. Possui uma área de 291.000 quilômetros quadrados.

Caracteriza-se por ser a Diocese mais indígena do país: 95% da população é constituída por Povos Indígenas distribuídos em vinte e três diferentes etnias onde dezoito línguas são faladas.

A língua geral ou Nheengatu, introduzida pelos jesuítas, continua sendo a mais falada. Muitos índios, além da língua materna, falam também o português.

Nesta região, considerada a mais isolada do Brasil, não existe nenhuma rodovia. Toda a comunicação é feita através do Rio Negro e seus afluentes.

 
 
Foto: Site da Funai e Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com