quarta-feira, março 24, 2010

VEM AI A 1ª FEIRA CULTURAL DIGITAL DOS BAIRROS E COMUNIDADES AMAZÔNICAS

(Magnólio (PSA) - abertura do evento)


Regado a um delicioso café da manhã, foi realizado, na manhã de hoje,  o lançamento do Projeto Feira Cultura Digital  dos Bairros e Comunidades Amazônicas.

A cerimônia teve inicio por volta das 09:00, no Pontão de Cultural Digital Tapajós. O encontro reuniu a imprensa santarena e representantes comunitários.

O objetivo do evento foi  apresentar e divulgar a Feira Feira Cultura Digital dos Bairros e Comunidades Amazônicas, que será realizada no período de 07 a 09 de abril, no Centro de Formação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário ( antigo ASAT), no bairro do Santarezinho.

A iniciativa é do Pontão de Cultura Digital Tapajós fruto da parceria entre os projetos Puraquê e Saúde Alegria - PSA.

O projeto visa a integração, de forma inédita, de uma diversidade grande de iniciativas de inclusão e cultura digital, ações essas, que já vêm sendo realizadas na região. Ao mesmo tempo, a Feira vem permitir e possibilitar que as pessoas possam ter visibilidade a respeito dos conceitos e usos práticos proporcionados pela cultura digital na vida delas, como cidadãos e cidadãs dentro do meio onde vivem.

Cerca de 13 bairros da Grande Área do Santarenzinho e Maracanã estarão envolvidos nas atividades. Mas além de envolver essas comunidades o encontro contará com a participação de representantes de 10 Infocentros do Projeto Navaegapará  e os 07 Pontos de Cultura do Estado.

Mas não  é só isso, a ação vai contar com a participação de Laboratórios de Informática Educativa da Semed, 11 telecentros ribeirinhos da Rede Mocoronga do PSA e também, diversos pontos de cultura de outros estados da Amazônia.

A Feira vai atender a todas e todos. Portanto, terá atividades que atenderão a curiosidade e anseios do público que for  prestigiar. Por exemplo, à turma  interessada em aumentar seus conhecimentos, de forma prática, serão disponibilizadas diversas oficinas de capacitação, entre elas: Oficinas de teatro, Meio Ambiente, Metareciclagem, Áudio e Vídeo.

Para a criançada serão ofertados jogos eletrônicos, de tabuleiros e brincadeiras. Para quem gosta de uma boa leitura, a secretaria Municipal de Educação – SEMED vai estar presente, através do projeto Arte na Escola com o "Cantinho da Leitura". Haverá, também, Contação de Histórias – dramatizadas da Casa Brasil.

Uma outra atividade que os visitantes poderão ter acesso, durante os 03 dias de evento, é o Cyber Xibé que é um cyber metareciclado. Serão disponibilizados, ainda, comercialização e exposição de produtos de economia solidária.

Além de se capacitar, descobrir, conhecer, comprar, jogar e  brincar o público vai poder assistir diversos e variados filmes , no Cineclubismo, que é uma das atrações que vai funcionar como  entretenimento na Feira.

A população vai dispor  de Stands onde estarão acontecendo a prestação de serviços gratuitos como corte de cabelo e outros cuidados de beleza.

Nas noites do evento, serão realizados eventos culturais com apresentação de danças e musicais.

Além de todas essas atividades e opções serão instaladas no local, uma Produtora Comunitária de áudio e vídeo, onde irá funcionar uma Web Radio e uma Web Tv.

Duas outras atividades bem interessantes dentro da Feira será o Festival de Música e Show de Calouros. Portanto, se você tem talento e mora em Santarém, pode fazer sua inscrição na Casa Brasil até o dia 30 de março.

O detalhe maior para os participantes  do Festival de Música, na noite do dia 09,  é que os primeiros colocados  terão suas musicas gravadas em estúdio.

As as atividades que serão desenvolvidas dentro da Primeira Feira Cultural dos Bairros e Comunidades Amazônicas têm a intenção de mostrar como as tecnologias digitais podem ser úteis em diversos aspectos da vida do cidadão. O que vai favorecer o aprendizado e o compartilhamento de conhecimentos, buscando desmistificar o uso da tecnologia, para que ela possa ser entendida como uma ferramenta de promoção de mudanças sociais.

No último dia da Feira,  09 de abril, será lançad oficialmente a moeda Muiraquitã. Para finalizar, vale ressaltar aos inertanautas, será disponibilizado no local da Feira o sinal de Internet Livre, através do Projeto Navegapará.

Através dessa síntese do que será a 1ª Feira Cultura Digital dos Bairros e Comunidades Amazônicas é só aguardar a data e ir lá conferir esse projeto que promete se tornar um marco em Santarém e toda a Região Amazônica.

Não esqueça, o evento será nos dias 07,08 e 09 de abril!! Vamos divulgar!!!

Á turma que está a frente do ousado projeto deixo  meus votos de muito sucesso!!


Socorro Carvalho


CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:


Paulo Lima (Pontão Tapajós), Eu (Projeto Rádio pela Educação), Magnólio (PSA), Adriane Gama ( Coordenadora da Casa Brasil) e Jader Gama ( Projeto Puraquê)

Eu e Adriane


Tarcísio (Projeto Purquê) Martha ( Portal na Hora)

Paulo Lima (Pontão Tapajós) e a repórter da Tv Amazônia


Eu e Tarcísio


Equipe Tv Tapajós ( Márcio e Cia.)


Eu e Martha

Dupla do PSA

Fábio Pena - Produtor de Audiovisual (PSA)


Tibério - Sociólogo -( PSA)


Adriane e o representante das comunidades inseridas no Projeto

Turma do Pontão de Cultura

Cesar Sousa (Projeto Rádio pela Educação) junto com Paulo Lima, Magnólio, Adriane e Jarder

Turma da  Casa Brasil, comunitários e o aluno da Casa Brasil  Benjamin Serra


Adriane, Jader e Cia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com