quinta-feira, junho 17, 2010

PREFEITURA INICIA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO COM ENTREGA DE MEDALHAS

A programação oficial em comemoração aos 349 anos de Santarém, preparada pela prefeitura, inicia na próxima sexta-feira, 18 de junho, com a entrega da medalha Padre Felipe Bettendorf, às 9h, no plenário da Câmara Municipal. A Comenda máxima do Poder Executivo Municipal será ofertada a seis personalidades santarenas.

Francisco Gérson Gregório - é natural da cidade de Juruti. Exerce a profissão de Radialista e atualmente apresenta o programa “Alvorada Rural”, que vai ao ar de 2ª a sábado, das 04h às 06h, na Rádio Rural de Santarém.

Gizele Maria Pereira Marinho - tem 31 anos e há 12, é Irmã Missionária da Imaculada Conceição. Formada em pedagogia com habilitação em orientação educacional, Irmã Gizele é a atual diretora do Colégio Santa Clara.

 Devido sua grande experiência, a missionária também foi diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Quixadá, no estado do Ceará.

Foi professora de filosofia e sociologia do ensino médio, coordenadora do serviço de orientação religiosa, professora de ensino religioso do Colégio Santa Clara e da escola São José, no planalto santareno, e coordenadora da Animação Vocacional da Província – região norte.


Katsuo Yano - nascido no estado de Fukuoka, no Japão, onde viveu até o inicio dos anos 60. Um convite do então irmão mais velho, Atsushi Yano, já imigrado para o Brasil e fixado na cidade de Alenquer, trouxe Katsuo Yano e família para a região amazônica, no dia 28 de dezembro de 1961.

A convite de seu irmão mais novo, Yasuo Yano, hoje residente em Bauru-SP, foi trabalhar como motorista de caminhão durante o período de construção do prédio do atual Álvaro Adolfo da Silveira. Seis meses depois de terminaram a construção, os irmãos Katsuo e Yasuo Yano deram inicio a atividade de pequenos consertos de rádios em sua própria casa, na época situada na avenida Mendonça Furtado. Em 1985, compraram e começaram a construir a atual eletrônica K.Yano, dando início profissionalmente, aos serviços de consertos de rádio, televisor, máquina de escrever, fotográfica e instalação de equipamentos de som em carros. Katsuo Yano foi o pioneiro na criação da Associação Nipo Brasileira de Santarém, fundada em 21 de janeiro de 1973.


Geraldo de Mendonca Rocha - é natural de Santarém e atualmente, Procurador-Geral de Justiça. Em sua vida profissional, já exerceu o cargo de Adjunto de Promotor Público do interior, lotado em Acará.

Também atuou como Promotor de Justiça de 1ª entrância do Ministério Público, lotado no município de Peixe Boi; coordena o Centro de Apoio Operacional Criminal, do Ministério Público do Pará; foi Corregedor-Geral do Ministério Público, no biênio 2005/2006; foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2009/2011.


Antonio de Oliveira - nascido no dia 10 de maio de 1938, em Jauarituba, no rio Tapajós (atual reserva extrativista Tapajós-Arapiuns), é considerado pelos que o conhecem como “a história viva na luta em defesa das pequenas populações da região do baixo Tapajós”.

Desde os 7 anos de idade, recebeu de seus pais o apelido de ‘Mucura’, por ter cabelo ralo e teso, se assemelhando ao famoso marsupial da região amazônica. Em 1994, foi apresentador do programa Momento Sindical, com ampla audiência. Foi Delegado e Diretor Regional do STTR/Stm e em 1989 deixou seu cargo no sindicato e passou a trabalhar articuladamente com o GDA, CEAPAC e com o PT, partido ao qual se filiou em 1982, lançando-se candidato a vereador em 1988.


Hoje, Antonio de Oliveira faz parte da coordenação da Escola da Floresta, atuando como educador ambiental e responsável pelo cultivo de mandioca e outras culturas.



Alberto Tolentino Sotelo - brasileiro naturalizado, é médico especialista em saúde da família, medicina do trabalho, ginecologia e obstetrícia e saúde pública. Em 1990, recebeu o título de Cidadão de Santarém, pela Câmara Municipal.

É diretor da Clinica Santa Rosa de Lima, médico da saúde da família, da SEMSA, l médico da Comissão Técnica da Unimed - Oeste do Pará e médico conveniado de outros órgãos. Na área do Magistério, atuou como professor de Medicina Legal, na ULBRA e professor de Farmacologia, do curso de Enfermagem da FIT.

Atualmente é sócio representativo e ex-presidente do Rotary Clube de Santarém.


Fonte: PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com